Com o ano quase a chegar ao fim, a equipa do Salão de Jogos reuniu como habitual as escolhas dos jogos do ano. Para manter a tradição, cada um de nós escolhe os cinco melhores jogos que analisou ao longo de 2025 e com isso fez o seu top 5 individual.

Hoje são as escolhas finais para o 1º lugar de cada um, com os links diretos para as respetivas análises e os trailers dos jogos. Foi um bom ano.

Publicidade - Continue a ler a seguir

As escolhas para o 1º lugar:

Rui Gonçalves: Donkey Kong Bananza

Donkey Kong Bananza é verdadeiramente incrível, um daqueles jogos que acredito que ficará marcado na memória de todos aqueles que o jogarem, ao nível de Super Mario Odyssey. É o segundo exclusivo da Nintendo Switch 2 e chega com uma qualidade impressionante. É bonito, desafiante, viciante e absolutamente memorável, é um daqueles títulos que considero indispensável na nova consola da Nintendo. Qualquer fã vai adorar!

Élio Salsinha: Death Stranding 2: On The Beach

Death Stranding 2: On The Beach é mais uma obra-prima feita por Kojima e o melhor exclusivo para a Playstation 5 que já joguei. É um trabalho de amor que nos faz pensar em diversos temas da nossa sociedade atual. Melhora a jogabilidade e dá uma liberdade cada vez mais escassa aos jogadores para explorar e descobrir cada canto do longo e maravilhoso mapa. O carisma dos personagens e a história que nos é contada é mais uma vez  marcante e inesquecível e faz dele um dos melhores jogos de sempre.

Gonçalo Santos: Ninja Gaiden 4

Ninja Gaiden 4 é uma prenda muito bem embrulhada. Onde tudo encaixa na perfeição para criar uma experiência inesquecível. O combate, a história, os cenários e a banda sonora agarraram-me por completo a este jogo. Todas as horas que passei a jogar foram horas de diversão e de maravilhamento constante. É surreal quando se encontra um jogo que encaixa na perfeição nos nossos gostos e eu considero que foi exatamente isso que aconteceu com Ninja Gaiden 4, sendo ele tudo o que eu já adorava nos jogos da Platinum e cada vez mais um candidato ao meu jogo favorito de 2025.

 

Nuno Mendes: Kingdom Come Deliverance 2

Kingdom Come: Deliverance 2 é uma sequela ambiciosa que melhora muitos dos elementos que tornaram o primeiro jogo um clássico de culto. A recriação minuciosa da vida medieval, e um mundo que tanto tem de detalhado como imersivo, oferecem momentos realmente memoráveis, através de uma experiência que é realmente difícil de ignorar.

Pedro Moreira Dias: Hell Is Us

Hell Is Us é uma experiência que se distingue pela coragem de não seguir fórmulas seguras. A Rogue Factor arriscou numa proposta exigente, que exige atenção, memória e dedicação, mas que recompensa com momentos de descoberta e imersão raros no panorama atual dos videojogos. A combinação entre narrativa densa, level designinteligente, combates estratégicos e uma forte componente moral transforma-o não apenas num jogo, mas numa reflexão sobre a guerra, a humanidade e as escolhas que moldam o nosso percurso. Pode não agradar a todos — sobretudo a quem procura experiências lineares ou guias constantes — mas para quem se deixar levar pelo conceito de player-plattering, este título será, sem dúvida, um dos mais marcantes de 2025.

Estas são as escolhas para o 1º lugar de cada colaborador do Salão de Jogos. Ao longo dos próximos dias será revelado o resto do nosso Top final de jogos que analisámos aqui no site durante o ano de 2025.

Podem recordar as nossas escolhas para o: 2º lugar, 3º lugar, 4º lugar e  5º Lugar.

Artigo anteriorEscape Simulator 2 recebe update festivo com muito conteúdo
Próximo artigoEvento Absolute Hollow começa hoje em Etheria: Restart
Élio Salsinha
Aprendeu a jogar ao Pedra, Papel, Tesoura com o Alex Kidd e a contar até 100 com o Sonic. Substituiu a Liga da Malásia pela Liga Portuguesa no Fifa 98 e percebeu que havia jogos melhores que filmes com o Metal Gear Solid.