Já se passaram alguns meses desde que fiz a análise de Stellaris. Na altura achei o jogo bastante interessante e muitas foram as horas que dediquei ao jogo, mesmo após ter acabado a análise. Stellaris é desafiante, a sensação que temos quando conseguimos ultrapassar as dificuldades é única, especialmente no momento em que ludibriamos ou sufocamos o adversário quando este se preparava para fazer o mesmo. A verdade é que a satisfação e o divertimento são constantes em Stellaris e parecem nunca ter fim.

Tal foi o sucesso que saíram entretanto dois DLC’s para o jogo, o primeiro com o nome de Plantoids Species Pack (lançado a 4 de Agosto) e o segundo, que saiu há relativamente pouco tempo, Leviathans Story Pack. E é sobre estes novos DLCs que consiste esta análise.

Começando pelo primeiro DLC, Plantoids Species Pack, basicamente é um pacote de conteúdos e adiciona a espécie das Plantas e as suas várias vertentes, que são 15 no total, e ainda novas estações espaciais e naves militares para essa mesma espécie.

Quanto a Leviathans Story Pack, este não se centra apenas nos Guardiões como muitos podem pensar, embora seja componente mais importante do DLC, é bem mais que isso.

Há duas formas de encontrar Guardiões, podemos descobri-los por acaso, ou seguindo algumas pistas que vão sendo reveladas pelo caminho, posso dizer que já me aconteceu de ambas as formas. No entanto é preferível o segundo caso, visto que devido ao incrível poder que estes gigantes possuem é sempre aconselhável estarem adequadamente preparados para o confronto. Para isso, nada melhor do que conhecerem profundamente toda a sua história, e claro, um pouco de diplomacia na procura de alianças fortes ajuda sempre.

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Outra das novidades importantes e ao qual não foi dado o devido relevo, chega pelo nome de Enclaves, um tipo de mercadores espaciais, onde existem artesãos, que têm a habilidade de criarem arte de modo a melhorar o contentamento da população e dos nossos planetas, outros que trocam recursos e facilitam na gestão dos mesmos, e o Enclave cuja valia é o da informação, mais especificamente nas pistas que nos vai dando sobre os Guardiões. Obviamente tudo com o seu preço, sendo por vezes mais vantajoso pagar para ter algo mais rapidamente.

Outra das alterações mais notórias reside na construção do nosso exercito, isto porque o combate tornou-se também muito mais complexo, e já não basta estar apetrechado das melhores armas e defesas encontradas nas pesquisas, agora é mesmo vital conhecer o nosso adversário e as suas vulnerabilidades, tornado aquilo que concebemos como poder um tanto relativo e adaptável à circunstância.

Existem igualmente mais opções de vitória, como por exemplo formar uma federação e obter 60% de toda a galáxia. Estas opções encurtaram o jogo no sentido de o tornar um pouco mais fácil. Contudo, nem sempre é simples conseguir entrar ou formar uma federação, porque para dificultar, a diplomacia tornou-se menos eficiente, numa perspectiva mais dependente de recursos. Se agora é fácil manipular a opinião dos impérios para quem tem recursos em abundância, o mesmo não acontece quando estamos impossibilitados de colonizar outros planetas por chocar contra os ideais do Império, tornando-se assim extremamente penoso alterar as posições que quaisquer impérios tenham sobre nós, no momento em que não temos riqueza para usar como moeda.

Não podia, no entanto, deixar de referir o War in Heaven, que para quem não conhece, é um evento do Endgame. Aprofundando um pouco, após o evento quando começar, decorre até alguém o vencer, sendo conveniente a sorte de calharmos no lado mais poderoso, porque podemos até perder sem que cheguemos a combater, como aconteceu numa ocasião. Seja como for, é uma maneira dos jogadores se focarem um pouco mais nos seus exércitos em vez de optarem simplesmente por expandir os seus impérios pela galáxia.

Várias das coisas aqui descritas não estão apenas neste ultimo DLC, mas também na última actualização 1.3.1, é que tendo os DLC’s instalados fica complicado diferenciá-los, portanto podemos dizer que esta review serve também para analisar igualmente a nova actualização.

Leviathans Story Pack é um DLC que nos faz regressar a Stellaris, oferecendo novos propósitos, conseguindo ao mesmo tempo criar novos desafios que obrigam a alterarmos as estratégias que tínhamos como infalíveis, Resumindo, foi uma óptima adição ao jogo e vem no seguimento do que já havia dito na análise de Stellaris: um jogo brutal de exploração e estratégia espacial.

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