Developer: Spiderling Studios, Ultimate Games
Plataforma: Nintendo Switch, PC, Xbox Series X|S, Xbox One
Data de Lançamento: 12 de setembro de 2024
Existem jogos que, embora simples e originais, conseguem ser verdadeiramente incríveis. É o caso de Besiege, desenvolvido pela Spiderling Studios, e uma pequena obra-prima que combina criatividade, estratégia e física num ambiente medieval. O jogo chegou em 2020 ao PC e agora chega finalmente à Nintendo Switch, depois de já ter dado entrada na Xbox há uns meses atrás.
O foco do jogo está no seu gameplay, deixando as narrativas profundas e os enredos para outros jogos. O principal objetivo é simples: construir engenhocas mecânicas para cumprir missões específicas, que vão desde destruir estruturas, eliminar inimigos, resolver puzzles e até transportar objetos. Cada nível apresenta uma tarefa diferente, desafiando os jogadores a adaptarem as suas máquinas às situações apresentadas.
Algo que é cativante desde os primeiros níveis é o ambiente do jogo, simples, bonitos e com um estilo artístico medieval que consegue chamar a atenção. É um jogo para puxar pela criatividade e pela mente, já que não existe uma maneira certa de completar os níveis, onde cada um pode criar a sua máquina – ou engenhoca, se preferirem – da maneira que pretender, desde que consiga concluir o objetivo que é proposto no nível. Obviamente que existe sempre aquela mistura de diversão e frustração, mas isso faz parte da experiência.
O sistema de construção de Besiege é o seu core, com mais de 70 peças diferentes disponíveis desde o início. Temos liberdade total para criar máquinas em que o limite é a nossa imaginação, e as opções incluem rodas, engrenagens, canhões, lançadores de fogo, asas para voo, entre outros. Cada peça tem uma função única, o que encoraja o pensamento estratégico, a experimentação e a tentativa de combinações inovadoras.
Outro ponto interessante, é como a interface de construção na Nintendo Switch é simples e intuitiva, especialmente em modo portátil graças ao suporte para ecrã tátil. A interação com os menus e a colocação de peças estão incrivelmente optimizadas quando usamos o touch screen, e diria que é até a melhor maneira de jogar, já que embora seja fácil jogá-lo com os Joy-Cons ou com o Pro Controller, a verdade é que nunca se é tão preciso.
O modo campanha do jogo vai oferecendo desafios que vão aumentado a dificuldade e complexidade progressivamente, e é importante que nos consigamos ir adaptando as construções e percebendo o que cada peça nos consegue oferecer. Sendo um jogo onde a física é um ponto fundamental, uma máquina mal projetada é a morte do artista, visto que pode partir-se facilmente a não aguentar o que é pedido. É muito fácil qualquer desses erros acontecerem, por isso é preciso decidir bem na hora de determinar o que é melhor para cada objetivo. Ou seja, se nos pedem para transportar algo, o melhor é criar uma máquina simples, leve e de fácil movimentação. Já no caso da destruição de muralhas e estruturas, o melhor é criar uma máquina reforçada com peças que a façam aguentar todos os impactos.
Além da campanha com mais de 50 níveis, Besiege oferece um modo sandbox que nos dá total liberdade. Aqui, não há objetivos específicos, o que nos permite criar as máquinas mais extravagantes e testar as suas ideias mais malucas sem qualquer pressão. Este modo é perfeito para quem gosta de explorar as possibilidades do jogo sem limitações, e, acreditem que se conseguem coisas verdadeiramente hilariantes.
Mas nem tudo é perfeito na versão da Nintendo Switch, porque se por um lado o touch screen é uma mais valia em comparação com as versões do jogo para outras plataformas, a ausência de um modo multiplayer na consola é uma pena, dado que a versão PC permite fazer PVP online e até jogar em modo cooperativo online e em Lan.
O estilo gráfico é simples, mas bonito, Como disse anteriormente, temos uma estética medieval estilizada, com uma paleta de cores sóbrias e ambientes compostos por estruturas de pedra, madeira e metal. Embora os gráficos não sejam incríveis, a verdade é que são eficazes para o estilo que o jogo propõe. A destruição das máquinas e dos cenários está especialmente bem feita, com partículas e destroços a voar pelo ar sempre que uma máquina cumpre o seu objetivo de forma explosiva.
A parte sonora do jogo complementa tudo o resto de forma subtil, mas sem ser excessivamente intrusiva. A música é discreta, criando uma atmosfera medieval sem roubar o foco da ação, e som das máquinas a trabalhar, as explosões e os estrondos das construções a desmoronar estão muito bem feitos, contribuindo para aumentar a imersão do jogo.
Besiege foi um jogo que me surpreendeu bastante pela positiva, embora já o tivesse testado no PC e o tivesse achado verdadeiramente interessante. Curiosamente, foi na Nintendo Switch que fiquei mais agarrado a ele, ao perceber como é um jogo verdadeiramente criativo com um ambiente único. Para quem gosta de desafios e de testar a sua imaginação e criatividade, este é um jogo que não podem perder.