Bastante mais ambicioso do que o seu irmão mais novo, New Style Boutique 2 – Fashion Forward, um exclusivo para a família de consolas Nintendo 3DS, faz as delícias dos aficionados da série, e torna-se no título perfeito para quem quer experimentar tudo o que a saga tem para oferecer. E olhem que é muita coisa.

Mais Opções = Mais Diversão

Desde o primeiro jogo (Nintendo presents: Style Boutique, Nintendo DS, 2009) que a premissa principal desta saga, que junta moda aos jogos de simulação, era a gestão de uma loja de roupa. Além da boutique, outros espaços da cidade permitiam às jogadoras alterar os respectivos penteados e maquilhagem, bem como comprar mobília nova para redecorar o seu apartamento. Finalmente, depois de um dia passado a vender fatiotas, havia ainda tempo para concursos de moda, onde podíamos competir a troco de peças de roupa exclusivas.

De uma forma ou de outra, nada disto mudou. Contudo, nesta terceira entrada da saga, a Nintendo resolveu alargar opções e deixar que passemos a ter um papel muito mais activo no jogo. Além de sermos donas da tal boutique, desta feita podemos ainda assumir o papel de cabeleireiras, maquilhadoras, designers de moda e modelos, mais ou menos sempre que quisermos. Sem arriscar demasiado, a empresa nipónica ampliou significativamente o alcance de uma franquia que, apesar de entreter e ter material para horas de jogo, falhava em manter o interesse a longo prazo.

[slideshow_deploy id=’25863′]

Além de terem sido introduzidas mais actividades, foram também introduzidos mais espaços. Se no título anterior (New Style Boutique, Nintendo 3DS, 2012) contávamos onze locais de interesse, agora no mundo de Beaumonde City contamos quinze. E ao fim de quinze horas de jogo, ainda me faltava desbloquear um deles. Nesta secção, a grande novidade é o Caprice Chalet, uma espécie de casa de bonecas/retiro/pousada que podemos decorar com miniaturas de vários tipos e alugar a clientes.

Há ainda mais marcas de roupa que podemos adquirir para depois vendermos na nossa loja, o que significa mais estilos e mais peças de roupa (diz que são cerca de 19 mil no total!!!) – uma das novidades é que agora podemos usar (e vender) brincos. Também há mais penteados e mais kits de maquilhagem. Todas estas adições são desbloqueadas progressivamente; em parte, graças a uma das novas funcionalidades do jogo (e uma das minhas favoritas), Colour Collecting, em que tiramos fotografias para descobrir novas cores no nosso mundo, completando um catálogo que pode depois ser utilizado tanto para cabelos como para maquilhagem.

Simulação e Repetição

Uma das características essenciais dos jogos de simulação é o seu carácter repetitivo. Naturalmente, esta repetição tem de ser equilibrada com o desbloqueamento de novas funcionalidades, de maneira a manter o interesse de quem tem o comando na mão. Nos primeiros dois títulos da série, este era um dos pontos fracos. Depois de um início moroso, em que tudo parecia ser desbloqueado demasiado devagar, caía-se num vazio em que a única coisa que ficava por desbloquear era mais vestuário. Nada de particularmente aliciante, sobretudo depois de desbloquearmos alguns milhares de peças. No entanto, em New Style Boutique 2 – Fashion Forward, há muito mais harmonia entre esta repetição e o que temos à nossa espera para desbloquear. A ajudar a isto está o facto de o jogo funcionar em tempo real. Com os dias a passarem muito mais devagar do que antes, temos muito mais liberdade para passear e aproveitar efectivamente tudo o que o jogo tem para oferecer com calma. Assim, também perdemos a tentação perigosa de ver que roupas estarão disponíveis no dia seguinte no Exhibition Hall (o armazém onde abastecemos a nossa loja), já que o stock disponível diariamente é muito maior.

Ainda assim, no que toca à dimensão dramática, a saga mantem-se superficial e pouco interessante. Isto fica bem ilustrado desde início, já que o jogo começa com uma cena absolutamente surreal, que mistura relações familiares e realidades paralelas, algo que poderá facilmente confundir os jogadores mais novos. Apesar de se mostrarem ligeiramente mais variadas que no título anterior, as personagens são, na sua grande maioria, ocas e os diálogos tão irrelevantes que não precisam de ser lidos. Infelizmente, num título que podia ser pioneiro na forma como trata as tipificações de personagens femininas, a Nintendo volta a adoptar um conservadorismo despropositado, alimentando esterótipos femininos em que a aparência assume um papel fundamental na vida de mulheres e raparigas em detrimento de outro tipo de realizações pessoais como, por exemplo, realização profissional – isto apesar de encarnarmos uma mão cheia de profissões. Também é de notar o desparecimento da possibilidade de vestir personagens masculinas. Ainda assim, o facto de as personagens invadirem os ecrãs sempre com uma abordagem positiva é de louvar.

amiibo e Items Exclusivos

Tendo sido lançado no final do ano passado, New Style Boutique 2 – Fashion Forward inclui compatibilidade com figuras amiibo. Certas figuras podem ser utilizadas para desbloquear peças de roupa exclusivas e novos clientes. No Salão de Jogos, utilizámos a Samus (armadura Zero), a Isabelle e o Kirby para desbloquear um arrojado par de botins metalizados, uma t-shirt com um amoroso colete verde axadrezado e uma mala com a cara da nossa personagem cor-de-rosa preferida. À data desta review, a Nintendo listava no seu site oficial 26 figuras compatíveis com o jogo.

Conjunto Completo

New Style Boutique 2 – Fashion Forward é um jogo completo, divertido e um título essencial para quem gosta de um bom jogo de simulação. Recheado de pequenas surpresas e possibilidades (praticamente) infinitas, é a prova de que a Nintendo continua a sua aposta em criar jogos para quem gosta de dar asas à imaginação. E, claro, é a opção perfeita para amantes de moda e para quem sempre sonhou em ter a sua loja de roupa.

O-Salao-recomenda-New-Style-Boutique-2

Nintendo presents: New Style Boutique 2 – Fashion Forward está disponível em exclusivo para a família de consolas Nintendo 3DS em formato físico e na Nintendo eShop, e também numa Edição Especial que inclui uma New Nintendo 3DS com uma cópia do jogo pré-instalada, elegantes capas decorativas brancas e um código de download de um tema para o Menu HOME da Nintendo 3DS. Os mais curiosos podem fazer o download gratuito da demo através da Nintendo eShop.