A G’AIM’E pode representar um grande regresso das “light guns”, os famosos comandos em formato de arma que foram extremamente populares nos anos 90, especialmente em jogos de tiro “on rails”, como “Time Crisis” e “House of the Dead”. A grande inovação da G’AIM’E é que ela promete superar o maior obstáculo que fez estas pistolas de luz se tornarem obsoletas: a incompatibilidade com as televisões modernas de LCD e LED.
As pistolas originais usavam a tecnologia das antigas TVs CRT para detectar a direção dos tiros, e essa tecnologia não funciona em ecrãs modernos. Para resolver esse problema, a G’AIM’E vem equipada com IA embutida, que permite que o periférico funcione em qualquer tipo de display. Isso é uma inovação significativa, já que elimina a limitação que afastou as light guns do mercado doméstico com a chegada das novas gerações de televisores.
Além da pistola, o pacote G’AIM’E inclui uma pequena consola já configurado com o clássico Time Crisis, tornando a experiência completa e nostálgica com a proposta “plug’n’play”. Embora a consola acompanhe apenas um jogo inicialmente, há rumores, segundo o *Tom’s Hardware*, de que mais títulos poderão ser disponibilizados através de atualizações futuras.
A G’AIM’E foi anunciada na Tokyo Game Show com um preço de US$ 90, com a possibilidade de adquirir um controle de pedal – semelhante ao dos arcades de Time Crisis – por US$ 120. No entanto, a fabricante ainda não divulgou detalhes sobre a consola que acompanha o periférico, o que pode deixar em aberto a possibilidade de modificações e adição de mais jogos clássicos, algo que pode atrair ainda mais os entusiastas de retro gaming. Para já apenas está em demonstração no TGS 2024.