É mais uma proposta interessante vinda de Itália, mas desta vez é mérito de um espanhol. Cesc Fàbregas está a dar os primeiros como treinador, e a verdade é que o Como fez uma excelente época para o plantel que tinha. Acabaram em 10º lugar, mas sempre a apresentar um futebol de qualidade, e jogando de igual para igual com os clubes mais fortes da Liga. Foi uma das grandes surpresas de 2024/2025, e o mesmo se espera para a próxima temporada.

Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.

Publicidade - Continue a ler a seguir

No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:

Formação: 4-2-3-1 Fechado

Estilo de Construção: Passe Curto

Abordagem Defensiva: Equilibrado

Código: CEa&gWj#cUy

 

 

Butez – Guarda-Redes (Equilibrado)

Valle – Lateral (Defesa)

Goldaniga – Defesa (Defesa)

Kempf – Defesa Com Bola (Defesa)

Vojvoda – Ala Ofensivo (Equilibrado)

Perrone – Pivô Recuado (Defesa)

Da Cunha – Pivô Recuado (Construção)

Strefezza – Avançado Sombra (Ataque)

Caqueret – Distribuidor (Liberdade de Movimentos)

Paz – Distribuidor (Construção)

Douvikas – Ponta de Lança Fixo (Ataque)

 

Com Bola

O Como é uma equipa à imagem de um dos protagonistas da geração dourada do Barcelona e da Selecção Espanhola. Fàbregas implementou na sua equipa o futebol que ele próprio gostava de jogar, e isso nota-se em cada jogo. Tentam dominar e jogar sempre com critério, numa circulação curta e vistosa, fazendo o adversário correr atrás da bola. É normalmente uma equipa com bastante posse, e tendo em conta a qualidade individual do Como, não deixa de ser impressionante. No entanto, não é uma posse estéril, visto não perderem uma oportunidade de atacar a baliza.

 

Sem Bola

Ainda assim, apesar da qualidade com bola, não seriam uma verdadeira equipa se não fossem competentes na hora de defender. E são. Sabem o que fazer e para onde correr, e sempre de maneira equilibrada. Tentam ser mais pressionantes numa primeira fase, mas de forma pensada, e rapidamente descem para trás da linha da bola quando necessário. Formam um bloco sólido, com os jogadores muito juntos, o que muitas vezes obriga o oponente a ter de jogar por fora.

 

Notas:

– Qualidade colectiva com bola

– Enorme mobilidade

– Bloco coeso

 

Prevê-se que o Como continue a crescer, mas também Fàbregas como treinador. No entanto, as primeiras impressões são as melhores e a continuar assim rapidamente dará o salto. Uma das boas equipas a seguir na próxima época.

Artigo anteriorAssassin’s Creed Shadows revela novidades pós-lançamento
Próximo artigoAnálise: Wild Hearts S
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.