Os controladores de qualidade da Raven Software, formaram o primeiro grupo sindical na indústria dos videojogos, a Game Workers Alliance.
A subsidiária da Activision Blizzard, foi a votos no passado dia 23 de maio e entre todos os trabalhadores (22), 19 votaram a favor e 3 contra, fazendo com que fosse aprovada por maioria a constituição do grupo sindical.
Este resultado acaba com uma batalha legal que já durava há vários meses, depois da administração da Activision Blizzard ter despedido vários trabalhadores e também de estar envolta em acusações de alegado sexismo.
Os trabalhadores que se organizaram depois disso para tentar constituir um sindicato através da Communication Workers of America vêem assim por terminada esta luta de 6 meses ao conseguir estabelecer este grupo sindical com o reconhecimento do estúdio.
Happy union day! We won! pic.twitter.com/nzJ4A3J3RB
— Game Workers Alliance 💙#WeAreGWA (@WeAreGWA) May 23, 2022
Em baixo podem ler parte do comunicado:
“A nossa maior esperança é a de que o nosso sindicato sirva de inspiração para o crescente movimento de trabalhadores de estúdios de videojogos que se organizam em prol da criação de melhores jogos e da construção de melhores ambientes de trabalho, que reflitam os nossos valores e nos deixem cheios de força.”
Esperamos que este seja efectivamente um passo em frente na indústria dos videojogos no sentido de dar melhores condições de trabalho a todos aqueles que contribuem para esta indústria.