Dragon’s Dogma 2 é um dos jogos do momento, e para é um RPG recheado de sistemas e mecânicas que, pela sua quantidade, podem assustar quem está a começar. No entanto, a descoberta é algo que também faz parte do seu encanto, e que acrescenta à fantástica experiência que a Capcom preparou para os jogadores.
Para ajudar, vamos aqui explicar algumas das coisas que facilitam imenso um começo com menos tropeções, para que a vossa aventura possa ser mais suave. Certas coisas que podem parecer de menor importância, com o tempo poderão ganhar uma relevância fundamental, portanto, não se preocupem, porque vamos chamar a vossa atenção para algumas.

 

Como ver o tempo in-game

O ciclo de dia e noite tem um papel fundamental em Dragon’s Dogma, não só no comportamento e no tipo de criaturas que vamos encontrando, mas também nas quests. Nesse sentido, é importante que possamos saber as dentro do próprio jogo.

Se à primeira vista pode passar algo despercebido, se olharem com atenção para a imagem de fundo do pause menu, verão que existe um sol, e a posição desse mesmo sol irá mudando conforme o horário, rodando contrariamente aos ponteiros do relógio. Assim, é fácil ficarmos com uma noção do tempo, e se estamos próximos do anoitecer.

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Evitem a praga dos pawns

Podem não ter de se preocupar com este fenómeno na fase inicial do jogo, e provavelmente, se estão agora a começar, desconhecem por completo que existe uma praga que pode afectar (e de que maneira) os vossos peões.

Esta praga poderá fazer com que os vossos pawns fiquem violentos, e comecem a atacar outros NPC’s, ou pior, que contagiem os outros peões da party. E como saber quais os pawns que estão infectados? É fácil, basta olhar para os olhos quando entramos no rift e estamos a escolher qual recrutar. Se os olhos estiverem vermelhos, quer dizer que têm a praga e deverão evitar ao máximo recruta-lo.

 

A comida podre tem utilidade

Alguma da comida que vamos apanhando ao longo da nossa aventura serve essencialmente para ser cozinhada e beneficiar o jogador com buffs bastante úteis. É um dos rituais quase imprescindíveis quando montamos um acampamento, e um algo que faz toda a diferença contra inimigos mais poderosos.

E como já devem ter reparado, quanto melhor o seu estado, maior o bónus que proporcionará. Porém, com o passar do tempo vão apodrecendo, caindo a sua qualidade drasticamente. Ainda assim, não é por isso que perdem a sua utilidade, porque caso não saibam, dá para combinar com outros materiais bastante comuns e criar outros itens. E entre esses, Lantern Oil, que pode ser criado a partir de carne, peixe e harspud podres.

Nota: Se não quiserem ter esse trabalho, podem deixar para o vosso pawn, se lhe atribuírem a especialização “Logistician”, e este automaticamente combinará o necessário para criar Lantern Oil, poções e comida de melhor qualidade.

 

Usar os pawns para chegar a locais inacessíveis

Em Dragon’s Dogma 2 iremos deparar-nos com diversas situações em que estamos a ver uma chest e não temos como lhes chegar. No entanto, muitas vezes a solução pode ser mais fácil do que parece, já que temos o pawn para nos ajudar (mais ou menos).

Sim, é possível pegar num dos pawns da nossa party (RT na Xbox Series e R2 na PlayStation 5) e atirá-los para onde está a chest (RB na Xbox Series e R1 na PlayStation 5). De imediato podem dar a ordem (D-Pad para cima) e ele abrirá a chest.

Também será particularmente útil para algumas portas que estiverem fechadas, porque se tiverem forma de o atirar para o outro lado, carregando depois no D-Pad para baixoele tentará voltar para perto de nós e abrirá a porta.

Nota: Adicionalmente, se tiverem um mage na party com a skillLevitate”, podem usar o comando “Go!” (D-Pad para cima) e ordenar que chegar a um local de difícil acesso.

 

Podemos ter a nossa própria casa

Tendo em conta como o descanso é uma peça central em toda a jogabilidade de Dragon’s Dogma 2, podem calcular como ao fim de um tempo se pode tornar dispendioso quando decidimos descansar numa Inn. Por isso mesmo, há uma quest secundária que se torna quase obrigatória fazer.

Eventualmente, enquanto andarem a passear pela cidade de Vernworth, uma NPC com o nome de Mildred irá abordar-vos e fazer um pedido. Parece que somos as pessoas mais confiáveis da cidade e Mildred quer que lhe guardemos a casa por 7 dias enquanto ela se ausentar.

No final desse tempo, Mildred voltará e vai perguntar-nos se queremos comprar a casa por 20.000G, e, visto que cada estadia num albergue custa 2.000G, é fácil fazer as contas do quanto poupamos no longo prazo. Não se preocupem, porque caso não tenham essa quantia no momento, podem sempre voltar e pagar posteriormente.

Nota: Existem mais duas casas disponíveis para comprar. Uma igualmente em Vermond, nos “Noble Quarters”, que custa 200.000G; e outra em Bakbattahl, com o preço de 30.000. Não são necessárias quaisquer quests, e basta explorar um pouco essas zonas e eventualmente serão abordados pelos respectivos NPC’s.

 

Não se esqueçam de onde apanharam o primeiro Seeker Token

Os Seeker Tokens são colectables que vamos encontrando e podemos depois trocar por itens bastante interessantes. Cada item pede um número específico de tokens, e temos 240 Seeker Tokens escondidos por todo o mapa.

Mas são importantes também por outro motivo, é porque a oeste de Vernworth podemos encontrar a caverna de Mountain Shrine, na qual habita uma criatura lendária com o nome de Sphinx. Esta criatura irá dar-nos enigmas para resolver em troca de recompensas, e um deles é que nos lembremos do local onde encontrámos o primeiro Seeker Token.

O pior deste pedido, é que temos 7 dias para irmos para essa localização, o que não nos dará muito tempo para tentar vários locais caso não tenhamos a certeza se é o certo. Portanto, se estão agora a começar, tomem nota do local, porque irão precisar mais à frente.

 

A relação entre as inclinações e as vocações dos pawns

É um aspecto ao qual não se dá grande importância, mas é um erro, porque faz toda a diferença em batalha, visto que as Inclinations não são apenas meros tipos de personalidades que escolhemos para o nosso main pawn.

São, na verdade, os estímulos que irão determinar o seu comportamento em combate, o que significa que será um factor fundamental para que eles desempenhem bem o seu trabalho. Logo, deverão ter atenção em escolher a inclinação certa para a vocation que decidirem para o vosso pawn.

Por exemplo, se quiserem que um pawn seja mais eficiente como healer (Mage), a sua inclinação deverá ser kindhearted, porque a sua principal preocupação será a de manter a party viva. No caso de um pawn que tenha a função de tank (Fighter), já depende se querem que tenha uma postura de liderança da party (straightforward), ou se nos dará uma atenção especial, ficando mais do nosso lado para nos proteger (kindhearted).

As melhores inclinações para as restantes vocações são:

Warrior – Straightforward

Sorcerer – Calm

Thief – Calm

Archer – Calm

Caso desejem alterar as Inclinations dos vossos pawns, podem fazê-lo na Grand Rifstone of Vermund, em Vernworth.

 

Os augments transitam de umas vocations

Uma das melhores coisas em Dragon’s Dogma 2 é que podemos mudar de Vocation quando bem entendermos. Ora, como é previsível, cada vez que mudamos de vocação, também mudam as habilidades. Contudo, os Augments (as skills passivas) mantém-se, abrindo uma janela de possibilidades.

Uma vez que podemos equipar 6 Augments, quanto mais subirmos a rank de diferentes vocations, mais teremos por onde escolher. Há muitos Augments disponíveis, e alguns dos que mais se destacam são o Endurance (Archer), que aumenta a stamina; o Mettle (Fighter), que aumenta a Physical Defense: a Apotropaism (Archer), que aumenta a Magick Defense; ou a Vitality (Warrior), que aumenta o HP.

São apenas umas de entre muitas, mas já ficam com uma ideia do que podem combinar para fazer a melhor build possível para cada vocação.

 

As gemas têm diferentes valores conforme as regiões

As gemas são uns dos muitos itens que vamos poder apanhar durante a nossa jornada em Dragon’s Dogma 2. E ao contrário de quase todos os outros, a sua utilidade está apenas em podermos vender por uma boa quantia de Gold.

Todavia, há uma coisa importante que deverão ter em conta, porque pode passar algo despercebido que o seu valor aumenta ou diminui conforme a região onde as vendem. É uma questão de lei de oferta e procura, por isso, não deixem de aproveitar ao máximo o preço que podem obter por elas.

Podem ser vendidas em qualquer vendor, sendo que em Vermond oferecem mais pelas Onyx; os Tiger Eyes têm um maior valor nas Elven Lands; e em Battahal é onde pagam melhor pelas Jasper. Assim, vão guardando as gemas para quando chegarem a esses locais, e fazerem Gold mais facilmente.

 

Obter melhores relações com os NPC’s

As relações que estabelecemos com alguns NPC’s é um dos aspectos mais especiais em Dragon’s Dogma 2. Não só com os pawns, mas com inúmeras outras personagens que vamos conhecendo pelo caminho.

Mas isso é mais importante do que parece, e é por isso mesmo que podemos melhorar essas relações tirando partido do sistema de gifts que existe no jogo. Durante as conversas que tivermos com os NPC’s, convém que reparem se existe a opção de “Give gift“, já que consoante a situação, poderá desbloquear novas interacções, diálogos, opções de romance, ou até presentes que deixarão à porta de vossa casa (se possuírem uma).

Mas há um truque, porque cada NPC tem as suas preferências, e se uns preferem flores, outros podem ser mais facilmente seduzidos com gemas, ou outros itens. Para saberem do que poderão gostar, basta irem ao Pause Menu, depois History e por fim NPC Logbook, e poderão ver os perfis de todos os NPC’s que já encontraram.

 

O tamanho importa

Quando estamos no Character Creator, a altura é uma das muitas opções que estarão disponíveis. Porém, não é apenas uma escolha estética, porque terá influência em muitos factores da jogabilidade, e que deverão ter em conta quando estão a criar tanto o vosso protagonista, como o pawn.

Uma estatura mais pequena facilitará a recuperação da stamina, enquanto que pernas mais longas proporcionarão a uma maior velocidade quando corremos. Também o tamanho dos braços, influenciará o alcance dos mesmos quando são vocations mais focadas no melee, além de que quanto maior o porte também mais peso poderá suportar, o que é particularmente útil para os pawns.  São pormenores que deverão considerar, porque até isso será importante para maximizar a build.