A Sony lançou o PSVR em Outubro de 2016 e prometeu revolucionar o mundo dos jogos em Realidade Virtual. Terá agarrado mais um nicho de mercado que adora este tipo de experiências e conquistado alguns mais céticos a este tipo de aventuras. Se são daqueles a quem o PSVR não vos faz dor de cabeça quando jogam, estes são 10 jogos obrigatórios. A ordem apresentada é a data de lançamento e não do melhor para o pior.

  • PlayStation VR Worlds (10 de outubro de 2016) O jogo que veio mostrar as potencialidades do PSVR com 5 experiências únicas. O VR Wolds são 5 mini-joogos num só e é o jogo que devem comprar assim que compram um PSVR. Isto porque vos vai dar uma maior amostra daquilo que se pode fazer em VR.  London Heist, VR Luge, Scavenger’s Odyssey, Ocean Descent e Danger Ball estão incluídos num pack que nos vai colocar em tiroteios ou em apuros, presos debaixo de água enquanto um tubarão nos tenta atacar. Um jogo para experimentar várias sensações.

  • Resident Evil 7: Biohazard (24 Janeiro de 2017) Tenham medo, tenham muito medo! Jogar Resident Evil pode ser um ato de coragem, mas quem o joga no PSVR deve ter direito a um prémio qualquer que deveria ser inventado. O medo é daquelas coisas que todos temos, uns mais que outros e é aqui que se pode perceber o porquê quando se virem presos a uma cadeira rodados por zombies prontos para vos pôr as mãos em cima. Gritem, mas mantenham a calma e não façam nenhum disparate ao PSVR.

  • Astro Boy Rescue Mission (2 de outubro de 2018) Astro já se vai tornando uma estrela na PlayStation e que normalmente aparece sempre que há algum componente novo para a consola da Sony. Se recentemente apareceu em Astro’s Playroom a mostrar todo o potencial do novo comando da PS5, o DualSense, a verdade é que em 2018 Astro veio mostrar todas as potencialidades do PSVR, num dos jogos mais divertidos de jogar em Realidade Virtual. Um jogo de plataformas e que pode ser jogado a dois, um no comando normal e outro com o PSVR.

  • Tetris Effect (9 de novembro de 2018) Sim, é Tetris, mas no fundo não é só isso. É um jogo que cria uma envolvência única e mágica entre o som, a imagem, claro, o Tetris! Não pensem que é só juntar os blocos e formar as linhas para dar pontos. Há cenários incríveis para explorar e com o PSVR esses ambientes são elevados a outro patamar nunca antes vividos. A música envolvente a cada peça colocada faz com que esta reinvenção de um jogo de Tetris seja uma experiência obrigatória para quem tem um PSVR.

  • Beat Saber (20 de novembro de 2018) Um jogo que nos faz abanar o capacete como nenhum outro. Beat Saber mistura Just Dance e Star Wars. Como? O jogo põe-nos a dançar como se estivéssemos numa grande discoteca com dois sabres luminosos na mão. O objetivo é simples, com os dois comandos move temos de cortar os cubos na direção correta para podermos ganhar pontos. Mexam-se bem, se não têm de começar de novo. É um autêntico vício do PSVR e dá para suar um bocado.

  • Blood & Truth (28 de maio de 2019) Este é para mim o melhor jogo do PSVR. Um autêntico filme connosco no papel principal repleto de reviravoltas bem ao estilo de Hollywood. Está muito bem balanceado entre situações de tiroteio, perseguições, furtividade e outros tipos de interatividade como subir escadas, trepar andaimes ou desativar bombas. Ter um PVR em casa e não jogar Blood & Truth pode dar direito a multa. Tratem disso!

  • Trover Saves The Universe (31 de maio de 2019) Parece mais uma série de animação bem divertida ao estilo de Rick And Morty, ou não fosse esta aventura desenhada por um dos seus co-criadores Justin Roiland que ainda dá voz a grande parte das personagens. Aproveitem para rir com piadas sem sentido e descontrair depois de um dia menos bom. Com a mente aberta e uma boa dose de loucura, o jogo está no ponto para ser servido no vosso PSVR.

  • Iron Man VR (3 de Julho de 2020) Não é todos os dias que podemos voar sem sair do chão na pele de um Super-Herói. Vestir o fato do Iron Man e estar na pele de Tony Stark é daquelas coisas que não se pode deixar passar em branco. A história é boa e as interpretações em português estão excelentes. Iron Man VR é diversão garantida numa das experiências mais espetaculares do PSVR.

  • Vader Immortal: A Star Wars VR Series (1 de setembro de 2020) É um pouco diferente daquilo a que estamos habituados num jogo porque a narrativa assume grande parte da aventura que se divide numa espécie de série de 3 episódios. Os fãs de Star Wars com um PSVR não devem deixar de experimentar o jogo e mesmo para quem não gosta muito pode por um dia estar dentro de um dos universos paralelos mais famosos da ficção.

  • Hitman 3 (20 de janeiro de 2021) Se a terceira parte de Hitman não é suficiente para vos agarrar podemos ter aqui um problema sério, principalmente depois de vos dizer que toda a trilogia do Agente 47 pode ser jogada em VR. Pode não uma novidade por aí além, mas fazer toda a aventura no PSVR vai trazer outra abordagem aos crimes que vamos ter de cometer sem deixar rasto. Ponham o PSVR na cabeça e vistam o vosso melhor fato. O Agente 47 está a caminho.

Além destes jogos, salientar que o PSVR ainda se adapta a muitos outros que não “vivem” da Realidade Virtual. Podem usar o aparelho para aproveitar uma imagem maior, jogar Gran Turismo, No Man Sky e muitos outros que adaptaram, em parte, os seus jogos para uma vertente mais VR.

Artigo anteriorSalão de Jogos na BTV – DXRACER Formula F11 e Destruction AllStars
Próximo artigoNovidades reveladas sobre Epic Chef
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.