A EA Sports apresentou hoje as novidades do modo Ultimate Team para o FIFA 23. O chamado FUT23 tem algumas diferenças em relação às edições passadas, fiquem a saber quais resumidamente.
FUT Moments
Uma das novidades é o FUT Moments que promete trazer uma nova maneira de jogar FIFA Ultimate Team e ganhar recompensas. Este modo tem vários cenários divertidos e curtos com uma variedade de desafios para os jogadores. À medida que vamos fazendo os desafios, ganhamos FUT Stars, uma nova moeda que depois pode ser trocado por Itens e Pacotes na Moments Star Gallery.
Este modo conta várias histórias que podem ser eventos sazonais ou histórias reais que se tenham passado no mundo do futebol. No exemplo demonstrado hoje pode ver-se a carreira de Mbappé dividida por capítulos que vão desde os seus tempos no Mónaco até à glória no PSG.
Os jogadores terão de completar vários desafios para completar e ganhar as tais FUT Stars.
Química entre os jogadores
Uma das mudanças para esta edição do FIFA 23 é a maneira como a química entre os jogadores se comporta para depois isso se notar no campo. Esta nova maneira vai facilitar a nossa construção de plantel de forma a termos aqueles que mais gostamos.
Nesta edição foi removido por completo o impacto negativo nos Atributos causado pela pouca Química, a Química geral da equipa, levando os jogadores a focar-se apenas na química individual de cada um. Aquelas linhas verde, amarelo e vermelho dão lugar a uma nova pontuação que vai de 0 a 3 que cada jogador pode ganhar.
Existem três fatores principais que entram na determinação da pontuação de Química para cada Jogador no 11 inicial.
Posição Preferencial
Um Jogador só poderá ganhar Química e aumentar a sua pontuação acima de zero quando estiver a jogar na sua Posição Preferida. Esqueçam aqueles itens de colocar um avançado a defesa.
Limiares de Química
Um Jogador 11 inicial, na sua Posição Preferencial, adicionará um incremento aos seus Limiares de Química de Clube, País/Região e Liga.
- À medida que se adiciona Jogadores ao seu 11 Inicial que correspondem ao Clube, País/Região ou Liga de outros Jogadores no 11 Inicial, atingiremos Limites de Química que acionam a adição de Pontos de Química aos Jogadores associados.
- Dependendo de quantos Jogadores no 11 Inicial joguem no mesmo Clube, País/Região ou Liga, podemos ganhar até três Pontos de Química.
Bónus de Treinador
O Treinador contribuirá com um incremento de Química para todos os jogadores do 11 Inicial que compartilham o País/Região ou a Liga do Treinador. Isto não se aplica assim nos Icons que continuam a ter química máxima, afetando os restantes elementos do 11 inicial e não os próprios Icons.
Posições
As posições afetam a Química com o objetivo de torná-la mais autêntica e intuitiva. Se o jogador tiver fora da sua posição apresentará um ponto de exclamação amarelo no Painel de Química.
No entanto, os jogadores base têm uma Posição Preferencial e até três Posições Alternativas. Essas posições serão definidas para todos os Itens do Jogador Base quando o FUT 23 for lançado.
A posição preferida de Mbappé é ST, no entanto, ele também pode jogar na LW e a CF. O uso de um item Modificador de Posição permitirá alterar a Posição Preferencial de Mbappé para uma das Posições Alternativas listadas. Mbappé poderia então ser colocado nessa posição no 11 Inicial e agora ser capaz de ganhar Química.
Isso abre o potencial, com base no Jogador, para mudanças de posição em todo o campo, em vez de apenas verticalmente através da sua formação. As Posições Alternativas estão disponíveis para serem vistas em todos os Itens do Jogador como uma Visualização do Jogador ou na Biografia do Jogador. Imaginem João Cancelo em alguns jogos pode fazer de lateral direito e noutros de lateral esquerdo se mudarmos essa posição.
Cross-play
É outra das novidades aqui inseridas onde vamos poder defrontar outros jogadores de outras consolas. Também o mercado do FUT23 será único para todos, o que vai fazer com haja mais variação no valor dos jogadores aparentemente.
Vejam os jogos onde se pode, ou não ativar o matchmaking com outros jogadores de outras consolas:
- O Cross-play estará disponível em todos os modos 1v1, incluindo modos de convite como Play a Friend.
- O Cross-play não estará disponível nos modos Co-Op 2v2.
- O Cross-play funcionará em plataformas da mesma geração
- PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC e Google Stadia podem jogar um contra o outro
- PlayStation 4 e Xbox One podem jogar um contra o outro
- Podem optar por não jogar cross-play se quiserem jogar apenas contra a mesma plataforma, podem é levar mais tempo a encontrar adversários.
Em partidas 1v1 no FUT, poderemos jogar contra jogadores da mesma geração de plataformas em FUT Rivals, FUT Friendlies, FUT Champions, Play a Friend e FUT Online Draft, ajudando a entrar numa próxima partida com mais facilidade.
Tal como no Mercado de Transferências, também o Ranking dos jogadores estará todo inserido no mesmo com jogadores de diversas plataformas a fazerem parte das mesmas divisões.
Edição de Estádio
Mantendo a ideia já do ano passado, haverá mais opções para os jogadores este ano na maneira como editam o estádio havendo vários rodapés novos, cartazes, tarjas, entre muitas outras coisas.
FIFA World Cup
Não foi dito nada sobre o que virá aí, mas ficou no ar uma possível nova forma de competição na altura do Mundial do Catar. A ver vamos se é isso ou apenas cartas especiais.
Podem ver as novidades todas de forma mais detalhada aqui.