É uma das surpresas deste início de campeonato. O Famalicão ocupa neste momento a segunda posição do campeonato ao final da quarta jornada, e irá receber hoje o Sporting. Será um osso duro de roer para o clube de Lisboa, até porque é sempre um campo muito complicado de visitar para os clubes ditos grandes. É um grande jogo em perspectiva, onde o Sporting é o claro favorito, mas com o Famalicão a ter uma palavra a dizer, dado o seu bom momento de forma.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-4-1-1 Meio Campo
Estilo de Construção: Equilibrado
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: EAd4eYYM%CU
Carevic – Guarda-Redes (Defesa)
Soares – Ala (Equilibrado)
de Haas – Defesa (Defesa)
Realpe – Defesa (Defesa)
Pinheiro – Ala (Equilibrado)
Sorriso – Extremo (Ataque)
De Amorim – Área a área (Equilibrado)
van de Looi – Contenção (Defesa)
Dias – Extremo (Ataque)
Sá – Avançado Sombra (Ataque)
Elisor – Ponta de Lança (Ataque)
Com Bola
O Famalicão surpreendeu na aposta em Hugo Oliveira, mas a verdade é que está a resultar, não só pelos resultados, mas também pelas boas exibições. Para quem não sabe, Hugo Oliveira é o antigo treinador de guarda-redes do Benfica, que decidiu aventurar-se numa carreira como técnico principal, e as primeiras impressões são promissoras. O Famalicão é uma equipa ofensivamente forte, onde se destacam Sorriso, Gil Dias e especialmente Gustavo Sá – a estrela da companhia –, e que gosta de circular rápido para que estes jogadores encontrem espaço para desequilibrar. Sabem entender muito bem a altura de reter a bola e quando esticar, o que leva a que o adversário seja muitas vezes atraído para depois ser surpreendido nas costas.
Sem Bola
Já no aspecto defensivo, defendem muitas vezes em 4-4-1-1/4-4-2, tirando partido de uma estrutura sólida e flexível, que se adapta facilmente ao oponente. É algo em que a equipa tem vindo a crescer, estando cada vez mais coordenados nos movimentos de pressão. Não são de pressionar muito alto, mas também não baixam o bloco em demasia, e estão sempre atentos ao erro do adversário em posse, para partir para rápidos contra-ataques. Têm sido muito competentes esta época nesse particular e a prova disso é ainda não terem sofrido qualquer golo.
Notas:
– Agressivos com espaço
– Boa qualidade individual no ataque
– Competentes defensivamente
Vai ser um dos jogos mais interessantes de seguir nesta jornada, e o Sporting terá de estar no seu melhor para conseguir derrotar o Famalicão. A equipa do norte chega confiante ao jogo, e veremos como se portará contra um adversário de dificuldade elevada.