Mais um ano que se passou desde o lançamento de WWE 2k16, agora o novo jogo da franquia conta com Brock Lesnar para dar a cara ao WWE 2k17, dando as boas-vindas à “Suplex City”. Não é a primeira vez que Brock Lesnar aparece na capa dos jogos da mais conhecida marca de Wrestling. Smackdown: Here Comes the Pain e Smackdown: Shut Your Mouth são os outros títulos em que Lesnar aparece na capa.
Deixemos de falar no passado e vamos falar do presente, pois é, WWE 2k17 já está disponível e veio muito bem acompanhado. Lançado para Playsatation 3, Xbox 360, Playstation 4, Xbox One e PC, o último jogo de Wrestling da 2k Games conta com o maior roster de sempre nos jogos desta modalidade em que podemos escolher um dos 169 lutadores (incluindo DLCs e versões alternativas) das três marcas actuais Raw, Smackdown, NXT, as icónicas Lendas e não esquecendo das maravilhosas Divas. Também podemos contar com 42 emblemáticos cintos de campeão. Para além dos lutadores que estão em DLC podes adquirir o Goldberg Pack, que contém a personagem de Goldberg e duas arenas da WCW.
Conhece as Superstars e os futuros DLCs:
Quando chegamos ao menu principal do jogo notamos logo falta de algo e talvez seja maior novidade de WWE 2k17. Neste jogo não existe modo 2k Showcase, um modo onde percorríamos a história de um ou vários lutadores, nomeadamente o que aparece na capa até ao auge da sua carreira. O motivo que levou à decisão de remover este modo foi porque seria muito difícil, dizendo até impossível de recriar a história de Brock Lesnar e não ser viável ao jogo. A 2k Games diz que houve várias tentativas, mas todas sem o sucesso pretendido e com isto o estúdio preferiu dedicar-se exclusivamente aos outros modos existentes no WWE 2k17, WWE Creation, My Career e WWE Universe.
https://youtu.be/Q3Tb_9nyKUU
WWE Creation
Queres um lutador igual a ti? Vais conseguir com toda a certeza, no WWE 2k17 o modo de criação é possível modificar praticamente toda a aparência do teu personagem até ficar como tu idealizaste. Podemos dizer que, se és um perfeccionista quando crias o teu lutador, vais perder muitas horas neste modo, pois tens uma lista infindável de cabelos, barbas, cicatrizes, roupas, acessórios entre tantas outras coisas que possas escolher. Para além do físico também podemos customizar o lado psicológico do teu lutador por exemplo se és mais respeitador ou não, se és mais agressivo ou mais disciplinado entre outras vertentes psicológicas, como no antecessor WWE 2k16. Depois do personagem criado, podemos configurar os movimentos para os combates. Aqui podes escolher um “template” de um lutador já existente caso não tenhas muita paciência, ou caso tenhas podes fazer o move-set com os teus movimentos favoritos onde podes e deves já ter uma estratégia em mente. Passando agora para a criação de entradas não houve grandes alterações mas não deixa de estar muito bom, caso queiras ter uma entrada ao teu próprio estilo, como já fomos habituados desde há muitos jogos anteriores desta saga temos o modo de criação avançada, mas para quem não conhece, neste modo de criação podemos escolher os movimentos na entrada, que são baseados nos lutadores conhecidos e outros movimentos genéricos, nos diferentes pontos da arena, como na entrada do palco, na rampa para o ringue, na maneira que entras para o ringue e já dentro deste. No modo WWE Creation também podes criar o teu cinto de campeão, o teu próprio show, a tua arena, um vídeo para aparecer no titantron da arena e a celebração de vitória.
[slideshow_deploy id=’30188′]
My Career
Este modo de jogo é a tua história, tu trilhas o teu próprio caminho com os resultados dos combates e decisões que tomas durante este modo, como por exemplo as Promos ou as entrevistas que fazes. Aqui tu começas como um lutador da NXT em que recebes formação com ex-lutador Albert e dependendo do que foi referido há pouco o teu sucesso varia, se tiveres bons resultados conseguirás subir na carreira e lutar pelo maior prémio da WWE, o WWE World Heavyweight Championship. Durante o percurso da tua história tens desafios para poderes impressionar o vice-presidente executivo de talentos, Triple H, podendo assim fazer parte ou estar contra esta equipa.
[slideshow_deploy id=’30192′]
WWE Universe
Se sempre tiveste inveja do poder Vincent Mcmahon, dono da WWE, este modo é para ti. Aqui podes planear os os espetáculos semanais de RAW, Smackdown e NXT, criando rivalidades entre os lutadores e podes utilizar o novo motor de Promos que permite que os lutadores expressem os seus pensamentos e emoções para o este modo e para o My Career. Outra novidade neste modo é a existência de novas cut-scenes, oferecendo uma realidade aumentada.
[slideshow_deploy id=’30194′]
Jogabilidade
Outra novidade que tu vais sentir comparando com os jogos anteriores é a jogabilidade. A 2k Games inovou o sistema de jogo passando do modo arcade para simulação. Por exemplo vais sentir que o rendimento da tua personagem vai se perdendo ao longo do combate, há técnicas de submissão que podes controlar a intensidade da manobra ou outras que afectam os dois braços e tu podes escolher em qual deles aplicar mais força. Em termos de realismo o jogo está sublime e muito bem pensado, mas realismo este que torna o jogo um pouco mais complicado. Em relação às esquivas, corresponde bem à ordem dos comandos, mas precisas de estar atento quando chega o momento certo. Tens de ter também atenção quando crias a tua personagem, porque tens pontos de atributos onde a esquiva aparece para evoluirmos, quanto mais evoluída estiver, a probabilidade de te esquivares aumenta. A parte menos boa da jogabilidade está na movimentação dos lutadores, durante gameplays verificámos que em locais com menor movimentação possível vemos o “efeito fantasma”, efeito este em que uma personagem atravessa o corpo da outra ou até mesmo na saída do ringue atravessamos as cordas.
Gráficos
No que toca ao grafismo, WWE 2k17 está muito bem concebido as personagens estão cada vez mais parecidas com a realidade, em algumas entradas ficamos confusos por momentos se estamos a ver o lutador real ou não, as proporções do corpo estão aperfeiçoadas relativamente ao jogo antecessor, os pormenores nas entradas estão muito bem feitos, com a movimentação dos lutadores bastante fluida.
Música
Sendo um fã de Wrestling “Old School” uma das primeiras coisas que fiz foi mudar a Playlist que passa nos menus para as músicas de entradas dos lutadores que marcaram a minha juventude enquanto fã de WWE, porque a meu ver, a playlist que está a tocar não se adequa a wrestling. ATENÇÃO!! Não estou a dizer que as músicas são más simplesmente não consigo arranjar ligação entre elas com a modalidade do jogo. Se forem da mesma opinião que eu para alterarem a playlist para as músicas dos vossos lutadores preferidos basta irem ao menu Options – Music Jukebox e escolhes as músicas que queres ouvir.