A maioria dos jogos da gama PlayLink para a PlayStation 4 são extremamente divertidos, simples e práticos. Excelente para aquelas tardes de fim de semana quando temos familiares ou amigos em casa e decidimos mostrar a nossa competitividade e, ao mesmo tempo, rirmos uns dos outros. Temos vários exemplos disso, e um dos mais jogados por exemplo aqui em casa, é mesmo o Frantics, pois a grande maioria dos jogos são simples, com uma óptima jogabilidade e super divertidos.

E eis que agora chega Chimparty, cujo principal objectivo prende-se com a competitividade a um nível divertido e ao mesmo tempo onde a socialização é a chave essencial. Teremos quatro modos de jogo: o Jogo de Tabuleiro, o Desafio Individual, o Modo Aleatório e por fim, o Jogo Personalizado.

O Jogo de Tabuleiro tem de ser jogado entre 2 e 4 jogadores localmente, e caso não preencham os 4 jogadores, a inteligência artificial (IA) encarrega-se de preencher o que falta. Aqui, tal como num jogo de tabuleiro, teremos de andar por diversas casas até chegarmos ao sofá que será a meta. Em vez de usarmos dados, teremos de completar diversos mini-jogos onde ganhamos estrelas conforme a nossa performance (4 estrelas para o vencedor, e de 3 a 1 estrelas para o segundo, terceiro e quarto classificado, consoante o mini-jogo e a sua performance). São essas estrelas que servem para andarmos o número de casas das estrelas que alcançamos.

Chimparty | Novo jogo PlayLink já disponível! | PS4

O Desafio Individual segue o mesmo caminho, mas neste caso seremos nós que teremos de avançar para não sermos alcançados por um orangotango, porque caso sejamos apanhados, perdemos o jogo. Mais uma vez, a maneira de avançar será com estrelas que ganhamos nos diversos mini-jogos. Este modo é para ser jogado sozinho, e a IA irá preencher os outros três jogadores nos mini-jogos.

No Modo Aleatório não existe nenhum tabuleiro, e este pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores localmente, onde o objectivo é ganhar o maior número de estrelas entre diversos mini-jogos totalmente aleatórios que vão aparecendo. Quem conseguir o maior número de estrelas é obviamente o vencedor.

Por fim, o Jogo Personalizado, e este, tal como o anterior, pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores localmente. Como o nome indica, seremos nós que teremos de escolher os mini-jogos onde queremos participar, e estes vão de 1 a 10 mini-jogos. É aqui que têm hipótese de fazer aquela “batota” de escolher os jogos onde são melhores para conseguir deixar os vossos amigos de rastos, depois de uma vitoria inequívoca.

Os mini-jogos de Chimparty são diversos, todos eles jogados com os nossos pequenos chimpanzés. Cada jogador terá o seu próprio chimpanzé e tudo é jogado a partir do smartphone apenas com um botão. E isso é algo engraçado, porque todos os mini-jogos são apenas de um botão, sendo que por vezes serve para saltar e outras para mandar avançar. A pergunta que muitos devem estar a fazer é: “como podemos dar direcção ao chimpanzé, já que só existe um botão de salto?”. Pois bem, o nosso chimpanzé estará sempre a balançar-se da esquerda para a direita, logo terão de carregar no botão no momento correcto para este saltar na direcção do cesto.

Mas existem muitos mais jogos, alguns onde o objectivo é conseguir subir uma bandeira o maior número de vezes, e onde os chimpanzés se seguram no mastro e descem agarrados à corda para a bandeira subir. Já noutros, temos de apanhar um ananás e andar a fugir com ele de salto em salto, e quem ficar mais tempo com o ananás em sua posse ganhará o jogo. E já que falamos de chimpanzés, não poderiam faltar os jogos onde temos de apanhar bananas, em jogos onde vamos saltando diversas plataformas verticalmente e existem bananas espalhadas pelo chão, e no fim, quem tiver mais bananas ganha o jogo. E até um onde enviamos o nosso chimpanzé como se fosse uma bola de canhão, e este vai pelo ar apanhando bananas até bater uma zona plana, depois voltamos a enviá-lo pelo ar novamente, tudo isto até à meta. Mais uma vez, o que tiver mais bananas ganhará o jogo.

Chimparty | Monkeying Around | PlayLink

Alguns mini-jogos têm uma componente cooperativa (embora no final o que interessa é o individual). Temos o caso de um jogo de volleyball, onde temos de saltar para bater na bola e tentando com que esta caia no campo adversário para ganharmos o ponto. Outro exemplo deste tipo de jogos é o caso de um jogo de futebol de 2 para 2, onde o objectivo é marcar golos na baliza adversária empurrando a bola com a barriga. Nos casos onde temos de andar numa determinada direcção, existe uma circunferência com uma seta que está sempre a andar à volta do nosso personagem, quando a seta está virada para a direcção que queremos andar, teremos de carregar no botão no smartphone e o nosso chimpanzé irá mover-se nessa direcção. São diversos os jogos com esta componente cooperativa, e todos eles bastante engraçados e divertidos. Na verdade, são até provavelmente os mais divertidos, já que podemos mandar sempre uma piadinha ao jogador que está a jogar connosco.

Os mini-jogos que enunciei anteriormente são apenas alguns exemplos, pois existem muitos mais e todos com uma faceta diferente. São divertidos e conseguem trazer aquela vontade de superarmos os nossos adversários, principalmente se forem amigos ou familiares que estejam a jogar connosco. Contudo devo dizer que é um dos PlayLink mais complicados de se jogar, não é fácil nos primeiros jogos perceber e até dominar a sua jogabilidade. E devido a esse motivo, por vezes algo que deveria ser divertido, pode levar à frustração, e sinceramente não é isso que se quer neste tipo de jogos.

Graficamente o jogo está bastante interessante, com muita cor, transmitindo alegria e sempre com aquele aspecto bem animado. Os chimpanzés também estão muito engraçados, cada um com uma cor diferente, e as próprias feições e a maneira de se movimentarem, servem mesmo para nos fazer rir.

Chimparty é um jogo que consegue cumprir os objectivos, com diversos mini-jogos e todos eles diferentes. É pena a jogabilidade que deveria ser um pouco melhor, que só depois de repetir algumas vezes diversos jogos é que conseguimos dominar minimamente os seus comandos – o que é especialmente mau quando temos amigos em casa e estes não conhecem o jogo. Para aqueles que já são experientes no jogo, então vão divertir-se à grande e ter bons momentos no sofá e com os seus smartphones na mão! A sua principal motivação prende-se com a competitividade a um nível divertido e ao mesmo tempo onde a socialização é a palavra-chave.

3.5

Sim

  • Diversidade de jogos
  • Possibilidade de jogar apenas com o Smartphone
  • Possibilidade de jogar entre 1 a 4 jogadores

Não

  • Jogabilidade não é o seu ponte forte
  • Os novos jogadores facilmente ficam frustrados
Published
Views 242