O Arsenal parece absolutamente imparável neste momento, e é, provavelmente, a equipa europeia actualmente em melhor forma. Mikel Arteta tem feito um trabalho extraordinário no clube inglês e voltou a colocar os gunners no lugar a que nos habituou no passado. Os adeptos acreditam que será este ano, e se olharmos para a concorrência na Premier League, é claramente o favorito neste momento. Na Liga dos Campeões é também um dos grandes candidatos, e ficou bem demonstrado no último jogo, onde bateu o Bayern por 3-1.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Mentalidade: Positiva
Formação Com Bola: 4-2-1-3
Formação Sem Bola: 4-2-1-3
Com a enorme mudança do motor de jogo no Football Manager 26, a forma como se constroem as táticas mudou substancialmente, obrigando o jogador a pensar separadamente os posicionamentos e comportamentos com bola e sem bola. É uma novidade que na minha opinião já fazia sentido há muito tempo, e que felizmente chegou na edição deste ano. Como tal, será assim que exemplificaremos a tática em questão, não só em termos de sistemas e tarefas, mas também, mais à frente, nas Instruções à Equipa.
Nota: No caso das Instruções à Equipa, basta seguir os nomes e os símbolos representados nas imagens, uma vez que cada um representa uma instrução específica.
Posições (Com Posse de Bola/Sem Posse de Bola)
Raya (Guarda-Redes Com Bola/Guarda-Redes Líbero)
Calafiori (Ala Criativo/Defesa Lateral)
Gabriel (Defesa Central/Central De Cobertura)
Saliba (Defesa Central/ Central De Cobertura)
Timber (Defesa Lateral/Defesa Lateral)
Rice (Médio Área A Área/Médio Defensivo)
Zubimendi (Construtor de Jogo Recuado/Médio Defensivo)
Odegaard (Construtor de Jogo Avançado/Médio Centro)
Trossard (Extremo/Extremo)
Gyokeres (Ponta De Lança/ Ponta De Lança)
Saka (Extremo/Extremo)
Instruções à Equipa (Com Bola)
É uma equipa sem pontos fracos, e na fase atacante é onde mais se destaca. Seja em transição, ataque posicional, ou em bola parada, parece arranjar sempre soluções para encontrar os caminhos para a baliza adversária. Sabe ser paciente nas alturas certas, mas também quando verticalizar o seu jogo. É uma equipa temível com bola, o que intimida os adversários, obrigando-os a ter cautelas reforçadas não só quando têm de defender, mas igualmente quando existe o risco de perderem a posse da bola.
Instruções à Equipa (Sem Bola)
Defensivamente é outro dos aspectos onde são fortíssimos. São competentes tanto em pressão alta como em organização defensiva, e adaptam-se sempre às dificuldades causadas pelos adversários. É onde mais se nota o dedo de Arteta e da sua liderança, visto que cresceram imenso ao longo dos anos, tanto no compromisso, como na agressividade e na concentração. São hoje uma equipa ultra competitiva, e é uma – se não a maior – qualidade que têm como colectivo.
Notas:
– Ofensivamente completos
– Defensivamente adaptáveis
– Excelente plantel
O Arsenal está embalado, confiante, e é hoje uma equipa muito mais experiente. Será difícil de parar na Premier League, e arrisco desde já dizer que muito possivelmente serão os próximos campeões ingleses. Veremos se será desta que Arteta festeja o título.







