A Nintendo Switch comemorou o seu 4 aniversário no passado dia 3 de Março, e não quisemos deixar passar a data sem trazer os 10 jogos que são imprescindíveis na vossa biblioteca de jogos da consola da Nintendo. É importante ressalvar que a ordem pela qual apresentamos os títulos tem a ver com a sua data de lançamento, não significando por isso que uns tenham mais qualidade do que os outros, já que todos eles são, na verdade, de altíssima qualidade, podendo apenas diferenciar-se pelo gosto concreto dos jogadores.

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild (3 de março de 2017) – Foi um jogo que chegou no dia de lançamento da consola, e que espantou todos os jogadores. Oferece um mundo aberto maravilhoso, com uma física incrível, cheio de vida e que não deixa ninguém indiferente. O combate é fantástico, e sejam fãs, ou não, da franquia The Legend of Zelda, este é um RPG de acção único, que trouxe para a indústria algo que não existia. Algo que abriu os horizontes a novas ideias, a mais criatividade e que ainda hoje (4 anos depois), continua a ser uma das maiores referências dos videojogos.

  • Mario Kart 8 Deluxe (28 de abril de 2017) – Esta é mais uma daquelas franquias da Nintendo que oferece diversão não só para um jogador, mas também para toda a família. Mario Kart é sobejamente conhecido pelo público em geral, onde Mario e companhia entram em competição de karts em diversos campeonatos cheios de pistas inspiradas em diversos cenários dos jogos de Mario, e não só. É o Mario Kart que oferece mais conteúdo até hoje lançado, com mais de 40 pilotos, diversos modos de jogo; a possibilidade de jogar até 4 jogadores locais, com um multiplayer online, e ainda diversos modos de jogo. É um dos jogos mais competitivos que vão encontrar na Nintendo Switch, mas também dos mais divertidos.

  • Super Mario Odyssey (27 de outubro de 2017) – É seguramente o melhor Super Mario feito até hoje, provavelmente não foi eleito o jogo do ano de 2017 apenas e só porque tinha um concorrente de peso chamado The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Consegue-nos trazer algo inimaginável num jogo de Mario, com muita aventura, diversão, vários locais que podemos explorar e surpresas sem parar. Oferece uma jogabilidade excelente, com uma qualidade gráfica magistral, e uma banda sonora magnífica. É um jogo que surpreende qualquer jogador.

  • Super Mario Party (5 de outubro de 2018) – Mais um jogo para toda a família, desde o mais pequeno até aos mais graúdos, sendo outra franquia de enorme sucesso da companhia nipónica. É mais um jogo de enorme qualidade, que consegue dar uso a toda a tecnologia dos Joy-Cons, promovendo momentos de enorme risada entre amigos e familiares. São cerca de 80 mini-jogos que os jogadores podem usufruir, alguns competitivos, outros cooperativos e ainda muitos outros modos de jogo. Um daqueles jogos que proporcionam excelentes serões.

  • Super Smash Bros. Ultimate (7 de dezembro de 2018) – É complicado descrever a sensação de jogar este incrível jogo, é um fighter que oferece uma jogabilidade diferente, complexa e simples ao mesmo tempo, mas, acima de tudo, proporciona muita diversão. Nesta versão do jogo para a Nintendo Switch existe também um modo história, e o maior número de sempre de lutadores da franquia. Consegue ser o jogo que reúne mais personagens dos mais diversos videojogos, como Mario, Ryu ou Ken de Street Fighter, Snake de Metal Gear Solid, Cloud de Final Fantasy, entre muitos outros.

  • Fire Emblem: Three Houses (26 de julho de 2019) – Uma das melhores histórias da franquia Fire Emblem, e que consegue agarrar o jogador durante horas a fio, tudo isso aliado a uma componente de combate táctica extremamente competente. Com inúmeras batalhas, muitas surpresas, bastante conteúdo extra, um excelente grafismo e cutscenes de uma qualidade acima da média, fazem deste Fire Emblem o melhor de sempre. Oferecendo ainda histórias diversificadas conforme as vossas escolhas no jogo, o que proporciona também diversos finais diferentes que certamente ninguém vai querer perder.

  • Luigi’s Mansion 3 (31 de outubro de 2019) – Neste jogo Luigi volta a meter Mario e companhia em trabalhos. Mais uma vez, a sua ingenuidade coloca-o como o caça fantasmas de forma a livrar-se a si e aos seus companheiros de um hotel assombrado. Novamente, uma história extremamente divertida, que oferece muita acção, momentos de riso, muitos puzzles e bosses para derrotarmos. Além da divertida história, os jogadores têm ainda opções multiplayer local e online com jogos cooperativos e competitivos, que fazem a delícia de qualquer um. Provavelmente o jogo menos consensual desta lista de 10, mas que tem uma qualidade inegável.

  • Animal Crossing: New Horizons (20 de março de 2020) – Este é um daqueles jogos que combina bem com a palavra liberdade. Um jogo em que o jogador é livre de fazer o que quiser, sem objectivos, sem pressão; e cada um faz tudo ao seu ritmo, transformando a sua ilha da maneira que bem entender, assim como criar as suas histórias, as suas amizades, e, além de tudo isso, está sempre a receber novas actualizações que proporcionam eventos especiais consoante a época do ano. Além disso, podem ainda convidar os vossos amigos a desfrutarem da vossa ilha com o modo multiplayer. É o jogo perfeito para quem gosta de jogar sem pressão e sem pressas. Um jogo altamente Zen, com horas de jogo sem fim.

  • Hyrule Warriors: Age of Calamity (20 de novembro de 2020) – Um dos mosou mais impressionantes que vão encontrar para a consola da Nintendo. Passa-se 100 anos antes de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, e oferece-nos uma história impressionante. Consegue ter diversas inovações em relação a este tipo de jogos, com um combate incrível onde iremos lutar com diversos personagens bem conhecidos dos fãs de Legend of Zelda e totalmente inspirados nos movimentos de Breath of the Wild. Tem um grafismo excelente, muita acção do início ao fim, e uma banda sonora que não deixa ninguém indiferente.

  • Super Mario 3D World & Bowser Fury (12 de fevereiro de 2021) – Um jogo bem conhecido dos jogadores da Wii U, mas que chega à Nintendo Switch com diversas alterações. Desde logo por ser um jogo 2 em 1, isto é, agora os jogadores também têm acesso ao novo jogo Bowser Fury; além de ter sido adicionada a opção de podermos jogar online até 4 jogadores em Super Mario 3D World, fazendo deste um dos jogos mais divertidos de Super Mario numa componente cooperativa. É o culminar perfeito do 35º aniversário de Super Mario Bros.

Existiam muitos outros jogos que também podiam estar nesta lista, como Splatoon 2, Xenoblade Chronicles 2, Yoshi’s Crafted World, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order, Ring Fit Adventure, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition, Paper Mario: The Origami King, Mario Kart Live: Home Circuit, Pikmin 3 Deluxe, entre muitos outros. Provavelmente jogos para um outro artigo, até lá podem ler as suas análises.