A excelente época de Thiago Motta no Bologna não passou despercebida à direcção da Juventus. E foi por isso mesmo que decidiram apostar no jovem treinador para liderar o futebol do clube na temporada 2024/2024. É verdade que até ao momento está ligeiramente abaixo das expectativas que foram criadas, mas as boas ideias estão lá, e com mais consistência nos resultados algo de muito interessante poderá começar a ser construído.

Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.

No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:

Formação: 4-2-3-1 Aberto

Estilo de Construção: Equilibrado

Abordagem Defensiva: Alta

Publicidade - Continue a ler a seguir

Código: sHEA%BU&26A

 

 

Di Gregorio – Guarda-Redes (Equilibrado)

Cabal – Ala (Equilibrado)

Bremer – Defesa (Defesa)

Gatti – Defesa (Defesa)

Cambiaso – Ala (Equilibrado)

Thuram – Contenção (Defesa)

Locatelli – Pivô Recuado (Liberdade de Movimentos)

Koopmeiners – Distribuidor (Equilibrado)

Yildiz – Distribuidor Aberto (Ataque)

Vlahovic – Ponta de Lança (Ataque)

Francisco Conceição – Extremo (Ataque)

 

Com Bola

Thiago Motta gosta que as suas equipas tenham a bola. Já assim era no Bologna, e na Juve não é diferente. Tentam sempre jogar com enorme largura e paciência, de maneira a circular a bola e tirar o adversário das suas posições. No entanto é no corredor central que está o centro de todas as posições, com dinâmicas interessantes dos jogadores em zonas mais interiores que tentam baralhar as marcações adversárias. Às vezes podem parecer uma equipa mais estática, mas é o preço a pagar quando tentam controlar o jogo ao máximo.

 

Sem Bola

Sofrem poucos golos e não é por acaso. É uma equipa que não perde a bola facilmente, e quando a perde, estão sempre preparados para a voltar a recuperar, ou para dar tempo para se organizarem. Arriscam pouco com bola, para estarem bem posicionados sem ela. Isso significa que em jogos mais equilibrados são extremamente difíceis de bater, visto que nunca deixa o adversário confortável para tirar partido dos seus pontos fortes. Defendem num bloco médio/alto, com uma estrutura de pressão bastante rígida, que sabe exactamente o que fazer em quase todos os momentos.

 

Notas:

– Muito organizados defensivamente

– Facilidade em controlar o ritmo do jogo

– Algumas dinâmicas interessantes

 

Apesar de não serem os favoritos a ganhar a Liga Italiana, é sem dúvida uma equipa que vale a pena seguir e observar o seu crescimento ao longo da época. Thiago Motta é um treinador promissor, e traz ideias novas a um clube que está à procura de um rumo.

Artigo anteriorPodcast: 4 bits de Conversa #139 – Os prémios, os discursos e o que faltou dizer sobre o TGA 2024
Próximo artigoTinto’s Law lançado para Game Boy
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.