Uma nova casa ou a mesma de sempre?

Quando fizemos a nossa preview a House Of Wolves  a nossa expectativa era que a nova expansão de Destiny desse uma nova vida ao jogo. Será que isso aconteceu?

Sim é a resposta mais rápida e directa, mas o tempo vai-nos dizer outra coisa.

Vamos por partes, comecemos com a nova história que acompanha esta expansão que nos coloca então no dever de retribuir o favor à Rainha do Reef, depois de nos ter dado a chave para o Black Garden na história principal. Basicamente teremos que caçar Skolas, o líder da House of Wolves que quer assimilar todas as outras casas para governar o “mundo”.

Prólogo oficial da Expansão II de Destiny: Casa dos Lobos [PT]

Nessa caçada acabaremos por defrontar os líderes das outras casas para evitar que Skolas o faça, colocando em risco todo o seu plano. Nessa aventura que passará por umas quantas missões e um ou outro Strike testámos um novo “pike”, voltámos a Vault of Glass, se bem que peca por breve e por fácil, delirámos com os feixes de lux que nos transportam ao bom velho estilo de Star Trek e ficámos extasiados com o saltar de plataformas que desaparecem e aparecem no nível final onde temos que deter Skolas. Mas no fim de tudo isso o que restou?

Destiny – House of Wolves

Bem acabámos por o fazer mais duas vezes com as nossas duas outras personagens, repetimos missões em Daily Events, em Weekly Strikes ou Nightafall’s e puff… passado uma semana (e estou a ser simpático), a expansão no seu modo história estava feito e arrumado, tal como aconteceu com Dark Below, mas desta vez sem Raid para tentar chegar ao novo level cap da expansão.

Resta-nos então observar os outros modos para saber se este House Of Wolves vale a pena ou não.

Vamos então a Prison of Elders (Poe) o novo modo cooperativo de 3 jogadores que substitui o Raid. Basicamente teremos 4 opções (para já), uma arena em nível 28 com matchmaking onde poderemos testar as nossas capacidades na arena com a finalidade de adquirir alguns materiais e a tão desejada Treasure Key, que abre o cofre final e dá a oportunidade de ganharmos armas da expansão alusivas à nossa Rainha; a arena de nível 32 que dará uma Armor Core para adquirirmos armadura do nível de light 42 e a arena a de nível 34 que nos dará uma Weapon Core para adquirirmos armamento da categoria “wolves” e a oportunidade de recebermos uma Etheric Light para ascedermos as nossas antigas armaduras e armamento. Por fim o nível 35, o mais duro de todos onde para além de tudo isto poderemos ganhar uma arma ou armadura exótica da expansão.

House of Wolves Reveal Teaser – Prison of Elders

O bom do POE é o facto de nos manter vivos numa constante correria a tentar fazer as bounty’s da Rainha para conseguir adquirir Treasure Keys e depois utilizarmos neste modo, mas também a dificuldade e a cooperação que exige na constante guerra que existe na arena durante as ondas de inimigos e as rondas. POE consiste em 3 ondas em cada uma das rondas, onde os modifiers vão nos dar uma ajuda ou dificultar a vida. Vamos estar constantemente a mudar de armas e armadura para cada desafio a criar tácticas e a juntarmo-nos a jogadores com apetências diferentes para cada desafio, e isso é motivante e desafiante. Várias vezes senti o coração a acelerar quando estávamos no Boss final quase sem ver nada à frente com tantos inimigos e ataques a serem desferidos, e depois ficar aos pulos quando pelo meio de tanto fogo inimigo lá conseguíamos dar cabo do Boss. De facto, POE é emocionante e isso deu uma nova vida a Destiny.

Muitos poderão dizer: “mas é preciso ter 2 amigos dispostos a entrar nesse modo?”, a nossa resposta é: nos Raids eram preciso 5 e não deixámos de os fazer. Os grupos do Facebook, o DestinyLFG Matchmaking ou até mesmo o The100 são locais que devem explorar para terem sempre companhia para fazer este modo, assim como os Raids.

O problema de Prison of Elders é que passados dois dias da expansão já existia uma quantidade absurda de pessoas no nível máximo de level cap da expansão. Sim, não devem ter vida, é verdade, mas é também verdade que pelas nossas contas para fazer chegar as 3 personagens ao nível 34 bastaria fazer o POE nove vezes em nível 34 para ganhar a Etheric Light e chegar ao nível máximo. Ainda mais fácil será ao longo das semanas tal acontecer visto que Variks, o Warden da PoE vai dando armadura para comprarmos por uma Armor Core já com nível de light a 42 para chegar a esse mesmo nível. Isto é, mais uma vez recorrendo da nossa calculadora, em mês e meio toda a comunidade deverá chegar ao nível 34 e terá pouco que fazer… Não falando na questão Trials of Osiris (ToO), onde mais rápido foi a vaga de gente a chegar a este mesmo nível com as novas armaduras que apenas saem neste modo multiplayer.

Trials of Osiris Reveal Archive

Mas já que falámos de Trials of Osiris, desbravemos um pouco este modo. Muito semelhante a Iron Banner, ToO conta com uma personagem que no Reef nos dará a passagem para esse modo, assim como recompensas, estamos a falar de Brother Vance, uma das personagens mais enigmáticas de todo o jogo.

Entrando no ToO, teremos que forçosamente arranjar mais dois amigos que queiram degladiar-se com outra equipa “humana” de três. Vence a partida quem vencer 5 rondas primeiro. Teremos que matar todos os elementos da outra equipa e assim que o façamos ganhamos a ronda. No entanto os nossos companheiros de equipa podem fazer-nos revive e nunca se esqueçam que “Warlocks never really die”. ToO decorre de sexta a terça-feira e durante esse período cada passagem dá direito a nove jogos. Se ganharmos 5 podemos abrir um cofre especial, mas se ganharmos 9 vezes sem perder ganharemos acesso à creme de la creme, a um novo espaço social em Mercúrio chamado “The Lighthouse”, local com uma história muito peculiar e com acesso a recompensas de outro mundo. No entanto a participação é sempre recompensada, sendo que quanto mais vitórias, melhor a recompensa. Fica aqui um vídeo do site planetdestiny.com para conhecerem este espaço.

Trials of Osiris é que poderá de facto ser o modo mais longínquo desta nova expansão, não pela quantidade de recompensas que oferecem (na primeira semana já havia pessoas com tudo), mas pelo divertimento que dá ao jogar e até de ver. Lembro-me que na antevisão da Bungie a este modo no seu canal do Twitch o público presente delirou e nós em casa também. Para além disso as armaduras de ToO são as mais bonitas e apeteciveis de todo o jogo.

House of Wolves tem ainda outros pormenores, a adição de um novo Hub, um novo espaço social com o nome de Vestian Outpost, onde podemos interagir com Petra a fiel aliada da nossa Rainha, Variks, o Warden da PoE, do ToO, o nosso Postmaster, um novo Cryptarch , Rahool e o nosso querido Vault, o nosso cofre que guarda os nossos bens mais preciosos. No meio disto tudo a Eris, a nossa mensageira e única sobrevivente da guerra contra Crota, está triste e sozinha no outro Hub.

Destiny – House of Wolves

A minha preocupação enquanto jogador, desde o tempo da Beta, é que esta expansão tem a luz ao fundo do túnel quase em cima dos olhos, isto é, não me vejo a ter muito interesse em jogar Destiny daqui a um mês, a não ser pelo Trials of Osiris. Porque jogar Vault of Glass só pelo cofre que dá a hipótese de ganhar uma arma exótica ou destruir Atheon pela mesma hipótese, assim como no Crota’s End, a esta altura do campeonato já não faz muito sentido.

Não sabendo o que a Bungie estará a preparar para o futuro, havendo ainda áreas por descobrir e desbloquear, havendo esta recompensa de chegar a um novo espaço muito parecido com um Hub em Mercúrio, House of Wolves parece curto, mas parece-me também que a Bungie com estes pequenos pormenores que referia, estará a pensar em dar mais coisas aos jogadores ao longo do tempo, pequenos bombons para os entreter até Novembro, ao que tudo indica, aprendendo com o erro de Dark Below, onde fora o Iron Banner andámos  à seca durante meses.

O Destino a RNGesus pertence…

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