Podemos dizer que foram dois treinadores italianos que iniciaram esta nova tendência de sistemas de três centrais. Antonio Conte foi um deles, mas o outro foi, sem dúvida, Gian Piero Gasperini. Além do sistema, o experiente técnico italiano trouxe outras ideias bastante ousadas ao jogo, sendo uma delas, a marcação-a-homem, que se julgava já ultrapassada.

No entanto, os méritos das ideias de Giasperini estão à vista, com presenças na Liga dos Campeões, sendo que a cereja no topo do bolo foi a conquista da Liga Europa na época 2023/2024. É uma equipa muito especial, com um futebol agressivo, mas também muito dinâmico e difícil de contrariar – que o digam Ruben Amorim e Xabi Alonso.

 

 

Musso – Guarda-Redes Líbero (Defender)

Publicidade - Continue a ler a seguir

Ruggeri – Médio Ala (Apoiar)

Kolasinac – Defesa Central (Defender)

Djimsiti – Defesa Central (Defender)

Rafael Toloi – Defesa Central (Defender)

Zappacosta – Médio Ala (Apoiar)

Ederson – Médio Recuperador de Bolas (Apoiar)

De Roon – Médio Recuperador de Bolas (Apoiar)

Lookman – Avançado Sombra (Atacar)

Scamacca – Avançado Referência (Apoiar)

De Ketelaere – Avançado Sombra (Atacar)

 

Com Posse de Bola

É um futebol bastante vertical quando tem espaço para isso, no entanto, não deixa de depender de combinações e de uma movimentação constante dos jogadores para conservar a posse. A forma como os alas e os avançados exteriores ligam é poderosa e é uma das grandes fontes do perigo criado. Os médios também têm alguma ordem para chegar à área, e especialmente para aproveitar o movimento de arrasto dos avançados, que deixam um enorme espaço para ser explorado.

 

Em Transição

A transição ofensiva é forte, e quando há espaço para conduzir, obriga muitas vezes a defesa adversária a recuar vários metros sem hipótese de tentar o desarme. Por gostar de pressionar alto, tenta constantemente provocar o erro, de maneira a recuperar a bola ainda no meio-campo ofensivo, com os três jogadores da frente a serem a primeira linha de pressão, mas também as principais referências do contra-ataque.

 

Sem Posse de Bola

A linha defensiva é bastante alta, e não dá grande margem aos defesas adversários para poderem construir com tempo e espaço. Os indicadores de pressão estão bem identificados e são notoriamente agressivos, o que leva a algum risco quando é ultrapassada essa primeira fase de pressão. É por isso mesmo que, normalmente, os jogos da Atalanta têm vários golos, sendo entretenimento garantido.

Notas:

– Temível nos espaços interiores

– Boa dinâmica entre os alas e os avançados interiores

– Pressão alta eficaz

Gian Piero Gasperini já se tornou um dos treinadores mais importantes da história da Atalanta – se não o mais importante. É alguém que com outros recursos podia realmente tornar-se um caso sério, mas que, ainda assim, nos entrega uma das equipas europeias mais excitantes, ano após ano.

Artigo anteriorO Fim Está Próximo para Dead Cells
Próximo artigoAnálise: Gestalt: Steam & Cinder
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.