Hoje, a Xbox celebra 20 anos de existência, mas as celebrações acontecem de várias formas e feitios. De ténis a malas de viagem, passando ainda por um comando e uns headphones comemorativos, tudo serve de pretexto para festejar em comunidade.

Comecemos pela Festa de Aniversário da Xbox, se assim podemos chamar.

Acontece hoje, a partir das 18h00, hora de Portugal Continental (15h00, hora de Brasília), uma transmissão especial no canal da Xbox no YouTube, Twitch ou Facebook.

  • As legendas estarão disponíveis em alemão, francês, português do Brasil, espanhol latino-americano, japonês, chinês (simplificado), espanhol castelhano, italiano, coreano, polonês, russo, árabe, chinês (tradicional), tcheco, dinamarquês, holandês, finlandês, grego, hebraico, hindi, húngaro, malaio, norueguês, persa (farsi), português (EU), eslovaco, sueco, turco e vietnamita.
  • A forma mais fácil de encontrarem a vossa língua de preferência é assistindo à transmissão na página oficial de Xbox no YouTube em YouTube.com/Xbox, selecionar o ícone de “configurações” no canto inferior direito e escolher a língua desejada.
  • Também é possível assistir à transmissão em língua de sinais americana (ASL) e com audiodescrição (AD) em inglês no canal oficial de Xbox no YouTube.

O evento está envolto de secretismo portanto, não sabemos o que daí vai sair, mas promete ser um evento em que vai envolver a comunidade, com recordações, partilhas e provavelmente a presença de Phil Spencer.

No entanto, as comemorações estendem-se de várias outras formas e feitios, por exemplo, uma atualização dos emblemas de assinatura dos membros do Xbox Game Pass Ultimate e Xbox Live Gold. Nenhuma outra alteração foi feita nos emblemas de membro para além da arte, então o número será determinado da mesma forma que é hoje.

Para os fãs mais acérrimos há ainda um conjunto de temas e papéis de parede. Podem customizar o vosso perfil nas redes sociais, dashboard da Xbox, dispositivos e chamadas em vídeo com os panos de fundo da celebração deste aniversário da Xbox. Podem descarregar aqui.

Podem também partilhar as vosssa memórias favoritas dos últimos 20 anos, usando a #Xbox20 e a mecionar @Xbox no Twitter para participar da celebração.

Mas há muitas mais formas de celebrar os 20 anos da Xbox!

Comecemos pelos pés, sim, isso mesmo, pelos pés. Nesse sentido, e num regresso ao passado e a outra geração, a Adidas e a Xbox decidiram criar os Xbox Sneakers.

Têm muito bom aspecto, e como não podia deixar de ser, representam as cores da divisão Xbox, e mais particularmente da primeira consola que foi lançada com o Halo: Combat Evolved, em 2001. As linhas da Adidas e a escolha das cores deverão certamente tentar os fãs das duas marcas que dificilmente irão resistir.

Existem ainda os The Xbox 360 Forum Mid Original by adidas, que apenas estão disponíveis nos Estados Unidos da América e Canadá, que também invocam as cores tradicionais da Xbox, mas aqui em particular, a era da Xbox 360.

Dos pés para a cabeça, destacamos também os novos headphones da Xbox.

Os novos Auriculares Estéreo da Xbox – Edição Especial 20.º Aniversário são super especiais. Estes auriculares têm um acabamento em preto translúcido, com elementos prateados no interior, para que possam distinguir todos os seus detalhes. O auricular esquerdo está marcado com o logo do 20º aniversário na icónica cor verde que caracteriza a Xbox e no direito, o logo da Xbox. Desfrutem das grandes almofadas ultra suaves que proporcionam uma experiência mais confortável durante as longas sessões de reprodução com uma incrível qualidade de som e de chat, com um som espacial de alta qualidade do Windows Sonic, o Dolby Atmos e o DTS Headphone:X.

Os Auriculares Estéreo da Xbox – Edição Especial 20.º Aniversário saiem hoje para o mercado e estão disponíveis na Microsoft Store e nas lojas da especialidade.

E da cabeça para as mãos e para fazer pandam, temos ainda o Comando Sem Fios Xbox: Edição Especial 20.º Aniversário. Este apresenta um acabamento em preto translúcido, com elementos prateados no interior, para que possas apreciar todos os detalhes. O nostálgico botão verde leva-nos de volta ao primeiro logo da Xbox. A cor icónica também se encontra nas pegas posteriores e à volta do botão direcional híbrido. Para além disso, quando conectas este comando à tua Xbox Series X|S, poderás desbloquear um wallpaper dinâmico exclusivo do 20º aniversário.

O Comando Sem Fios Xbox: Edição Especial 20.º Aniversário também sai hoje para as lojas e está também disponível através da loja da Microsoft e das lojas habituais por por 64,99 €.

E por fim, para carregar as nossas memórias, a nossa consola e o nosso comando, nada melhor do que viajar em estilo com esta mala da Gucci. A Xbox e a Gucci juntaram forças para celebrarem dois marcos icónicos: o 20º Aniversário Xbox e o 100º Aniversário Gucci.

Num cruzamento entre inovação tecnológica e tradição, estamos entusiasmados por te revelar a primeira edição limitada, Gucci Xbox Bundle, disponível para compra a nível mundial, dia 17 de novembro.

Cada conjunto incluirá uma consola Xbox Series X personalizada gravada a laser com um padrão GG, dois Comandos Xbox sem fios em Carbon Black, com a faixa Web da Gucci em vermelho e azul e uma adesão ao Xbox Game Pass, complementada por uma mala rígida inspirada na bagagem de arquivo da Gucci. O preço é elevado, estamos a falar de 10 mil dólares, mas também só vão existir 100 no mercado. É para quem pode…

Também nós, aqui no Salão de Jogos, já nos juntámos a estas celebrações, com algumas memórias, como é o caso da nossa reportagem de lançamento da Xbox Series S|X, e ainda com um podcast dedicado aos 20 anos da Xbox no 4 Bits de Conversa. Juntem-se a nós e à Xbox nesta celebração do mundo dos videojogos.

Não se esqueçam de ler os nossos artigos relativos aos 10 jogos obrigatórios deste primeiro ano de Xbox Series S|X e também um olhar pelo passado, presente e futuro da marca.