Developer: CAPCOM
Plataforma: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC
Data de Lançamento: 26 de janeiro de 2024

Esta é a altura ideal para ter a coleção toda desta série. Depois de ficar disponível no Game Pass o Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy, agora é a vez de Apollo Justice: Ace Attorney Trillogy chegar a todas as plataformas. Eu que andava a jogar a trilogia de Phoenix Wright no Game Pass, não poderia ficar mais contentes de ter a oportunidade de jogar esta trilogia e fechar a série.

O estúdio de desenvolvimento utilizou o RE Engine para recriar os jogos com gráficos melhorados, adaptando-os a novas plataformas e mantendo todo o estilo visual dos jogos originais. A utilização deste motor gráfico faz-me acreditar que facilmente veremos a franquia a ganhar um novo fôlego e talvez tenhamos um novo jogo para breve.

Com Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy, é introduzida uma nova personagem principal na série, mas os três jogos da nova compilação seguem o mesmo padrão dos seus antecessores. O jogador é um advogado que tem de investigar certos crimes e defender os seus clientes inocentes num tribunal. Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy inclui os catorze episódios de Apollo Justice: Ace Attorney, Phoenix Wright Ace Attorney: Dual Destinies e Phoenix Wright Ace Attorney: Spirit of Justice, mas também dois episódios extra que foram lançados como DLC. Ao possuir ambas as compilações, terá acesso a todo o conteúdo lançado na série principal Ace Attorney, e podem desfrutar de mais de 90 horas de gameplay.

Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy apresenta uma série de novos recursos, incluindo 1080p atualizado e aprimorado, animações mais suaves, proporção de aspecto 16:9 e uma interface de usuário recém-criada para tamanhos de tela modernos. Tanto advogados novos quanto antigos podem explorar o cenário jurídico sem esforço com o recurso Back Log para revisitar casos para que nenhum diálogo seja perdido. Além disso, os jogadores agora podem escolher começar ou revisitar qualquer jogo, capítulo ou seção da coleção.

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No entanto, o ponto alto é a inclusão do Animation Studio. Este extra permite aos jogadores soltarem a criatividade ao manipular gestos, dobragens, animações e cenários de personagens dos jogos Ace Attorney 4 ao 6. Podem ainda utilizar o efeito Chroma Key, abrindo caminho para edições de vídeos e memes, tornando-se uma ferramenta valiosa para criadores de conteúdo. A adição do Animation Studio não apenas encanta, mas também promete ser uma fonte inesgotável de diversão.

Destacando-se ainda mais, a trilha sonora retorna em grande estilo, permitindo aos jogadores escolherem as músicas dos menus, incluindo a impactante Orquestra de Aniversário de 15 anos da franquia, com versões orquestradas de temas conhecidos dos seis jogos. A tradição de aniversário se estende com dois novos remixes exclusivos, apresentando os temas de Apollo e Trucy. Uma verdadeira celebração para os fãs da série Ace Attorney.

As outras novidades prendem-se com o modo de leitura, que progride automaticamente a trama e elimina todos os elementos de gameplay. Em contrapartida, isso também gera o bloqueio de algumas conquistas (inclusive na Switch), então é preciso ficar atento caso você goste de colecionar troféus. E ainda uma biblioteca onde vão poder explorar a arte que dá vida às histórias do tribunal com mais de 400 peças de arte, ilustrações e recursos visuais de Ace Attorney .

Os jogos são todos construídos sobre a base sólida introduzida no original Phoenix Wright: Ace Attorney para Game Boy Advance e Nintendo DS. O primeiro título da coleção, Apollo Justice: Ace Attorney, introduz um novo protagonista na forma de advogado de defesa recém-formado Apollo Justice. Curiosamente o seu primeiro caso é precisamente para defender o seu mentor Phoenix Wright, e uma grande parte da narrativa é sobre como ele aprende a safar-se sozinho e ganha o reconhecimento do seu mestre.

O jogo foi o primeiro Ace Attorney desenvolvido do zero para a Nintendo DS, e isso é evidente nas muitas maneiras como o jogo tenta utilizar os recursos exclusivos do portátil de sucesso, mas infelizmente isso não muda que a parte da jogabilidade mais forense, por assim dizer, de encontrar impressões digitais, encontrar padrões de sangue, entre outros, não seja minimamente desafiadora ou mesmo divertida.

No geral, Apollo Justice não está à altura dos capítulos seguintes. Tal como acontece com Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy, os fundos 2D animados parecem um pouco planos e artificiais quando esticados até 1080p, e a história de 20 horas leva muito tempo para realmente entrar em ação.

Felizmente, as coisas melhoraram muito nos jogos subsequentes, Dual Destinies e Spirit of Justice, que foram lançados originalmente para a Nintendo 3DS. Os fundos são menos confusos, e as personagens vibrantes não perderam o mínimo de brilho na transição de sprites para modelos 3D. Os jogos são significativamente mais longos do que os seus antecessores, cada um contendo cinco capítulos longos e um episódio DLC extra.

O quinto capítulo, Dual Destinies, é em todos os sentidos um retorno à antiga glória, simbolizada por Wright, e por este estar de volta à posição de defesa, onde agora divide as suas funções com Apolo. Mas são os novos personagens, o “pateta alegre” detetive Fulbright e o estudante de direito Robin Newman que são o grande destaque . O elenco de personagens tem um pouco mais de profundidade do que antes, e talvez por isso, o jogo introduz uma nova assistente na forma da psicóloga / advogada Athena Cykes e a sua pequena parceira de IA Widget. Ao ativar o chamado Mood Matrix, Cykes pode analisar as emoções das testemunhas e encontrar contradições nos seus depoimentos. Esta mecânica adiciona variedade aos desafios e o que nos faz agarrar ao jogo até ao fim.

Spirit of Justice, o último jogo da coleção, move a ação para um novo cenário, especificamente o reino de Khura’in, localizado num sitio remoto entre a China e o Nepal. Phoenix Wright visita o país como turista, mas rapidamente entra em modo advogado de defesa, quando o seu guia, Ahlbi Ur’gaid, é preso por assassinato. Devido à localização, ao regime, e crenças deste reino, Wright vai perceber rapidamente que os julgamentos se desenrolam de uma forma “um pouco diferente” do que está habituado até envolvendo memórias sobrenaturais em vez de provas e testemunhos.

Isto resulta nma nova mecânica de jogabilidade chamada Divination Séance, permitindo que tenhamos acesso às últimas memórias das vítimas do assassinato. Os insights em si raramente são falhos, mas as interpretações da acusação são, e por isso cabe a Wright e à sua equipa, trazer clareza às visões nebulosas, apresentando provas e apontando contradições. É talvez o jogo mais sólido e sem nenhum ponto a apontar.

Apesar de tudo, e destas duas trilogias que sairam recentemente, a CAPCOM já assegurou que não vai viver no revivalismo dos jogos antigos. Numa entrevista à 4Gamer, Kenichi Hashimoto, o produtor desta trilogia de Apollo Justice, afirmou que a franquia “não vai parar”. O COO da CAPCOM, Haruhiro Tsujimoto, já havia mencionado anteriormente que Ace Attorney está indo “excepcionalmente bem” globalmente. Portanto, é de antever que a franquia vá continuar e agora dar um salto para a nova geração.

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Apollo Justice: Ace Attorney Trilogy vale sobretudo pela compilação de jogos e pela imensa colecção de arte, das versões orquestradas dos temas do jogo e pela adaptação aos tempos modernos. A franquia é reconhecida pelo seu humor refinado, pela sua jogabilidade simples e eficaz, desafiadora e dinâmica, e isso, está completamente intacto nesta trilogia. Poderá não ser fundamental para quem já tem todos os jogos, mas indispensável para quem quer entrar agora na franquia.

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Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.
analise-apollo-justice-ace-attorney-trilogy<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">As histórias e o sentido de humor</li> <li style="text-align: justify;">Uma boa variedade de mecânicas e evoluções tecnológicas</li> <li style="text-align: justify;">A disponibilidade em todas as plataformas</li> <li style="text-align: justify;">A quantidade de extras, desde a banda sonora até ao Animation Studio</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Não existe um salto qualitativo tão assinalável para aqueles que já têm os jogos</li> </ul>