Abel continua a impactar o futebol brasileiro. O Palmeiras passou a ganhar títulos de forma consistente, e o principal responsável foi, sem dúvida, o treinador português. As suas ideias e os seus métodos tornaram ultra-competitivo este histórico clube, sendo agora regularmente um dos candidatos a ganhar sempre tudo, seja internamente, como no plano internacional. Por esse motivo, era inevitável que desconstruíssemos aqui o seu modelo, de maneira a poderem recriar nos vossos saves do Football Manager 2024.

Weverton – Guarda-Redes (Defender)

Piquerez – Ala (Apoiar)

Murilo – Defesa Central (Defender)

Gómez – Defesa Com Bola (Defender)

Publicidade - Continue a ler a seguir

Mayke – Ala (Apoiar)

Moreno – Médio Recuperador de Bolas (Apoiar)

Gabriel Menino – Segundo Volante (Apoiar)

Dudu – Extremo Invertido (Atacar)

Estevão – Extremo Invertido (Atacar)

Raphael Veiga – Avançado Sombra (Atacar)

Rony – Avançado Trabalhador (Atacar)

 

Com Posse de Bola

É uma equipa extremamente intensa e objectiva. Abel gosta que as suas equipas sejam mentalmente fortes e preparadas para o que o jogo pode oferecer, e essa tem sido uma das principais características do Palmeiras. Nesse sentido, com bola, o Palmeiras é uma equipa flexível e adaptável, que gosta de ter algum controlo do jogo, mas também tem uma postura bastante objectiva e directa quando identifica o espaço. O ritmo também é variável, e muitas vezes depende dos desafios que o adversário está a colocar.

Em Transição

A agressividade e a intensidade estão sempre em índices altos, e é por isso mesmo que é difícil competir com o Palmeiras. Na verdade, foi um treinador que influenciou o futebol brasileiro nesse aspecto, fazendo-o evoluir e provar que, actualmente, uma equipa que não seja competente na reacção à perda, dificilmente tem sucesso. O contra-ataque tem igualmente dinâmicas de qualidade, aproveitando o erro forçado que tanto gosta de provocar.

Sem Posse de Bola

Em organização defensiva deve ser das equipas mais bem trabalhadas do Brasil. Todos os jogadores estão bem instruídos sobre o que têm de fazer em campo, cujas linhas da defesa e do meio-campo são muito difíceis de penetrar. Defendem num bloco coeso e agressivo, que obriga o adversário a correr riscos que podem ser depois muito bem aproveitados no momento de transição ofensiva.

Notas:

– Muito objectivo

– Chega com facilidade a situações de golo

– Forte defensivamente

Não se sabe quanto tempo mais Abel ficará no Palmeiras, mas quando a sua saída acontecer será muito difícil substituí-lo. É um treinador muitíssimo competente, e cresceu muito em termos de modelo e ferramentas para se manter constantemente actualizado.

Artigo anteriorThe Sims 4 revela os novos conteúdos que vão chegar
Próximo artigoAnálise: Balatro
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.