Depois de duas décadas fora da indústria dos videojogos, a Acclaim está de volta. Famosa nos anos 1990 por publicar franquias icónicas como Turok, Mortal Kombat e Shadow Man, a empresa renasce com uma nova abordagem. Desta vez, pretende evitar os erros do passado, apostando em clássicos e apoiando equipas independentes no desenvolvimento de novos lançamentos.

Durante a sua trajetória original, a Acclaim não só criou jogos próprios, mas também se destacou ao adaptar franquias populares. Foi a responsável por trazer ao público títulos baseados na WWF, The Simpsons, além de jogos inspirados em bandas desenhadas de sucesso, como Batman, Spider-Man e Wolverine.

A nova gestão da empresa promete experiência e visão estratégica. Embora a lista completa de dirigentes ainda não tenha sido revelada, a Acclaim garante que conta com “veteranos da indústria”, “ícones do licenciamento”, atletas profissionais e figuras lendárias da música. Entre os poucos nomes confirmados está Jeff Jarrett, veterano do wrestling e atual Diretor de Desenvolvimento de Negócios da AEW.

No seu site oficial, a empresa afirma ter como missão “dar poder a desenvolvedores e criadores para levar os seus jogos ao maior público possível”. Para isso, compromete-se a oferecer financiamento, suporte técnico, ajuda na produção e estratégias de marketing.

A nova Acclaim será liderada pelo CEO Alex Josef, que revelou à VentureBeat que está a trabalhar com uma equipa totalmente renovada. Embora a empresa tenha manifestado interesse em explorar o seu vasto catálogo de propriedades intelectuais, ainda não anunciou oficialmente nenhum projeto em desenvolvimento.

Fundada em 1987 por Greg Fischbach, Robert Holmes e Jim Scoroposki, a Acclaim construiu uma forte estrutura de desenvolvimento ao longo da década de 1990. Além dos seus próprios estúdios, colaborou com empresas como a Criterion Games, sendo a responsável por levar os primeiros jogos da série Burnout ao mercado.

Publicidade - Continue a ler a seguir
Artigo anteriorAntevisão: Legacy: Steel & Sorcery (Early Access)
Próximo artigoBeta aberto de Mecha BREAK já disponível na Xbox Series X|S
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.