Developer: Blizzard
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 15 de Outubro de 2019

Overwatch é um daqueles jogos que chegou, viu e venceu. Quando a Blizzard em 2016 o lançou para PC tornou-se rapidamente num enorme sucesso. E o mesmo se verificou quando mais tarde foi lançado na PlayStation 4 e Xbox One. Ao longo destes anos o jogo foi evoluindo e crescendo, e isso nota-se claramente na quantidade de personagens jogáveis que foram adicionados ao jogo, assim como novos modos, novos mapas e até conteúdo personalizável como skins, sprays e outras coisas.

Mais uma vez, a Blizzard mostra o seu potencial com Overwatch: Legendary Edition para a Nintendo Switch, sendo que depois do incrível trabalho ao trazer Diablo 3: Eternal Collection para a consola da Nintendo, mais uma vez consegue trazer o seu MOBA em formato FPS com uma qualidade e fluidez de nos deixar completamente pasmados.

Para aqueles que andaram mais arredados do mundo dos videojogos e do universo Overwatch, é um FPS em formato MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) cujo modo principal coloca duas equipas em partidas de 6 contra 6. Falo obviamente das partidas de jogo competitivo que contam para o ranking do jogador e aquelas que tornaram Overwatch no sucesso que é hoje. Nos outros modos temos o jogo rápido onde somos colocados num jogo 6 contra 6 aleatório e de nível similar ao nosso. E temos ainda o Arcade, onde acontecem os eventos especiais, como por exemplo o que está acontecer neste momento e por tempo limitado – o  Halloween Terror 2019, que estará activo até dia 4 de Novembro. Ainda neste modo, encontram vários tipos de encontros, alguns cooperativos, onde nos juntamos a outros jogadores para combater contra a IA, e depois têm diversos tipos, como jogos 3v3 ou 6v6, ou até todos contra todos. Estes jogos variam bastante, alguns apenas nos deixam escolher determinados personagens, mas noutros podemos calhar com um personagem aleatório, entre muitas outras surpresas que vão aparecendo. Tirando os eventos especiais dos quais já vos falei, os modos mais habitais são Atacar/Escoltar, Ataque, Controle, Escolta, Capture a Bandeira, Combate até à Morte, Combate até à Morte em Equipas, Eliminação e Confronto. Existe até um local onde podem criar uma sala com as vossas próprias regras.

Algo que devem ter em mente quando encontram numa partida por equipas é que a colaboração entre os membros é fundamental, seja pela entreajuda assim como pelas classes diferentes que existem para escolha, já que uma equipa equilibrada é fundamental para o sucesso. Passando para as classes, existem 3 tipos:  Dano, Tanque e Suporte. Como vão reparar, a maioria dos jogadores vão optar por as classes de Dano, até porque é onde a escolha é alargada, ao todo são já 31 personagens jogáveis (7 de suporte, 8 tanques e 16 de dano).

Publicidade - Continue a ler a seguir

Como é fácil de perceber, diversidade não vai faltar, e os personagens são quase todos bastante diferentes, tanto nas suas habilidades, como até na sua velocidade e na maneira de jogarem. Este é claramente um dos pontos mais fortes do jogo, até porque vão notar claramente que depois de testarem os vários personagens vão encontrar os vossos favoritos e não os vão largar mais. Outro ponto interessante que acontece em Overwatch – e que em outros jogos não acontece com tanta frequência –, é a possibilidade de alterarem a vossa personagem a qualquer altura da partida, e basta morrerem, ou voltarem ao local inicial do jogo, isto permite muitas vezes dar outro rumo a uma partida se esta estiver a correr muito mal.

Passando agora para as habilidades, existem três, sendo que normalmente duas têm um reuso bastante rápido e serão aquelas que irão usar mais; e depois a habilidade especial, e que por vezes poderá fazer a diferença numa partida, quando bem usada. Algumas são de heal e suporte, outras são para disparar aleatoriamente e não falhar nenhum tiro, algumas de velocidade extrema, a variedade é imensa – lembrem-se que são 31 no total!

Como não podia faltar, e como já é comum nestes jogos, é o sistema de Loot Box, que são ganhas em eventos especiais, quando subimos de nível e, obviamente, também podem ser compradas com dinheiro real. Não se aflijam, todos os itens que ganham nestas caixas são apenas visuais, desde os personagens ficarem com uma nova skin, a terem um no spray para pintar as paredes, terem novas falas e até icons para o vosso avatar. Existem skins incríveis, muitas delas que transformam o visual do personagem totalmente, mas lá está, compra quem tiver interessado, não é algo que seja essencial para ganharem no jogo.

Quanto aos mapas, também a variedade é enorme. São 21 Mapas no total, e divididos pelos diversos modos. Alguns ainda conseguem ter diferenças devido a alguns eventos, ou caso seja verão ou inverno. Além disso, os mapas são cheios de vida, e com locais onde é possível adoptarmos estratégias bastante interessantes, tanto a atacar, como a defender.

Overwatch é sem dúvida um dos melhores jogos no que toca a FPS virados para a componente MOBA. Obriga os jogadores a não colocarem o seu egoísmo acima da equipa, fazendo este jogo uma experiência totalmente diferente em relação àquelas a que os jogadores estão habituados. Algo que notam rapidamente é que mesmo aqueles jogadores que possam não gostar de FPS, conseguem apreciar Overwatch, já que a curva de aprendizagem não é difícil, o que torna tudo bastante simples de aprender.

Focando-nos no jogo da Nintendo Switch, temos de olhar para duas componentes: a gráfica que falaremos mais à frente e da sua experiência a nível de jogabilidade (e aqui o jogo responde sempre muito bem, desde o tempo de resposta ser o desejável, assim como a possibilidade de ajustar a sensibilidade dos analógicos). Além disso e para quem gosta, também é possível jogar com os controles de movimento, assim como se passa com Splatoon 2, e estes também podem ser ajustáveis a nível de sensibilidade. Isto acontece tanto em modo portátil, como em modo dock. E é igualmente possível jogar desta maneira com o Pro Controller.

Quanto à componente gráfica, aqui é o ponto onde o jogo apresenta maior diferença em relação a outras plataformas, não no que toca ao seu desempenho, porque a verdade é que nunca se nota quebras de FPS (é bastante constante sempre nos 30 FPS), mas nota-se que as texturas estão um pouco abaixo em comparação com as outras. Algumas coisas foram retiradas de alguns mapas, como ervas, pormenores nas paredes, entre outras, porém, nada que estrague a experiência. Isso acontece tanto em modo dock, como em modo portátil, embora em modo dock a resolução seja maior. As cores vivas e os efeitos das habilidades estão todas lá, nada disso foi retirado, oferecendo aquele ambiente quase único que só Overwatch nos consegue dar. Tudo encaixa na perfeição e esta versão da Nintendo Switch consegue transmitir isso mesmo.

Overwatch para a Nintendo Switch consegue ser competente, e acredito que os jogadores que nunca o jogaram vão perceber rapidamente o porquê do enorme sucesso que este jogo tem. Para mim, a Blizzard conseguiu mais uma vez transportar um jogo para a Nintendo Switch de forma incrível, oferecendo tudo aos jogadores. Além disso, quem adquirir o jogo ainda recebe 3 mês de Nintendo Switch Online. A mim esta versão conseguiu convencer-me, e poder jogar Overwatch em qualquer lado é excelente.

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorMLB The Show 20 anunciado
Próximo artigoBorderlands 3 mostra trailer de Bloody Harvest Event
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-overwatch-legendary-edition-switch<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Todo o conteúdo que foi lançado até hoje</li> <li style="text-align: justify;">A jogabilidade ser tal e qual a das outras plataformas</li> <li style="text-align: justify;">A quantidade de mapas e personagens </li> <li style="text-align: justify;">A portabilidade que esta versão oferece</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">O downgrade gráfico</li> </ul>