Xbox One – Primeiras impressões e expectativas

Com o lançamento da Xbox One em Portugal à porta, decidimos destacar alguns pontos chave da nova consola da Microsoft, de forma a que os nossos leitores e gamers fiquem esclarecidos e informados sobre o que está a chegar.

O futuro da Microsoft e da Xbox passa pela One, e se na primeira vaga a luta tem sido ombro a ombro, na Europa e nomeadamente em Portugal a luta tem sido quase desleal. Estamos a falar de 9 meses de diferença entre a rival PlayStation 4 e a Xbox One que chega agora ao nosso país. Apesar disso, a pergunta que todos os gamers fazem é: Será que vai valer a pena? Bem nós não vamos responder por vocês, mas vamos dar-vos uma ajuda a chegar a essa resposta.

XboxOne_Console_SensorC_Print

Um dos pontos que nos parece diferenciar a Xbox One da concorrência é o conceito de media center. Com o HDMI Passtrough é possível ligar uma box de qualquer fornecedor de canais por cabo à consola, sendo que podemos controlar o que estamos a ver através do uso do Kinect, isto é através de comandos por voz ou dos sensores de movimento. Sim o factor “Minority Report”, como muitos lhe chamam. Para além disso com o Snap, que já foi introduzido no Windows 8, podemos ver televisão ao mesmo tempos que estamos a jogar ou até fazer uma chamada via Skype. Lembram-se do PiP quando surgiu nos vídeogravadores? É por aí… Ainda neste sentido de mediacenter, através da aplicação OneGuide vão poder comandar em todos os sentidos da palavra os serviços da vossa operadora de canais de televisão, isto é, vão poder gravar, recuar, pausar, avançar ou até procurar um programa na grelha televisiva quer seja pelo comando da consola ou mais uma vez através do Kinect.

Skype_Group Call_Movie Snapped

Já que falámos tanto da utilização do Kinect, destacar que este foi reconstruído do zero, no sentido de melhorar e de ser uma das apostas da nova consola da Microsoft. Com a nova resolução Full HD, o Kinect tem agora um ângulo de visão maior, permitindo um melhor funcionamento em salas pequenas e com a possibilidade de reconhecer até a um máximo de 6 pessoas. Dito isto a forma de detecção foi toda ela aprimorada, com muito mais precisão no reconhecimento facial e corporal, capaz até de reconhecer cada um dos nossos dedos, a nossa temperatura ou até o nosso batimento cardíaco. Talvez seja agora que o Kinect seja muito mais utilizado e muito mais pelos jogadores mais Hardcore. Certo é que tanto os menús como os comandos por voz do Kinect estarão em português de Portugal até ao final do ano.

XboxOne_Sensor1_Web

Por fim a personalidade que a consola tem e que quer dar ao seu utilizador. Desde logo o Kinect reconhece quem está a segurar o comando e com isso adapta-se perante o seu perfil criado, puxando a informação do perfil, pontuações, “achievements” e definições. Toda a informação que já tinham na vossa conta Xbox 360 será transportada para a One, a tua GamerTag vai-vos acompanhar assim como a conta da Xbox Live sem qualquer alteração no preço e a conta Gold que agora poderá ser partilhada pelos vários perfis mas apenas numa consola. De referir ainda que as funcionalidade online foram também elas ajustadas, com as actualizações que serão feitas todos os meses e com algumas das escolhas a serem feitas através da votação e em conformidade com a comunidade “Xboxiana”. É com essa mesma preocupação pela comunidade que foi incorporado o SmartMatch, funcionalidade que só permite jogarem online com alguém que esteja no mesmo nível do que vocês.

Home_US_1P

Quem tiver também equipamentos que sejam compatíveis com o Xbox Smartglass, tem agora ainda mais funcionalidades. Tal como já fomos habituados com a 360, agora na One para além do habitual ecrã extra, onde podemos ver por exemplo o mapa de jogo, ou controlar o interface da consola, será possível, num futuro update, também receber stream directo do que está a dar na Tv pelo HDMI Passtrough. Vamos poder continuar a jogar, sem interrupções ou perturbações no ecrã, quando alguém em casa quiser ver mais episodio da novela da noite.

Estas são para nós os principais detalhes que podemos destacar, ainda sem uma análise profunda sobre a máquina, mas se quiserem, juntem-se a nós no lançamento da Xbox One que acontece hoje na Fnac do Colombo já a partir das 17h00 com hipótese de experimentar a consola, os jogos e até de debater connosco estes e outros pormenores sobre a consola e sobre o mundo dos videojogos. Contamos convosco!

 

Published
Categories Antevisões
Views 49
Ir para a barra de ferramentas