Depois da grande novidade sobre a parceria com a Premier League, anunciada o mês passado, Football Manager 25 revelou mais dos seus planos, não só para a edição que aí vem, como para os próximos 20 anos da franquia. Um campeonato do Mundo anunciado pela FIFA, uma nova interface ou um Podcast são algumas das novidades para os jogadores que costumam jogar FM todos os anos.
Através do blog oficial do jogo, que serve para manter os jogadores a par de tudo o que a equipa de desenvolvimento pretende implementar, soubemos as mais recentes mudanças que vão acontecer no jogo de gestão de desportiva.
Um dos pontos que fala o texto é sobre a chegada de futebol feminino ao FM que já tínhamos falado aqui em 2021, na altura ainda a ser integrado. Neste ano, já estão garantidas várias licenças para FM 25, e continuam a trabalhar para conseguir mais. Nos próximos meses saberemos quais as ligas que serão jogáveis, mas uma coisa já é certa, nós, como treinadores poderemos andar a mudar de equipas masculinas para femininas e vice-versa.
Campeonato do Mundo de FM
É verdade, já devem ter lido por aí que a FIFA vai organizar um Mundial de FM para os jogadores e é mesmo verdade. Os eSports chegam à franquia graças à FIFAe, a divisão de e-sports da FIFA, que o convida à participação do FIFAe World Cup of Football Manager que acontece em Liverpool, de 29 de agosto a 1o de setembro de 2024. Vai ser o usado o Football Manager 2024, no qual 24 jogadores disputarão o torneio representando a sua nação. Está em jogo um troféu de campeão do Mundo e ainda um prémio de US$ 100.000. Esta primeira edição funcionará quase como um teste para explorar como se pode vir a realizar em conjunto novos formatos de e-sports.
O que desaparece em FM 25?
A edição deste ano de FM 25 vai cortar com algumas mecânicas do passado, nomeadamente os Touchline Shouts, as chamadas indicações que devamos de incentivo ou a pedir mais aos jogadores, uma vez que a sua implementação nunca foi a desejada. A barra de redes sociais também desaparece da nossa vista, dando mais espaço para outras informações, por exemplo o Data Hub, introduzido há uns anos.
Os modos Criar um Clube, e Versus também desaparecem, devido à fraca adesão dos jogadores. O Modo Desafio também terá de ser remodelado e por isso não faz parte deste FM 25, ficando a promessa de regresso, com novas mecânicas daqui a dois ou três anos. Da mesma forma o modo Fantasy Draft, não estará disponível no lançamento, mas é possível que chegue numa atualização posteriormente, maior e melhor implementado, talvez com integração também nos eSports.
Novo motor e Interface
O jogo vai utilizar o Unity, o que abrirá novos horizontes para a franquia. Isto permite que o jogo tenha uma maior fidelidade gráfica aprimorada e processos de desenvolvimento mais eficientes. No futuro e com mais experiência, isso levará a uma criação e implementação mais rápidas de recursos de jogos e alguns ajustes. Este FM 25 é o ponto de partida para os próximos 20 anos do estúdio.
Com a nova interface do usuário, podemos também ler no texto que foi construído um design poderoso e bases técnicas que podem ser facilmente dimensionadas e melhoradas no futuro. Isso significa que qualquer adição futura fortalecerá a experiência do usuário sem comprometer a consistência na interface do usuário.
Com vários desafios pela frente, a equipa de desenvolvimento trabalhou com os engenheiros da Unity para adaptar o seu mecanismo e dar flexibilidade e dinâmica necessárias para uma perspectiva de interface do usuário. Em setembro haverá mais informações.
A nova UI/UX de FM25 é impulsionada pelo que chamam de sistema de “azulejo e cartão”. Um “azulejo” é um painel de informações com vários estados diferentes, desde pequenas quantidades de informações até “cartões” maiores que contêm mais material. O objetivo era criar algo que ajudasse a construir um senso de exploração para cada jogador revelar a profundidade e os detalhes do Football Manager.Neste sistema, as peças são uma maneira de aumentar a curiosidade, fornecendo de forma rápida informações, enquanto clicar em cartões recompensa o interesse com mais detalhes. Aqui fica um exemplo:
E depois quando se clica, podemos ver mais pormenores concretos:
Haverá depois, aquilo que ficará conhecido como “Portal” que basicamente será uma janela mais rica para o universo mais amplo do futebol. Isso dará ferramentas muito melhores na visualização de Agenda e Mensagens, mas também fornecerá mais informações sobre o que está a acontecer noutros lugares graças às Notícias.
Na mensagem enviada aos jogadores, pode ver-se ainda uma imagem que mostra o potencial do novo sistema de azulejos e cartões quando estamos num jogo com os destaques da partida.
A mensagem termina a dizer que a data de lançamento de Football Manager 25 será conhecida em setembro, numa altura em que vão anunciar mais novidades do que aí vem neste novo ano.