Developer: BEHEMUTT
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 21 de Junho de 2023
Imaginem um jogo de simulação, onde também tens todo um arquipélago para explorar, ah mas ao mesmo tempo também tens que construir tudo do zero e aos poucos e poucos ir evoluindo a tua base, sim, a tua base, porque caíste desamparado numa ilha deserta onde tens que recomeçar tudo novo e descobrir os teus colegas foram cair e ao mesmo tempo explorar todos os recursos que as ilhas têm para oferecer… e ao mesmo tempo poderás ter alguns animais e alguns monstros para enfrentar. Caos, certo? Mas não podia ser um melhor tipo de caos.
Nova Lands é um simulador 2D com foco na construção de uma base, na exploração de recursos e gerência de ilhas. A nossa personagem aterra num novo planeta por explorar e perde o fio aos seus companheiros. Sozinho num novo planeta e numa ilha desconhecida cabe-nos a nós começar a explorar o ambiente à nossa volta e a tirar o melhor uso dele. Vamos construir a nossa nova base de acordo com os recursos que vamos encontrando, e à medida que vamos progredindo no jogo novas ilhas serão descobertas, novos recursos aparecerão para serem explorados, e cada vez mais avançada ficará a tecnologia disponível.

E que recursos são esses? Numa fase inicial temos pedras, paus, frutas, e à medida que o jogo se vai abrindo mais recursos virão. Cada uma das ilhas que se abrirem vão trazer todo um novo bioma para explorar com toda uma quantidade de novos recursos, animais e desafios. Sem dúvida que o melhor do jogo é aprender a usar os recursos para desenvolver itens novos. E se isto parece tudo demasiado confuso não se preocupem, porque poderão criar o que se chamam de Bots para vos ajudar nas vossas tarefas na ilha e libertar-vos a vida para se dedicarem a exploração dos biomas,
Estes Bots vão ser o link principal para a criação de uma cadeira de trabalho funcional que permitirá tirar melhor partido de todos os recursos e fábricas de produção. Orientá-los de maneira estratégica e eficaz dará uma rentabilidade extraordinária aos recursos.

Toda a tecnologia que nos é disponível no início pode ser melhorada, aliás, é possível fazer upgrade a quase tudo neste jogo. Por vezes senti que não conseguia progredir mais no jogo, e quando fui a ver ou era porque ainda não tinha a máquina certa ou porque ainda não estava a produzir o artigo necessário para essa progressão. Este jogo traz uma sensação de descoberta e evolução constante e é maravilhoso por isso.

Por outro lado, para além do desenvolvimento da base, também iremos fazer novos amigos e criar uma comunidade com pessoas que vamos encontrando. Por isso, à medida que desbloqueamos novas ilhas, vamos descobrindo novos colegas que trarão novos elementos consigo e nos abrirão portas para outro tipo de progressões, como o aumento da mochila e o upgrade de armas.
E sim, disse armas, porque vamos precisar delas para enfrentar animais selvagens e alguns monstros. No entanto, o combate em si é bastante simples, e consiste simplesmente em disparar a arma e fugir dos ataques dos animais.

Temos também um bocado de farming neste jogo e de criação de animais, no entanto é uma parte muito leve. Posso também dizer que a certo ponto do jogo desbloqueamos um museu onde vamos fazer um inventário de tudo o que encontramos nas ilhas.
Tudo o que fazemos neste jogo permite-nos aumentar o nosso nível e desbloquear skills que nos vão facilitar a nossa vida no jogo aos poucos e pouco, como por exemplo as máquinas trabalharem mais rápido, ou conseguirmos recolher uma maior quantidade de recursos ao mesmo tempo.

Falando agora da customização da personagem, no início temos só algumas skins por onde escolher, não são efetivamente muitas, mas assim que o jogo abrir conseguiremos ter acesso a mais opções bastante variadas entre si. No entanto, óbvio que perde um bocadinho por não nos permitir customizar a nossa personagem como estamos habituados. E apesar de ao início ter ficado um bocado apreensiva com isso, demorou pouco até esse pormenor se ter tornado insignificante.

A nível sonoro eu gostei imenso da banda sonora do jogo ajuda a incumbir ainda mais o sentimento de aventura. é uma melodia simples e adequada a temática do jogo e não está em demasia, ajudando a evidenciar os sons de acção de tudo o que está a acontecer à nossa volta. Caso para dizer que a parte sonora está simples e eficaz.
Peço só para terem atenção e gravarem o jogo de vez em quando. Verdade que o jogo tem um sistema de gravação automática, mas a certo ponto do jogo vai haver muita coisa a acontecer e poderá haver a casual quebra do jogo e convém terem gravado o progresso caso tenham feito algum desenvolvimento importante no jogo. Porque sim, há gravação automática, mas não é constante, de tanto em tanto tempo vão ver as palavras “saving…” no entanto isto pode não acontecer quando precisam, Basicamente aconteceu-me ter que voltar um bocado atrás no jogo depois de finalmente ter feito uma descoberta importante.
Em suma, Nova Lands é uma surpresa maravilhosa para quem gosta de jogos de simulação e de management. Descrito como sendo um mix entre Factorio, Forager e Satisfactory, este jogo tem mesmo o melhor dos três mundos. Gráficos bem agradáveis, uma jogabilidade maravilhosa e um ambiente super envolvente juntando-se a um constante sentimento de achievement. Para alguém que adora simuladores e farming sims e tudo dentro desse espectro posso confirmar que é um jogo deveras viciante.




