A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou que a sua mais recente placa gráfica, a ROG Astral GeForce RTX 5090 OC Edition, conquistou quatro recordes mundiais e dois primeiros lugares globais em benchmarks de referência. Entre os testes destacam-se o 3DMark Port Royal, 3DMark Fire Strike Extreme, 3DMark Time Spy Extreme, UNIGINE Superposition 1080P Xtreme, UNIGINE Superposition 8K Optimized e GPUPI v3.3 32B.

A ROG Astral consolida-se como a família de placas gráficas topo de gama da ASUS, e esta OC Edition destaca-se pela sua velocidade de clock impressionante de 2580MHz logo à saída da caixa. Para garantir o desempenho máximo, a placa integra uma solução térmica avançada, composta por um design arrojado de quatro ventoinhas e uma almofada térmica com mudança de fase para o GPU, assegurando temperaturas estáveis que promovem a longevidade do hardware. Adicionalmente, uma câmara de vapor evita a acumulação de calor, acrescentando uma camada extra de proteção para manter o desempenho no seu auge. A placa inclui, ainda, um sistema de fornecimento de energia premium, garantindo que o GPU recebe energia estável e fiável em todas as condições.

Os potentes GPUs NVIDIA GeForce RTX 5090 integram Cores (Núcleos) de Ray-Tracing de quarta geração, garantindo uma performance RT (ray tracing) de alto nível, e Cores Tensor de quinta geração, que suportam funcionalidades DLSS 4 avançadas que para um aumento significativo de FPS. Além disso, estão equipados com processadores neurais capazes de produzir imagens de alta fidelidade com uma utilização mínima da memória. Com uma GeForce RTX 5090, os utilizadores podem esperar gráficos e performance impressionantes nos seus jogos favoritos.

Para monitorizar em tempo real a potência recorde da placa em ou para ajustar os parâmetros individuais do GPU, os utilizadores podem recorrer à aplicação de desktop ASUS GPU Tweak III. As placas gráficas ROG Astral oferecem ainda uma funcionalidade exclusiva no GPU Tweak III, designada Power Detetor+, que deteta anomalias em qualquer um dos doze pinos de alimentação do cabo 12VHPWR ou 12V-2×6 ligado à placa. Em caso de falha detetada, os utilizadores são imediatamente alertados para a necessidade de reposicionar o cabo de alimentação. Para saber mais sobre como esta aplicação pode otimizar o desempenho do GPU, consulte a página oficial do GPU Tweak III.

A ROG Astral GeForce RTX 5090 OC Edition já está a chegar às prateleiras. Ao optar por esta potente placa gráfica, os utilizadores devem certificar-se de que têm uma fonte de alimentação compatível com as suas exigências. A ASUS recomenda a utilização da ROG Thor 1200W Platinum III ou da ROG Thor 1600W Titanium III, dependendo do CPU, do plano de overclocking e dos periféricos ligados.

Publicidade - Continue a ler a seguir

ROG Astral GeForce RTX 5090 OC Edition  está disponível para encomenda em Portugal.

Artigo anteriorBAFTA Game Awards 2025: Hellblade 2 lidera com 11 nomeações
Próximo artigoJá disponível o conjunto oficial de LEGO Horizon Adventures
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.