Numa mensagem publicada no X (antigo Twitter), a Naughty Dog anunciou que está a cancelar todos os seus planos de lançar The Last of Us Online. Segundo a companhia, a decisão não foi fácil de tomar. sente muito em decepcionar quem se tornou um fã do modo Factions do primeiro capítulo da série.
An Update on The Last of Us Online: https://t.co/nMUm7TmH9h pic.twitter.com/fmuXCLzDMB
— Naughty Dog (@Naughty_Dog) December 14, 2023
A empresa explica que o projeto iniciou a sua pré-produção na época em que The Last of Us Part II ainda estava em desenvolvimento. “Conforme a equipa multiplayer iterou no seu conceito de The Last of Us Online durante esse período, a sua visão cristalizou-se, o gameplay tornou-se mais refinado e satisfatório e estávamos animados sobre a direção que seguíamos”.
No entanto, assim que a produção do jogo ganhou fôlego, a Naughty Dog percebeu o quanto esforço e tempo este jogo iria exigir. Segundo a companhia, teria que dedicar todos os seus recursos e talentos para conseguir dar suporte ao título no modelo de game as a service. E decidiu que isso não era algo que queria fazer.
“Tínhamos dois caminhos: ou passávamos a ser um estúdio de live service ou continuar a focarmo-nos em narrativas single player que definiram o legado da Naughty Dog”, explicou a developer. No entanto, afirma ter bastante orgulho do trabalho que fez em The Last of Us Online, deixando claro que não foi em vão.
“s aprendizagens e investimentos em tecnologia deste jogo vão ser utilizados para desenvolvemos os nossos futuros projetos e vai ser inestimável na direção que estamos a tomar como estúdio”. A mensagem também reforça que a desveloper já está a trabalhar na sua nova experiência single player focada na narrativa.
O próximo lançamento da companhia acontecerá no começo de 2024, quando a versão remasterizada do segundo jogo da franquia vai chegar à PlayStation 5.