No meio de tantas apresentações, desde o Guerrilla Colective, passando pelo Summer Game Fest ou o Devolver Direct, esta notícia pode ter passado despercebida, mas não a nós. Se no episódio desta sexta-feira (09 de junho) do nosso podcast 4bits de Conversa, falámos da Quantic Dream e dos seus dois novos jogos, Under The Waves e Lysfanga The Time Swift Warrior, agora o estúdio responsável por jogos como Detroit: Become Human, Beyond: Two Souls ou Heavy Rain, funda a sua própria editora apelidada de Spotlight.

O anúncio surgiu ontem à noite, num comunicado, em que afirmam que querem não só publicar os seus próprios jogos, mas também ajudar outros estúdios que precisam de ajuda para editar a sua visão.

Para isso, alguns dos serviços que a editora Spotlight vai disponibilizar passam por financiamento, ajuda à produção, conselhos artísticos e técnicos, testes QA, localização, marketing, e distribuição mundial. Para além disso, os developers vão poder usar ainda a captura de movimentos que a Quantic Dream usa nos seus próprios jogos, assim como os seus estúdios de gravação sonoros.

Segundo Guillaume de Fondaumière, CEO da Quantic Dream, que tivemos a oportunidade de entrevistar quando preparava Beyond: Two Souls, “o Spotlight é a nossa forma de dar destaque aos estúdios independentes em que acreditamos e que queremos ajudar com os nossos conhecimentos, experiência e recursos, para projectar a sua paixão.”

Publicidade - Continue a ler a seguir

Os primeiros passos da editora francesa foram dados com a Director’s Cut de Sea of Solitude do estúdio berlinense Jo-Mei em 2021. O jogo, na sua versão normal, tinha sido editado em 2019 pela Electronic Arts.

Agora, e como vimos no Summer Game Fest deste ano, teremos Under The Waves da Parallel Studios e Lysfanga The Time Swift Warrior da Sand Door Studio, os dois também franceses como a Quantic Dream, sendo que ainda há outro jogo a ser desenvolvido neste momento, Dustborn, do estúdio norueguês Red Thread Games.

Relembro que a Quantic Dream foi adquirida pela NetEase, a editora chinesa que já detinha uma posição minoritária no estúdio francês desde 2019, sendo que, no ano passado, acabou por o adquirir na totalidade, mas deixando claro que o estúdio iria continuar a operar de forma completamente independente sob a liderança de David Cage e Guillaume de Fondaumière.

Artigo anteriorPodcast: 4 Bits de conversa #66 – As reacções ao Summer Game Fest 2023
Próximo artigoShowcase – Day of The Devs
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.