A Epic Games anunciou a compra do Bandcamp. De forma algo surpreendente, a empresa que criou o Fortnite entra no mundo da música e através da plataforma que mais tem beneficiado os artistas que nela depositam a sua música.
No blogue do Bandcamp, o cofundador e presidente executivo, Ethan Diamond, afirmou que a plataforma “vai continuar a operar como um mercado autónomo e uma comunidade de música” que, desde a fundação há 14 anos, já canalizou quase mil milhões de dólares para artistas.
“Os produtos e serviços nos quais tu confias não vão a lado nenhum, vamos continuar a construir a Bandcamp em torno do nosso modelo ‘artistas-primeiro’ (no qual os artistas recebem cerca de 82% de cada venda), vais continuar a ter o mesmo controlo sobre como ofereces a tua música, as Sextas-Feiras de Bandcamp vão continuar e o [blogue] Daily vai continuar a destacar música diversa e espetacular”, escreveu Diamond, que garantiu que vai continuar a liderar a equipa.
Do lado da Epic, a empresa realçou que partilha “a missão de construir uma plataforma mais amigável para os artistas que permita aos criadores manter a maior parte do seu dinheiro arduamente arrecadado”.
A Epic comunicou ainda que irá contribuir com a sua visão e cultura do “ecossistema de mercado de criadores para conteúdos, tecnologia, jogos, arte e música”.