A 11 bit studios lançou um comunicado para esclarecer as acusações em torno do uso de conteúdo gerado por inteligência artificial em The Alters. A empresa enfatizou que os ativos gerados por IA foram utilizados apenas como trabalhos em progresso temporários durante o processo de desenvolvimento e de forma muito limitada. A equipa sempre priorizou a narrativa significativa e artesanal como uma das bases do jogo.

Durante a produção, um texto gerado por IA para um ativo gráfico, que deveria servir como textura de fundo, foi utilizado por um dos designers gráficos como espaço reservado. Esta utilização nunca teve a intenção de fazer parte do lançamento final. Infelizmente, devido a uma falha interna, este único texto reservado foi deixado por engano no jogo. Desde então, foi realizada uma revisão minuciosa e confirmado que se tratou de um caso isolado, estando o ativo em questão a ser atualizado. Para ser transparente, foi incluída uma captura de ecrã para mostrar como e onde este texto aparece no jogo. Apesar de não querer minimizar a situação, a empresa pretende mostrar claramente o impacto limitado na experiência de jogo.

Além disso, algumas películas licenciadas que os alters podem ver na área social da base foram adicionadas na fase final de desenvolvimento. Embora tenham sido produzidas externamente, a equipa não esteve envolvida no processo criativo, sendo necessárias traduções de última hora. Devido a restrições de tempo extremas, optou-se por não envolver os parceiros de tradução e estas películas foram localizadas usando IA para estarem prontas no lançamento. Sempre foi intenção da empresa envolver as agências de tradução de confiança após o lançamento como parte da correção de localização, garantindo que esses textos fossem tratados com o mesmo cuidado e qualidade do resto do jogo. Esse processo está em andamento e as traduções atualizadas estão a ser implementadas.

Para dar uma melhor compreensão de quão pequena parte da camada narrativa do jogo elas representam, essas poucas películas externas correspondem a aproximadamente 10 mil palavras de um total de 3,4 milhões em todos os idiomas do jogo, ou apenas 0,3% do texto total. A alternativa seria lançar esses diálogos específicos apenas em inglês, o que a empresa acreditava ser uma experiência pior para quem não fala inglês. Em retrospectiva, reconhecem que foi uma decisão errada. Mais do que isso, independentemente do que decidissem, deveriam simplesmente ter informado os jogadores.

Com a evolução das ferramentas de IA, surgem novos desafios e oportunidades no desenvolvimento de jogos. A 11 bit studios está a adaptar ativamente os seus processos internos para lidar com esta realidade. No entanto, acima de tudo, mantêm o compromisso com a transparência na forma como constroem os seus jogos. A empresa agradece a compreensão e o apoio contínuo dos jogadores enquanto trabalham para atingir esse objetivo.

Publicidade - Continue a ler a seguir
Artigo anteriorOs primeiros jogos de Julho a chegar ao Xbox Game Pass
Próximo artigoFarming Simulator 25: Highlands Fishing Expansion chega a 4 de novembro
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.