Developer: TAITO e ININ Games
Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4
Data de Lançamento: 19 de Novembro

Um dos jogos mais conhecidos e jogados no final dos anos 80, e início dos anos 90, era Bubble Bobble, um jogo onde dois pequenos dragões – Bub e Bob – cuspiam bolhas para aprisionar inimigos; e depois destes estarem aprisionados eram destruídos quando o jogador tocasse nessa bolha, fazendo-a rebentar. Além de ser extremamente divertido e desafiante, ainda tinha a oportunidade de ser jogado em modo cooperativo com amigos, o que tornava tudo ainda mais divertido.

No final do ano passado, a TAITO e ININ Games lançaram Bubble Bobble 4 Friends, um jogo que trazia a alma de Bubble Bobble, oferecendo aos jogadores mais velhos uma imensa nostalgia, porém, deixou um amarguinho de boca, isto é, o jogo era extremamente competente, mas infelizmente o conteúdo não era muito, já que tinha poucos níveis e poucos modos de jogo.

Passado aproximadamente um ano, chega agora Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!, que oferece aos jogadores exatamente aquilo que eles queriam, a adição de novos níveis e novos conteúdos, sendo que com tudo isto, ficamos com um jogo robusto, competente e completo. Convém referir que os jogadores que tinham a versão antiga não têm de se preocupar, já que vão receber uma atualização totalmente gratuita que adicionará todos os novos conteúdos.

Para quem tem menos de 25 anos, provavelmente pouco ou nada ouviram falar deste jogo. Até são capazes de se lembrar de Bub e Bob de Puzzle Bobble, mas não do jogo original. Neste novo jogo, o conceito do jogo original permanece o mesmo, mas com gráficos melhorados. Teremos então Bub e Bob que, para derrotar os inimigos, cospem bolhas e mais bolhas. Tudo isto se passa num cenário de plataformas mas de ecrã fixo, isto é, cada nível tem o seu cenário diferente e este é totalmente fixo, preenchendo todo o ecrã de jogo. Para animar um pouco as coisas – e para variar um pouco –, a cada 10 níveis teremos de enfrentar um Boss em que cada um terá a sua maneira de ser derrotado. Ao todo existem 50 níveis, e quando os completarem a todos, então será desbloqueada uma dificuldade superior que permite repetirem todos os níveis nessa dificuldade.

Além disso, com a chegada de The Baron is Back!, foram também adicionados mais 50 níveis, o que faz um total de 100 níveis, e mais uma vez, quando os completarem, será desbloqueada a dificuldade de nível superior. Para melhorar ainda mais o jogo e trazer mais nostalgia, Baron von Bubbla foi adicionado a este jogo, e para quem não sabe, este é um inimigo que aparece quando estamos a demorar demasiado tempo para ultrapassar um nível; e o que ele tem e especial é que é um inimigo invencível, logo há que fazer os níveis bem rapidinho se não querem ter dissabores. Importante referir que este só estará presente nos novos 50 níveis adicionados.

Paga-nos o café hoje!

O início do jogo é extremamente simples, e os primeiros 25 níveis são de uma facilidade enorme – o que me assustou um pouco – mas a partir daí tudo melhora, e começamos a sentir aquela dificuldade característica do jogo original de 1986. Mesmo os Bosses iniciais não são assim muito complicados desde que apanhemos rapidamente as suas movimentações.

Algo que é importante referir e que não acontecia no jogo original, é a adição de habilidades extras que os nossos personagens passam a ter. Agora, sempre que derrotamos um Boss, ganhamos uma habilidade extra, o que muda um pouco o visual do personagem. Essa habilidade pode ainda ser melhorada, já que elas podem subir de nível. Existe ainda a possibilidade de apanhar letras em alguns níveis, e o objectivo é no fim de cada 10 níveis terem conseguido formar a palavra EXTENDED.

Algo que oferece ainda mais diversão é ter a possibilidade de jogar até 4 jogadores em simultâneo, algo que se recuarmos ao jogo original, só permitia 2 jogadores. Esta opção de cooperação, além de toda a diversão que oferece por jogarmos com amigos, melhora também bastante a nossa performance, já que tudo se torna bastante mais fácil.

Além disso, e para tornar tudo extremamente nostálgico, temos a possibilidade de jogar o original de 1986. E acreditem que aí sim, aí lembrei-me do verdadeiro sofrimento que era quando os inimigos se mexiam de formas que já não me lembrava. Cheguei a morrer nos primeiros níveis, pois não existem paredes para os inimigos, e eles passam por onde querem e isso nos tempos de hoje faz alguma impressão e torna-se inesperado, algo que em 1986 era normal em muitos jogos, logo os jogadores estavam habituados a esse tipo de situação.

Existe ainda o modo de ranking online, e joguem vocês o modo que jogarem, agora o vosso ranking aparecerá online e podem competir com outros jogadores pela melhor pontuação mundial. E quando digo todos é mesmo todos, é até o modo clássico de 1986.
Falando de grafismos, o jogo está bastante bonito. Nota-se que houve um cuidado de melhorar os vários personagens, o visual dos níveis e dos inimigos. Os Bosses também estão bem feitos e divertidos, obviamente que têm de levar isto para o mundo de Bubble Bobble, portanto, não esperem gráficos do outro mundo, mas algo competente e interessante. Já o modo clássico apresenta-se igual ao jogo original, sendo até possível colocar as barras horizontais para imitar os monitores e os televisores da altura. Ao nível de som, as músicas foram criadas novamente, mas sempre com aquela mítica musica que até hoje fica nos ouvidos.

Devo dizer que gostei muito do jogo, fez-me reviver velhos tempos, mas faltou algo que é essencial nos tempos de hoje, ou seja, a possibilidade de jogar com amigos em modo cooperativo online, sendo algo que a maioria dos jogos já oferecem e em tempos de pandemia era algo quase essencial neste jogo.

Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! é divertido, é extremamente nostálgico e consegue com a mesma fórmula dos anos 80 trazer diversão aos jogadores de 2020. A opção de 4 jogadores é muito bem-vinda, ficou apenas a faltar ter essa possibilidade online.

Deixa um comentário