O Ajax decidiu apostar em Heitinga, uma ex-glória do clube, para substituir Farioli, numa estratégia que já é comum no histórico clube dos Países-Baixos. O começo na Eredivisie trouxe duas vitórias em casa e dois empates fora, o que significa que ainda há muito trabalho pela frente. Na Liga dos Campeões será um dos adversários do Benfica, num jogo que poderá ser bastante importante para as duas equipas, visto que quem ganhar, levará 3 pontos que poderão ser decisivos para as contas finais.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-3-3 Contenção
Estilo de Construção: Passe Curto
Abordagem Defensiva: Alta
Código: Nc$QzhyVXrB
Jaros – Guarda-Redes Líbero (Equilibrado)
Wijndal – Ala (Equilibrado)
Baas – Defesa (Defesa)
Itakura – Defesa (Defesa)
Gaaei – Ala (Equilibrado)
Taylor – Área a área (Defesa)
Fitz-Jim – Pivô Recuado (Defesa)
Berghuis – Distribuidor (Ataque)
Gloukh – Distribuidor Aberto (Construção)
Weghorst – Avançado de Referência (Ataque)
Moro – Extremo (Ataque)
Com Bola
Ainda podemos observar alguns processos dos tempos de Farioli, e Heitinga fez bem em aproveitar algumas dinâmicas do técnico italiano. Ainda assim, também já é notório o cunho do novo treinador, especialmente no papel que deu aos reforços. É um 4-3-3 clássico, um sistema que tem sido globalmente usado por todos os treinadores que passaram pelo Ajax, e que tenta alargar o campo ao máximo de maneira a obrigar o adversário a abrir as suas linhas. Têm jogadores que entendem bem o modelo, daí a facilidade em criar oportunidades de golo, especialmente em ataque posicional.
Sem Bola
Defensivamente gostam de pressionar no meio-campo adversário, e são competentes nesse aspecto, embora demonstrem algumas dificuldades quando é ultrapassada a primeira fase de pressão. Isso acontece um devido ao perfil dos jogadores do meio-campo, que são de uma dimensão mais técnica do que física, o que leva a que a reacção à perda da bola, por vezes, não seja a mais adequada. No entanto, têm alguns jogadores inteligentes e experientes que ajudam a compensar a falta de maturidade dos mais jovens.
Notas:
– Bom ataque posicional
– Jogadores fortes em espaços curtos
– Enorme largura
Ajax tem uma equipa bastante jovem, e é uma das razões para não ser o principal favorito a ganhar a liga neerlandesa. Contudo, tem muito para crescer, e com alguns talentos emergentes que vale a pena seguir.