Developer: Digital Legends Entertainment, BlitWorks
Plataforma: Nintendo Switch, Android, iOS
Data de Lançamento: 30 de março de 2021

Devo confessar que quando se tratam de jogos de tiro em que temos de ser 100% precisos na mira para acertar nos adversários tenho algumas dificuldades, a não ser que estejamos a jogar no PC e tenhamos aquela precisão do rato. A verdade é que ter uma grande precisão com o analógico é algo que não me assiste, e embora existam jogadores que até se dão bem com isso, existem muitos mais que isso não acontece.

Não me interpretem mal, não é que eu não acerte nos adversários, porque isso até é simples, o problema é nos momentos em que tens de fazer um headshot, porque aí é quase sempre o adversário que leva a melhor, a não ser que estejamos a falar de jogos onde podemos ter uma bela sniper e podemos estar acampados, e então é como fazer tiro ao boneco.

Caso vocês sejam aqueles jogadores que passam a vida a jogar o multiplayer de Call of Duty ou Counter Strike, provavelmente não vão achar grande piada a Afterpulse devido à sua facilidade e ajuda na sua jogabilidade. Por outro lado, se forem daqueles jogadores mais casuais e que não precisam de ser extremamente precisos na hora de atirar no outro jogador, então vão sentir-se como peixe na água quando pegarem no jogo.

Embora Afterpulse seja um jogo acabadinho de chegar à Nintendo Switch, não é um jogo novo para grande parte dos jogadores, pois já havia sido lançado para Android e iOS. É um jogo free-to-play lançado em 2017 e tem levado várias actualizações e melhoramentos ao longo destes 4 anos. Além do mais, é um jogo cross-play e cross-platform, o que torna tudo ainda mais interessante, já que tem a possibilidade de manter o vosso progresso e continuar com todo  vosso armamento caso adquiram esta versão para a Nintendo Switch que, obviamente, oferece melhorias no aspecto de jogabilidade e de hardware.

O jogo foca-se essencialmente na componente online, mas com alguns modos multiplayer que vão desde jogarmos em equipa, como nos modos todos contra todos. No fundo são mecânicas e ideias simples, em que o importante é compreenderem o tipo de equipamento que estão a usar e aquele que melhor se adequa ao vosso estilo de jogo. Neste shooter com vista em terceira pessoa, o vosso equipamento é extremamente importante, já que conforme o tipo de equipamento o vosso personagem pode ficar mais rápido a movimentar-se ou mais lento, assim como o tipo de arma que estão a usar faz diferença na jogabilidade. É importante terem em atenção que as mecânicas que existem no telemóvel são as mesmas da versão Nintendo Switch, por isso, continuamos sem ter a possibilidade de agachar ou fazer cover, logo, é um jogo onde vão morrer, mas também matar muito, sejam vocês excelentes jogadores, ou jogadores iniciantes.

O objectivo do jogo não foge do habitual, e terão de matar todos os inimigos que se metem à vossa frente. Para isso podem usar duas armas e granadas, e no caso das armas existem de diversos tipos, mas, acima de tudo, devem ter em atenção as suas características no aspecto do dano, cadência de tiro, precisão, estabilidade, alcance, quantidade de munição e o peso. Para terem uma ideia daquilo que vão ter a possibilidade de usar, vai desde semiautomáticas, lança-granadas, metralhadoras, pistolas, isto é, um pouco de tudo o que existe nos shooters. Acreditem, a escolha é bastante grande.

Paga-nos o café hoje!

Já o equipamento para se protegerem, está dividido em três partes: a cabeça onde podem usar capacetes, bonés, máscaras e óculos, a armadura da parte de cima ou colete como preferirem (e aqui existem dos mais diversos tipos), e, por último, as calças. Aqui também é importante terem em atenção a dois pontos: o peso de cada um dos equipamentos e claro a armadura do mesmo. Outro ponto importante é os equipamentos terem conjuntos e com isso ganharem bónus, ou seja, caso tenham 2 peças de um determinado conjunto ganham bónus por isso, caso tenham as 3 peças ganham bónus ainda maiores.

Além de tudo isso, algo bastante interessante é a possibilidade de podermos melhorar as armas e os equipamentos, sendo que isso é feito em várias etapas. Todos os equipamentos têm estrelas (como se isso fosse o seu rank), depois também tem níveis, e sempre que chegam ao seu nível máximo é possível aumentar o seu rank; e isso vai acontecendo sucessivamente até chegarem ao rank máximo; além de ser uma maneira de o jogador não perder o seu equipamento preferido e armas preferidas.

Ao contrário de muitos jogos que oferecem apenas eventos semanais ou de fim de semana, Afterpulse tem desafios diários, o que ajuda os jogadores a quererem voltar todos os dias, de modo a receberem prémios e com isso melhorar o seu personagem. Provavelmente estão a perguntar que tipo de prémios, pois bem, como a maioria dos free-to-play, este é um jogo em que podem comprar equipamentos em lojas, assim como melhorar os equipamentos que já possuem. Por isso, os prémios servem essencialmente para obterem ouro e materiais de forma a poderem ir melhorando o vosso personagem. Para aqueles que não têm grande paciência para esperar, também podem comprar ouro com dinheiro real, o que vos levará depois a conseguirem adquirir um pouco de tudo na loja do jogo.

Quanto aos jogadores que adquirirem esta versão da Nintendo Switch, também adquirem o Nintendo Switch Fast Pass, ou seja, é uma pequena e grande ajuda que equivale a cerca de 100€ de bónus em diversos conteúdos como armas de rank 5, equipamento de rank 5, 5 baús, 750 em ouro, um boost de 100% em experiência, um boost de 100% em dinheiro, boost de 10% em ouro e o calendário de recompensas diárias. Isto oferece aos novos jogadores no jogo uma boa maneira de conseguirem ir subindo de nível bastante mais rápido, e, com isso, terem a possibilidade de competir contra jogadores que já sejam mais experientes no jogo.

A versão Nintendo Switch comporta-se muito bem e agradará aos jogadores que até gostam de shooters, mas que sentem que não são assim muito ágeis a jogá-los. O auto aim será uma ajuda preciosa que vos fará parecer um autêntico rambo, excepto com o personagem a andar, porque aí muitas vezes parece que está a deslizar no gelo. No entanto, é uma questão visual e não afecta o jogo em si. Diria que em termos gráficos o jogo está bastante bonito, com boas texturas, diversos mapas e todos eles com boa qualidade visual. É o equivalente ao jogo a correr nos telemóveis topo de gama, mas que tendo os joy-cons para nos ajudar, torna-se bastante mais confortável jogar nesta plataforma em comparação com as mobile.

Obviamente que nem tudo é perfeito neste jogo, até porque não agradará aos jogadores que gostam de jogos mais virados para a simulação, e neste caso nem é possível desligar o auto aim. Por outro lado, caso sejam daqueles jogadores que gostam de conhecer bem os mapas antes de irem para batalhas online, o modo de treino permite-vos isso, o problema é que a I.A. dos bots não oferece qualquer dificuldade, tornando-se bastante desinteressante jogar este modo.

Afterpulse é uma boa entrada na Nintendo Switch, oferecendo uma alternativa em relação aos jogadores do mobile, além disso o Nintendo Switch Fast Pass é uma óptima adição para os jogadores da consola portátil. É uma escolha interessante para todos aqueles jogadores que gostam de jogos competitivos e divertidos mas que não obriga a serem verdadeiras máquinas de guerra.

Deixa um comentário