O período de construção do novo Futebol Clube do Porto contínua, e embora Vítor Bruno não seja absolutamente consensual, a verdade é que o seu trabalho é bastante positivo até ao momento. Já ganhou uma Supertaça, e está apenas a três pontos da liderança. Apenas o percurso na Liga Europa está um pouco aquém do esperado, no entanto, ainda há muitos jogos pela frente e a qualificação não está sequer em questão. O caminho é promissor.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, após salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-4-2 Em Linha
Estilo de Construção: Equilibrado
Abordagem Defensiva: Agressividade
Código: i47U4qKusE6
Diogo Costa – Guarda-Redes Líbero (Equilibrado)
Francisco Moura – Ala Ofensivo (Equilibrado)
Nehuén Pérez– Defesa (Defesa)
Zé Pedro – Defesa (Defesa)
João Mário – Ala Ofensivo (Equilibrado)
Eustáquio – Pivô Recuado (Defesa)
Alan Varela – Área-a-Área (Equilibrado)
Galeno – Extremo (Equilibrado)
Pepê – Avançado Interior (Equilibrado)
Samu –Ponta de Lança Fixo (Ataque)
Nico González – Falso 9 (Construção)
Com Bola
É um Porto diferente, e muito mais virado para a frente. Algumas das suas dinâmicas são muito interessantes, e especialmente Nico Gonzalez, cujo papel varia entre médio organizador e segundo avançado. É uma equipa que quando está em organização ofensiva tenta sobrecarregar por completo o adversário pelas alas, colocando muita gente no último terço e obrigando a linha defensiva adversária a ficar baixa. É difícil contrariar o Porto nesse momento, o que resulta, por vezes, em longos períodos de domínio.
Sem Bola
Organizam-se num 4-4-2 a defender, onde, mais uma vez, Nico é importante na maneira como se junta ao avançado para formar a primeira linha de pressão. O bloco tenta sempre defender alto, e mesmo quando tem de baixar é compacto e difícil de penetrar. São competentes nesse momento do jogo, mas têm mais dificuldades em transição defensiva, por terem tanta gente à frente da linha da bola quando perdem a posse. Contudo, devido à agressividade dos jogadores mais recuados, conseguem resolver a maioria dos problemas, mesmo individualmente.
Notas:
– É fácil criar superioridade nas alas
– Bons movimentos de ruptura
– Obriga o adversário a recuar
Nunca seria fácil para Vítor Bruno substituir Sérgio Conceição. Será sempre um fantasma quando as coisas não correrem bem, mas há que reconhecer que tem feito um bom campeonato até agora, com 7 vitórias em 8 jogos, e perdendo apenas em Alvalade para um Sporting que é um dos melhores da sua história. Ninguém saberá até onde pode ir este Porto, mas tem crescido, e o futuro promete.






