Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 5 de novembro de 2021

Desde o seu lançamento em Março de 2021 que Animal Crossing New Horizons tornou-se num dos maiores sucessos da Nintendo Switch. Além disso, serviu para diversas empresas fazerem marketing dos seus produtos, e algumas bandas usaram o sucesso do jogo para lançarem músicas, e até políticos fizeram campanha no jogo da Nintendo.

Durante este ano e meio, a Nintendo foi lançando diversas actualizações gratuitas para o jogo, oferecendo sempre novos conteúdos aos jogadores, muitas delas relacionadas com as estações do ano, ou mesmo eventos que foram acontecendo, como festividades bem conhecidas por este mundo fora. Com a última actualização, a 2.0 (que mais uma vez é gratuita), chegou também uma expansão, Happy Home Paradise, que podem adquiri-la na eShop e ficará vossa para sempre ou através do Pack de Expansão do Nintendo Switch Online, e neste caso podem jogá-lo enquanto tiverem a subscrição activa.

Com esta expansão vocês ganham um emprego, uma espécie de arquitecto de decoração, que terá de satisfazer os clientes a partir de uma conversa com eles, onde cada um nos dá uma ideia dos seus gostos, e nós teremos de modelar a sua casa de férias, para lhes oferecer uma férias e sonho.

Esta ideia de nos oferecer conteúdo para aqueles momentos em que não sabemos mais o que fazer em Animal Crossing (se é que isso alguma vez acontece) foi muito bem implementada pela Nintendo, já que somos apresentados a uma empreendedora chamada Lottie que nos oferece o emprego de decorador na sua pequena empresa que fica situada numa ilha perto da nossa. Para lá chegarmos, teremos de apanhar o avião no pequeno aeroporto da nossa ilha, e assim podermos iniciar o nosso trabalho.

A partir daí abre-se um novo horizonte de passarmos o tempo no jogo, já que tudo depende da nossa imaginação. O processo é bastante simples, primeiro temos de arranjar um cliente, e isso acontece falando com os visitantes que encontramos na ilha de Lottie, e depois eles indicam-nos os seus gostos e os itens essenciais que necessitam ter (costuma ser 2 ou 3), e a partir daí, toda a decoração da casa de férias é ao nosso gosto.

Começamos por escolher um local apropriado para eles passarem férias, isto é, uma das ilhas que fazem parte daquele arquipélago, e depois de viajar para lá, é começar a decorar tudo e mais alguma coisa ao nosso gosto. Algo também importante a ter em conta, é que embora tudo esteja no mesmo arquipélago, podem alterar as estações do ano de cada uma das ilhas, como se de uma decoração se tratasse. Quanto às alterações que podem fazer dentro das casa, são as habituais, como aumentar o seu tamanho, mudar o chão, paredes, e depois a mobília e os objectos que pretendemos, entre outras coisas. Também podem colocar elementos na parte exterior da casa, como a vedação da casa, cadeiras, objectos etc; tudo o que acharem necessário para deixar o cliente satisfeito e que vos encha as medidas. É também interessante notar que enquanto vamos progredindo, vão-nos dando novas opções, fazendo o jogador querer sempre ir progredindo, para saber o que se segue.

Paga-nos o café hoje!

Depois das casas estarem remodeladas temos sempre a feedback dos clientes, que nos indicam se ficou agradado ou não. Além disso, uma nova aplicação será adicionada ao smartphone, Happy Home Network, onde ficam armazenadas as fotos que tiraram da casa remodelada ao lado do cliente, de forma a terem um portfólio das vossas criações. A partir dessa aplicação também podem fazer viagens rápidas para os locais que já remodelaram, que poderão fazer alterações novamente, como para falar com os clientes.

É importante ressalvar que existe uma enorme diversidade de itens para mobiliar as casas, algo que não estávamos habituados a ter no jogo desta forma. Além disso, para os maníacos das limpezas, agora existe uma nova opção onde podemos limpar a casa e os objectos, deixando-os a cintilar de tal maneira que até “piscam” de tanto brilho. Para quem gosta de mobilar e de fazer alterações em casas isto é um autêntico paraíso, e não é por acaso que este novo arquipélago se chama Paradise Planning.

Tal como acontece em qualquer trabalho, também vão ser remunerados, e se acho muito bem essa parte, não gostei tanto de não recebermos em Bells, mas sim em Poki, a nova moeda de Happy Home Paradise. A razão desse meu desagrado é que as Bells apenas se podem gastar no jogo original, e as Poki na expansão, perdendo assim um pouco a piada de ir trabalhar para adquirirmos dinheiro para juntar e aumentar a nossa casa por exemplo, pelo menos serve para comprarem itens na loja da Lottie e depois levarem para a vossa casa ou para a vossa ilha.

Diria que para os fãs de Animal Crossing New Horizons, Happy Home Paradise é uma incrível adição, e até para aqueles que possam ter deixado o jogo de lado durante um tempo, é um bom incentivo para voltarem a jogá-lo.