Developer: Chibig
Data de Lançamento: 28 de julho de 2023
Plataforma: Nintendo Switch
Num dia quente de verão como os que se têm sentido, há sempre dois tipos de jogos que nunca falham em ajudar a passar o dia, um deles é farming sims, outro é plataformas. E, assim, arrisco a dizer que este jogo saiu na altura perfeita para poder ser bem aproveitado. Não há nada mais relaxante do que um jogo de plataformas onde tudo o que temos que fazer é colecionar objetos.
Para quem experienciou o jogo “Summer in Mara” poderá sentir alguma familiaridade com este novo jogo, e com justa causa, visto termos a mesma personagem principal é o mesmo background, apenas um tipo diferente de jogo.
Em Koa and the Five Pirates of Mara temos um jogo de aventura e plataformas que explora as ilhas de Mara numa maneira diferente do primeiro jogo. Aqui, Koa e o seu companheiro Napopo vão atrás de 5 piratas que causaram estragos em Mara. Pode ver-se que a história, em si, não é nada de extraordinária, mas mesmo assim dá-nos algo pelo qual jogar.
O modo de jogo em si é um misto de aventura e exploração. Muito honestamente, assim que comecei a jogar senti-me como se estivesse de volta ao jogo do Mario 3D. Atrever-me-ia a recomendar este jogo a todas as pessoas que tenham passado por essa experiência e que tenham andado à procura de mais jogos de plataforma dentro desse estilo.
Então e em que consiste este jogo mesmo? Muito simples, explorar ilhas e colecionar objetos, moedas e até mesmo tesouros, atravessar plataformas e resolver alguns pequenos desafios.
Apesar de não haver inimigos propriamente ditos, cada nível do jogo tem 3 itens muito bem escondidos para nós encontrarmos. O objetivo de cada nível é ultrapassar todos os desafios apresentados e chegar ao fim do mesmo. Ao encontrarmos os 3 itens escondidos poderemos desbloquear outfits para as personagens, melhorias para o barco e melhorias para a própria cidade principal. Como se pode ver, é uma premissa bastante simples.
O mapa de jogo não é muito grande e vai-se desvendando à medida que os “bosses” vão sendo derrotados. Temos sempre uma ilha principal com outras pequenas ilhas à volta que têm que ser exploradas para conseguirmos chegar ao boss. Para navegar de ilha em ilha usamos o nosso pequeno barco e ainda podemos colecionar mais artigos no meio do oceano.
Ao longo do jogo vamos encontrando velhas personagens do primeiro jogo, “Summer in Mara”, o que pode tornar-se muito nostálgico para quem experienciou esse jogo. É possível interagir com todas essas personagens, no entanto, se não há essa ligação prévia ao primeiro jogo, estas interações não fazem muito sentido nem irão trazer nada de valor ao jogo.
Quanto aos “bosses” que aparecem neste jogo são as únicas experiências de combate, e estão muito bem enquadrados, visto que, apesar de não serem muito difíceis, são muito divertidos.
Koa and the Five Pirates of Mara tem uma arte lindíssima. Com um desenho de personagens ligeiramente chibi e que sem dúvida agradará a tudo o que é criançada (e que eu gosto bastante) e com ambientes de jogo extremamente coloridos e agradáveis. O mundo em si não é extremamente cheio, mas não acho que isso seja algo negativo, afinal de contas é um jogo mais direcionado para crianças e pensando dessa maneira está extremamente bem enquadrado.
Koa and the Five Pirates of Mara é um jogo que flui bastante bem, não senti nenhuma quebra e os comandos funcionam muito bem. No entanto, sinto que para nós adultos, a personagem anda demasiado devagar. Óbvio que temos sempre a opção de carregar Y e correr, mas isto implica que passei o jogo todo a carregar essa tecla, o que seria escusado caso houvesse maneira de tornar isso automático.
Também achei os efeitos sonoros e música do jogo bastante simples e adequados ao que está a ser apresentado, e ajudam, definitivamente, a introduzir a vibe típica dos jogos de plataforma.
Em suma, este é um jogo de plataformas que pode ser experienciado por todas as pessoas. Está perfeitamente adequado a crianças mas também mantém um charme retro e simples que atrai muitos graúdos. Eu adorei o jogo, foi mesmo perfeito para estes dias de mais calor onde uma pessoa mal consegue pensar sequer.
Os ambientes vibrantes, as personagens adoráveis e a simplicidade de gameplay são realmente relaxantes o que tornam este jogo perfeito, também, para o fim de um dia de trabalho intenso, quem sabe.
No entanto, se és alguém que gosta de jogos mais complexos e com mais profundidade, então, muito provavelmente este jogo não é para ti e talvez seja melhor esperar pelos novos jogos do Mario.