Desde que foi anunciado, em 2021, The Day Before é um dos jogos que mais nos entusiasmou, mas, a verdade é que esse interesse e hype tem vindo a diminuir significativamente devido à falta de “carne” sobre o jogo. Pequenos teasers, gameplay’s muito curtos e sucintos e, muita, mas muita conversa sobre o jogo.

E foi precisamente mais uma grande conversa a que assistimos por parte da Fntastic a um site de videojogos, o WellPlayed, media australiano, que entrevistou os developers, e cujos os principais destaques trazemos aqui.

O jogo de sobrevivência MMO desenvolvido pela Fntastic e publicado pela Mytona tem levantado várias questões, desde o problema do nome, o adiamento forçado, ou a cultura de voluntariado.

Comecemos pelo nome. Eduard e Aisen Gotovtsev, da Fntastic disseram que “fomos os primeiros a começar a usar esse nome relacionado ao videogame. Este é um fato indiscutível. Enraizados em nossa crença na justiça, estamos otimistas em recuperar nosso nome por meio de procedimentos legais o mais rápido possível.” E como tal, o estúdio espera também poder recuperar a sua página na Steam.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Em termos de inspirações para The Day Before, os developers não tiveram qualquer receio em os nomear, “jogos como The Last of Us e The Division sem dúvida elevaram os padrões de qualidade dos jogos a níveis sem precedentes, e as suas equipas criativas merecem imensa admiração por isso, e vemo-los como nossos mentores e as suas conquistas como referências a serem alcançadas.”

A questão do voluntariado também foi abordada nesta entrevista. Algo que ainda continua a causar alguma estranheza, e que, na indústria em si, até tem sido vista como um aproveitamento por parte da Fntastic. São mais de 300 voluntários de 30 nacionalidades diferentes.

“Embora tenhamos funcionários voluntários remunerados, também temos voluntários externos não remunerados. Voluntários externos oferecem o seu tempo e habilidades voluntariamente sem remuneração, ligando-se apenas a atividades que realmente gostam. Propomos várias tarefas e convidamos voluntários interessados ​​a realizá-las”, disseram.

“Os nossos voluntários externos contribuíram significativamente para o nosso outro jogo Propnight, auxiliando no equilíbrio do jogo e nas traduções de texto. Embora haja menos tarefas para The Day Before, os voluntários contribuem ativamente para a criação de Easter Eggs. À medida que o lançamento do jogo se aproxima, o alcance e o volume das tarefas se expandem”, acrescentaram.

Olhemos então para o jogo em si. Nesta entrevista ao WellPlayed, deu conta de mais alguns pormenores sobre o ambiente do jogo, nomeadamente, New Fortune City, uma enorme cidade cheia de arranha-céus, sim, baseada em Nova Iorque, e Woodberry, o hub central do jogo e do jogador.

“Os jogadores vão ter a oportunidade de explorar New Fortune City, comprando casas e veículos e criando narrativas pessoais únicas ao longo do caminho. Apesar do nosso jogo se inclinar predominantemente para os confrontos jogador contra jogador, também incorporaremos missões centradas na restauração da sociedade. Em The Day Before, o destino da humanidade realmente está em suas mãos.”

Já sobre Wooberrry será “uma zona segura onde os jogadores podem interagir, formar alianças, negociar e realizar missões destinadas à restauração social. Algo que ainda não tínhamos revelado é a opção dos jogadores procurarem emprego em Woodberry. Estes trabalhos no jogo abrangem várias profissões – desde o trabalho manual como carregador até a demonstração de talento artístico como músico. Para além disso, os jogadores vão poder relaxar numa sauna interagindo com outros jogadores, ir até um bar e ficar na conversa ou ir ao ginásio para se exercitarem.  Estes recursos aumentam a profundidade do nosso mundo de jogo, reforçando a sensação de uma comunidade viva e vibrante, mesmo num cenário pós-apocalíptico.”

Como pudemos perceber pela declarações de Eduard e Aisen Gotovtsev, a Fntastic está a prometer muito para um jogo que sai já no próximo dia 10 de Novembro deste ano. No entanto, não se ficam por aqui, porque afirmaram ainda que o jogo vai ter uma componente muito GTA Online. “Uma característica fundamental do nosso jogo será a possibilidade de os jogadores comprarem as suas próprias casas no jogo. Essas propriedades podem ser totalmente personalizadas, mobiliadas para refletir os gostos do proprietário e servir como um ponto de encontro para amigos dentro do jogo. É importante ressaltar que essas casas oferecerão uma pausa do caos circundante; são projetados para serem refúgios seguros, imunes aos ataques dos jogadores.”

Quanto aos inimigos que vamos encontrar no jogo, tendo em conta que os zombies e os infectados vão ser grande parte deles, a Fntastic quis ser mais reservada quanto ao assunto. “Dentro dos limites do realismo, projetamos vários tipos de infectados para aumentar a complexidade e a emoção do jogo.”

Os infectados, os zombies não vão ser os únicos com os quais o jogador vai ter que se preocupar, a Iniciativa Azure será a megacoporação que se infiltrou no meio de vida da população e que a vai sugando lentamente. “Com isso, pretendemos ilustrar o perigo potencial do poder corporativo não controlado. A ascensão dessas megacorporações dominantes pode representar uma ameaça significativa às vidas individuais e à estabilidade social, potencialmente até mesmo precipitando grandes desastres. A Azure Initiative serve como um símbolo narrativo desses riscos substanciais no universo do nosso jogo.”

Por fim, sobre o lançamento de The Day Before, a Fntastic dá mais um passo atrás, para tentar dar dois para a frente, isto é, confirmaram que o jogo sai dia 10 de Novembro deste ano, mas apenas para o PC. Após o lançamento prometeram um roadmap de novos recursos e novos conteúdos, mas as versões para consola vão ter de esperar mais um bocado, reservando a data para depois do lançamento em PC.

Artigo anteriorGameplay Wizard With a Gun
Próximo artigoAnálise: Diablo IV
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.