Developer: Nintendo
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 14 de Março de 2019

Provavelmente muitos de vocês ficaram encantados com Captain Toad: Treasure Tracker, e a verdade é que aquela quantidade de quebra-cabeças e de níveis que prenderam os jogadores ao ecrã da Nintendo Switch foram suficientes para convencer a Nintendo a continuar a investir no jogo. Por isso, foi lançado o seu primeiro DLC: Captain Toad: Treasure Tracker – Special Episode; e que nos oferece 18 novos desafios.

Ao adquirirem este DLC irá aparecer-vos um novo livro no canto inferior esquerdo com o nome de “Special”, onde estarão incluídos os 18 desafios. Tal como aconteceu no conteúdo original, os desafios não estão todos desbloqueados, e terão de ir jogando um a um de forma a desbloquear o próximo. Embora na maioria dos níveis o objectivo continue a ser chegar à coroa, agora existem alguns mais diversificados, como é o exemplo de um dos níveis iniciais em que teremos de apanhar cinco coroas, contudo, num tempo limitado. Além disso, continuam a existir os objectivos secundários como o de apanharem os diamantes escondidos nos níveis, e ainda outro objectivo, que por vezes é encontrar alguma coisa, ou descobrir papeis colados nos cenários.

Nestes novos níveis nem tudo é completamente novo – sendo que dos 18 novos níveis apenas 5 são totalmente novos –, os restantes usam os cenários já existentes apresentando um novo desafio. Até vos podia descrever os novos níveis para perceberem as adições, mas a verdade é que perderia toda a piada quando o fossem jogar. No entanto, desta adição gostaria de destacar os níveis onde os Boos são alguns dos nossos problemas, porque além de passarem todo o tempo a tentarem apanhar-nos, temos sempre as lanternas para os afastarmos. E já que falamos em Boos e lanternas, não podemos esquecer que no passado mês de Fevereiro o jogo foi actualizado, e esta opção trouxe a todos os jogadores (pois a actualização é gratuita), a possibilidade de jogar todo o jogo em modo cooperativo de dois jogadores.

Essa actualização veio ajudar bastante neste DLC, primeiro porque existem níveis em que mesmo a jogar em single player vão ter a possibilidade de jogar com dois Toads (os níveis com Boos são um desses exemplos), e acreditem que facilita bastante a nossa vida, pois duas lanternas a apontar para os Boos fazem estes desaparecem bastante mais rapidamente do que apenas com uma lanterna. Depois, tudo o que pode ser jogado em modo cooperativo torna-se sempre mais divertido, e este DLC não é diferente; existem níveis que se tornam bastante mais simples jogados a dois, além de se tornarem mais fáceis, pois podemos dividir o trabalho. O pior que pode acontecer é na disputa da câmera, já que os dois jogadores podem mexer nela, e isso por vezes traz alguns problemas.

É uma excelente adição ao jogo. Captain Toad: Treasure Tracker – Special Episode veio trazer aos jogadores novos desafios e por um excelente preço. Para quem gostou do jogo original, não ficará desiludido. Além disso, ter a possibilidade de jogar em modo cooperativo melhora bastante o jogo. Eu fiquei bastante satisfeito com o conteúdo deste DLC, acredito que vocês também ficarão.