Um novo relatório global encomendado pelo Grupo LEGO revela uma tendência crescente entre as famílias: a junção da brincadeira física com a digital. Com a maioria dos pais (95%) a acreditar que as crianças beneficiam de uma mistura destes dois tipos de brincadeiras, a pesquisa mostra que os videojogos se tornaram uma parte essencial do tempo em família.

Esta pesquisa, que inquiriu mais de 17 mil pais em diversos países, indica que mais de três quartos dos entrevistados (76%) misturam frequentemente as brincadeiras física e digital. Esta nova realidade destaca como os videojogos estão a promover conexões significativas entre os membros da família, uma evolução nos hábitos de lazer familiar.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Os dados destacam também os benefícios que cada tipo de brincadeira traz ao desenvolvimento infantil. Enquanto a brincadeira física é valorizada por desenvolver competências de comunicação e estimular a criatividade — com 61% dos pais a afirmarem isso —, a brincadeira digital é reconhecida pelo seu impacto no pensamento estratégico (62%), na resolução de problemas (52%) e na criatividade (53%).

O portefólio digital do Grupo LEGO, que inclui experiências como LEGO Voyagers, LEGO Fortnite Odyssey e LEGO Fortnite Brick Life, não só traz vida a esses benefícios, mas também oferece uma forma segura e envolvente para as crianças explorarem a sua criatividade em conjunto com amigos e familiares. Como destaca Fredrik Loving, SVP e Global Head of GAME do Grupo LEGO, a brincadeira digital é uma poderosa forma de conexão não só entre amigos, mas também entre famílias.

Embora a preocupação com o uso excessivo de ecrãs continue a ser significativa (62% dos pais expressam esta preocupação), muitos reconhecem o valor social dos videojogos. Mais de metade (55%) dos pais acredita que os jogos digitais ajudam os filhos a desenvolver laços com os colegas, e 51% confirma que os videojogos têm sido fundamentais para manter ou formar novas amizades.

Com o Grupo LEGO a celebrar 30 anos de criação de videojogos, esta pesquisa é um reflexo do impacto que os jogos tiveram na vida das famílias. Desde o icónico LEGO Island a títulos mais recentes como LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, a marca tem sido uma ponte entre o mundo digital e físico, permitindo que as crianças explorem universos imaginários enquanto desenvolvem habilidades valiosas.

Os sets de construção inspirados nos videojogos, como LEGO Super Mario, LEGO Fortnite e LEGO Minecraft, são exemplos de como a marca está a unir essas duas esferas. O lançamento da LEGO Brick League, uma competição de criação de conteúdo, é uma nova iniciativa que visa fortalecer a ligação entre a brincadeira digital e física, proporcionando novas formas de interação entre pais e filhos.

Artigo anteriorSonic the Hedgehog junta-se ao Waze
Próximo artigoChegou o Festival of The Light ao Destiny 2
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.