Developer: HAL Laboratory
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 24 de fevereiro de 2023
Um dos mais adorados personagens de todas as franquias da Nintendo é certamente Kirby. E desde o seu primeiro jogo que o fascínio e apreço por este ser – que mais se parece com uma bolinha cor de rosa – é bastante grande entre os fãs da Nintendo. Aqueles que nunca tiveram oportunidade de o jogar os jogos da franquia muitas vezes pensam que é um jogo virado a 100% para crianças, o que não é o caso. Esta foi uma franquia que se foi adaptando ao longo dos tempos, sendo que no início era um jogo mais virado para as plataformas com Kirby a ter a sua habilidade de engolir os seus inimigos, mas depois foi se tornando uma franquia cada vez mais familiar, com a possibilidade de jogarem vários jogadores em simultâneo, cheio de mini-jogos, e até com Kirby a obter diversas habilidades conforme o inimigo que engolia.
Outro dos pontos fortes dos últimos jogos de Kirby é a enorme quantidade de conteúdo que os jogos costumam oferecer, já que além do modo história costumam ter vários modos, com muitos deles a serem desbloqueados conforme avançamos nos jogos. Prova disso é Kirby’s Return to Dream Land, que foi lançado em 2011 para a Nintendo Wii e que agora chega à Nintendo Switch com uma versão Deluxe, com novos conteúdos, e graficamente melhorado.
Para todos os que são fãs dos jogos de Kirby, diria que este é um daqueles imperdíveis, primeiro porque esta é uma adaptação muito bem conseguida para a Nintendo Switch, depois porque a adição de conteúdo torna o jogo verdadeiramente divertido, e com muitas horas de jogo. O jogo está dividido em dois blocos, aqueles que oferecem progressão, e o que oferece diversos mini-jogos, são eles o Modo Aventura e o Parque Magolândia, respectivamente.
Se nos aprofundarmos no Modo Aventura vamos ter diversos modos. O primeiro deles é o Modo História, onde uma nave espacial com aspecto de barco abre um portal para o planeta Pop, onde Kirby e os seus amigos residem. A nave pertence a Magolor, o viajante interdimensional que pede ajuda a Kirby para o ajudar a restaurar a sua nave. Para isso, Kirby terá de encontrar as 5 partes da nave, que estão perdidas em diversos locais do planeta. Isso irá abrir caminho a explorarmos diversos lugares diferentes, cada um pertencente a um nível, onde cada um deles terá várias fases, sendo a última delas uma batalha contra um Boss, que ao ser derrotado nos permite obter uma das peças necessárias para restaurar a nave de Magolor.
Como é fácil perceber, 5 partes equivalem a 5 missões com diversas fases, e ao serem concluídas com sucesso, a nave de Magolor ficará totalmente restaurada, e somos convidados a ir com o viajante até Halcandra, onde, mais uma vez, teremos de o ajudar a combater uma terrível ameaça para aquele local. Esta aventura, além de dar algumas reviravoltas, leva-nos a diversos locais, desde locais verdejantes e belos, a locais desérticos, mas também na neve e até locais com mar e sol. Já em Halcandra, tudo é bastante diferente, com níveis cheios de maquinaria e outros onde o cenário vulcânico chama a atenção de qualquer um. A ideia que devemos tirar daqui é que nunca vão sentir sensação de repetição, já que todos os níveis são bastante diferentes e até as próprias fases passadas nos mesmos biomas dos níveis conseguem sempre apresentar diferenças umas em relação às outras.
Para melhorar tudo isso, existem imensas habilidades que Kirby consegue obter, são 25 habilidades totalmente diferentes, em que cada uma tem vários tipos de poderes. Só dando uma ideia, temos habilidades de areia, gelo, fogo, espada, bombas, tornado, pedra, ouriço, entre muitas outras. A verdade é que cada uma delas oferece uma jogabilidade totalmente diferente, e o jogo oferece-vos a possibilidade de experimentar todas, até porque, existem determinados locais que só terão acesso caso estejam com uma habilidade especifica para conseguirem lá chegar. Existem ainda as Super Habilidades, que são poderes que podemos usar durante um tempo limitado, mas que como o nome indica, são altamente poderosas, conseguindo apenas com um golpe acabar com todos os inimigos que se encontram no cenário. Kirby tem essa parte mágica de nunca fartar o jogador, além disso, a dificuldade vai subindo gradualmente, e se os primeiros níveis são mesmo muito fáceis de ultrapassar, com o avançar da aventura, começamos a ter níveis bastante mais desafiantes.
Será ao finalizar o modo história que ainda dentro do Modo Aventura se abrirão novas possibilidades, ou seja, o Modo Arena, o Epílogo do Magolor e o Extra. Começando pelo primeiro, o Modo Arena, como acontece noutros jogos de Kirby, vamos ter a possibilidade de lutar contra diversos Bosses. Escolhemos um dos 25 poderes de Kirby, e partimos para a luta, ultrapassando um Boss atrás de outro, com uma quantidade limitada de comida que podemos ingerir para aumentar a nossa vida. Além disso, como os bosses aparecem por ordem aleatória, nunca existe aquela sensação de repetição, exceptuando os 3 últimos, onde a ordem é a mesma. Já o modo Extra, oferece-nos a possibilidade de jogar novamente o modo história, mas desta vez, com uma dificuldade superior. E também a começar os níveis apenas com metade da nossa barra de vida. É um modo ainda mais desafiante, para todos os que gostam de meter as suas skills à prova.
Uma das novidades do jogo é o Epílogo do Magolor, um novo modo história que se passa depois dos acontecimentos do modo história original, em que desta vez o protagonista é Magolor, que necessita de ajuda para recuperar os seus poderes e para mais uma vez voltar para casa. Mais uma vez, temos diversos níveis com diversas fases, algumas delas com Bosses, mas que conseguem oferecer algo bastante entusiasmantes, isto é, a possibilidade de melhorar diversas das nossas habilidades e poderes. Este sistema, além de fazer o jogador querer progredir no jogo para saber como a história acaba, também fará com que tenha aquela vontade de melhorar todos os poderes, seja a completar os níveis pela primeira vez, como a repeti-los para ir obtendo pontos para esse propósito.
Saltando para Parque Magolândia, outra das novidades do jogo, e onde iremos encontrar diversos mini-jogos. Esses mini-jogos não são novos no jogo, já que existiam e continuam a existir no modo história, mas têm de ser desbloqueados. Aqui começam logo desbloqueados inicialmente e são uma enorme adição ao jogo, principalmente se estiverem a jogar com familiares ou amigos, já que são mini-jogos até 4 jogadores, e isso oferece sempre um desafio e um divertimento incrível.
Ao todo vamos ter 10 mini-jogos, e todos eles completamente diferentes. Por exemplo, no Zap-Pega, teremos de disparar contra os nossos adversários até estes perderem toda a sua vida, já no Racha-Rocha, temos de dar um murro numa rocha com tanta força que o chão irá rachar, w quem conseguir chegar com mais profundidade irá ganhar o jogo. No Papa Ovo, por exemplo, teremos de comer a maior quantidade de ovos possíveis, tentando não comer nenhuma bomba. Isto são só três exemplos, tudo com jogos bastante rápidos, mas que são desafiantes quando jogados contra outros jogadores. Todos eles têm três níveis de dificuldade, para o jogador encontrar aquele que lhe for mais adequado.
Algo que a maioria dos jogos de Kirby têm, e Kirby’s Return to Dream Land Deluxe não difere, são os desbloqueáveis. Se já falámos de alguns modos de jogo desbloqueáveis, falta falar de itens desbloqueáveis. Um desses exemplos são as máscaras, que podemos colocar nos nossos personagens, e são imensas. E quando falo em imensas não é exagero, já que são mais de 80. Temos máscaras de diversos personagens que podemos colocar em Kirby e nos seus amigos, dando assim um ar ainda mais divertido ao personagem. Além disso, temos também itens que podem ser desbloqueados e que nos ajudam durante o modo história, como as bebidas para nos darem mais vida, o canhão que podemos usar, o balão bomba, entre outras coisas. A maneira de desbloquear esses itens é jogando todos os modos de jogos, quer os modos história, como também jogando os mini-jogos.
Como é fácil perceber, o que não falta são modos de jogo e maneiras diferentes dos jogadores se divertirem. Podem ainda acrescentar a isto todos os modos mencionados, quer os da história, como os mini-jogos e também a arena. Todos eles podem ser jogados até 4 jogadores localmente, cuja partilha de divertimento torna-o um jogo extremamente familiar e engraçado, quer para jogar com amigos, mas principalmente com as crianças. Esse é um dos pontos mais incríveis dos jogos de Kirby, visto que facilmente se coloca uma criança com um sorriso de orelha a orelha só de jogar e brincar com Kirby. E para aqueles que estão habituados a estar com crianças mais pequenas, sabem bem como gostam de partilhar a sua felicidade com a família. Por esse motivo, a possibilidade de jogar até 4 jogadores torna tudo mais maravilhoso.
A jogabilidade também ajuda a isso, já que tudo o que fazemos é fácil de dominar, quer o movimento das personagens, como todas as habilidades que não apresentam nenhuma complicação no seu uso. Depois não podemos colocar de parte a componente gráfica, sempre com muita cor, muitos brilhos, muitos efeitos, e cenários que chamam a atenção de qualquer pessoa. Além disso, não podemos deixar de dar uma palavra à equipa que fez a transformação da componente gráfica, já que relativamente ao jogo original a diferença é imensa, com tudo agora a ter um detalhe soberbo.
A componente sonora também é incrível, quer nas músicas, nos vários efeitos das habilidades, assim como no som envolvente do jogo. E para aqueles que gostam de conhecer as músicas todas do jogo, existe um local onde as podem ouvir, e são cerca de 200, muitas delas a terem de ser desbloqueadas.
Tal como crítico a Nintendo quando não coloca a língua portuguesa nos seus jogos – principalmente quando são jogos que as crianças gostam de jogar – também não posso deixar de enaltecer que o jogo tenha disponível o português do Brasil para quem o quiser escolher, e no caso dos mais pequenos é um alívio terem a possibilidade de o jogar sem quaisquer problemas.
Kirby’s Return to Dream Land Deluxe é um jogo descomplicado e divertido para toda a família. Oferece imenso conteúdo extra em relação ao jogo original, tornando esta versão para a Nintendo Switch num jogo indispensável para quem for fã de Kirby, mas também para quem tem crianças em casa. É uma verdadeira pérola, e um dos grandes jogos de Kirby que vão encontrar para a Nintendo Switch