Developer: Ironhide Game Studio
Plataforma: PC e Mac
Data de Lançamento: 14 de julho 2022
Diretamente do ecrã do telemóvel para os nossos computadores caseiros ou portáteis passou o jogo Legends of Kingdom Rush, um RPG bastante tático de combate por turnos e, às vezes, em modo roguelike.
De carácter simples e bastante fácil de se perceber como se joga, é também apelativo pelas suas cores fortes e pela maneira como vai contando várias histórias em modo banda desenhada com os quadradinhos e as falas em balões a serem uma excelente forma de nos introduzir ao que vamos antes de cada nível.
A aventura passa-se na época medieval e está repleta de itens que nos remetem para essa altura. São vários os enredos que nos vão ser contados antes de cada mapa que se joga como se fosse um labirinto até chegarmos ao seu final que termina com uma luta com um boss.
Os mapas de Legends of Kingdom Rush têm vários caminhos possíveis pelos quais podemos seguir. Somos capazes de encontrar novos personagens que podemos recrutar para a nossa equipa, cair em emboscadas e acabar em batalhas complicadas e que poderiam ser evitadas.
Além disso, há uma espécie de dungeons & dragons em algumas áreas do mapa com escolhas que temos de fazer. As nossas decisões influenciam itens que podemos ganhar ou perder conforme os nossos personagens ativos naquele momento. Também depende da sorte dos dados que são lançados depois de cada decisão nossa, que ora nos ajuda, ora nos prejudica na hora de ganhar algumas recompensas.
As batalhas são muito divertidas e jogadas por turnos que exigem uma boa estratégia dependendo dos cenários que encontramos. É preciso ter em conta o espaço que estamos a ocupar, porque os personagens movem-se dentro de quadrados desenhados no chão e estão limitados a um certo número de passos que podem dar em cada ronda. A ordem de cada ataque é definida por uma cronologia que podemos ir vendo no cimo do ecrã.
As nossas estratégias dependem sobretudo do tipo de personagem que estamos a usar. Por exemplo, se estivermos com alguém com uma espada convém estar perto dos inimigos, mas se o personagem for mais hábil de ataques de arco, de longo alcance, o melhor é mesmo estar à distância certa para conseguir atingir os nossos alvos. Há também os mágicos que usam os seus truques a determinada distância que é preciso calcular.
Há ainda ambientes de batalha que incluem elementos externos que se tornam desafiantes e dão mais vida às lutas e que fazem com que elementos das duas equipas sejam atacados, por exemplo por flores venenosas. Os nossos inimigos são diversificados e assemelham-se a vários tipos de monstros que nos são familiares, mas que estão lá para nos dificultar a vida.
Os nossos personagens vão evoluindo à medida que vamos avançando na aventura, quer seja em combate ou com as tais escolhas que vamos fazendo. Ao todo existem 18 personagens de diversos tipos que vamos desbloqueando aos poucos e podemos usar.
Legends of Kingdom Rush mostra ainda o seu modo mais roguelike quando perdemos em determinada batalha e começamos o mapa desde o início. Pode ser frustrante em algumas situações, mas felizmente mantém-se o nosso inventário que tem recursos para curar os nossos personagens. O jogo não se esgota apenas no modo aventura e ainda tem um modo arena com desafios que podemos enfrentar e fixar uma pontuação que pode ser comparada com os nossos amigos ou num top mundial.
No geral, Legends of Kingdom Rush é bastante divertido para o tipo de jogo que é. Consegue ser acessível e desafiante ao mesmo tempo, o que é uma mais valia para quem quiser experimentar. Como é óbvio, não podem esperar uma obra prima de um jogo que nasceu para ser jogado num telemóvel, mas o port foi excelente e, quer seja em PC ou em Mac, serão capazes de passar uns bons momentos a passar o jogo.