Developer: Collecting Smiles
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 14 setembro de 2021

Embora os anos vão passando, a Nintendo Switch continua a surpreender-me. Desta vez, a surpresa chegou juntamente com a aplicação da Collecting Smiles e o seu acessório, uma caneta de precisão, a sonarpen. Este acessório, juntamente com o touch screen da Nintendo Switch, oferece aos utilizadores uma aplicação de desenho extremamente interessante, cheia de conteúdo e acima de tudo com uma precisão profissional.

Colors Live é a aplicação em questão, chamo-lhe aplicação pois a única função que podemos chamar de jogo é apenas um desafio diário, onde temos de fazer um desenho num determinado tempo. De resto, podem fazer as vossas criações à vontade, e nem precisam de fazer os desafios diários. Isso é facultativo.

É também preciso terem já em mente que esta não é uma aplicação que vos vai ensinar a desenhar ou a perceber as funcionalidades que uma aplicação de desenho normalmente traz. Nesse sentido, não ensinará a lógica por trás das layers, ou as várias pontas que podemos usar, ou mesmo a maneira de escolher cores, entre muitas outras coisas; essa não é a função desta aplicação, a aplicação é apenas uma ferramenta que podem usar em qualquer lugar, e por ser a Nintendo Switch – uma consola que oferece portabilidade – facilmente podem colocar a vossa imaginação à prova em qualquer lugar.

Para terem uma ideia do que estou a falar, esta aplicação oferece até 10 layers em simultâneo no mesmo desenho, sendo assim possível fazer criações e alterações aos desenhos sem estragar o que já temos feito. Oferece ainda a possibilidade de juntar layers, e no caso de estarmos no número máximo de layers, podem sempre juntar 2 layers, e assim conseguirem adicionar uma nova layer ao vosso desenho. Podem também aumentar e diminuir a intensidade das linhas e das cores de cada layer e até duplicá-las.

Os pincéis que podemos usar também são vários, uns mais finos, outros mais grossos, ou com mais, ou menos intensidade; com função de pincel ou apenas de marcador – tudo às medidas de cada utilizador. Para melhorar todas essas funções a própria sonarpen também permite usar mais ou menos intensidade conforme a pressão que façamos no ecrã. Por a sonarpen se ligar à saída de áudio da Nintendo Switch não necessita de pilhas ou bateria, já que é ali que será alimentada. Não me perguntem pormenores, mas a verdade é que funciona na perfeição.

Paga-nos o café hoje!

Também temos a função de selecção, onde podemos seleccionar apenas algumas partes do desenho, assim como girá-las, aumentar ou diminuir o seu tamanho e até movê-las de lugar. Além disso, temos também as funcionalidades de undo e redo sempre altamente úteis neste tipo de trabalhos. Obviamente que o zoom in e o zoom out também se encontram disponíveis, assim como tudo o que são ferramentas de apagar, ou até mesmo colocar uma grelha no ecrã para uma maior precisão.

Algo que a Collecting Smiles inseriu e muito bem em Colors Live foi o touch screen da Nintendo Switch não detectar as nossas mãos caso a Sonar Pen esteja ligada. Assim, impede que o nosso desenho fique estragado no caso de sem querer tocarmos nele com os dedos. Por outro lado, caso não tenham a sonarpen ligada, podem sempre fazer os vossos desenhos a partir dos vossos dedos, ficando apenas desactivada a opção de pressão para uma maior ou menor intensidade das linhas.

Uma das funcionalidades mais interessantes é que todo o progresso do nosso desenho se encontra gravado como se de um vídeo se tratasse, sendo possível, por exemplo, voltarem para trás, e mandarem recomeçar uma pintura de um determinado lugar. Por incrível que pareça, esta aplicação oferece funcionalidades que só conseguimos encontrar em softwares para PC próprios para design gráfico, e por preços bem mais altos do que aquilo que encontramos em Colors Live.

Devo confessar que embora adorasse saber desenhar e fazer criações incríveis, não tenho mesmo jeito para este tipo de arte. Seja como for, esta aplicação permitiu-me ver como alguns artistas consegue fazer desenhos magníficos, já que na funcionalidade Online Gallery é possível ver as criações que as pessoas partilharam, e quando digo criações não é ver o desenho só por si, mas ver todo o progresso da criação, desde a layer em branco até chegar ao final do desenho.

Além disso, neste local também é possível votar nos desenhos que mais gostamos, assim como deixar comentários. Podem fazer pesquisa pelo nome dos artistas (neste caso o nick que usam na aplicação), fazer pesquisa por tag, ou pesquisar pelo nome dos desenhos.

Por último, uma funcionalidade bastante interessante e útil, é a possibilidade de copiarmos os desenhos que encontramos nessa galeria online para a nossa aplicação e podermos alterar esses desenhos ao nosso gosto. Além disso, se forem mauzinhos nesta arte, podem sempre fazer como eu e copiar um desenho, ou andar para trás na sua progressão e a partir de aí tentar imitar os artistas na criação do mesmo. A verdade é que dá para aprender algumas técnicas interessantes que por vezes pensei que eram extremamente complicadas e até são bastante simples.

É incrível o que é possível fazer com Colors Live, e provavelmente ninguém acreditará sem ver pelos seus próprios olhos. Caso sejam designers gráficos ou tenham algum gosto pelo desenho, não pensem duas vezes para adquirir esta pérola. É uma aplicação fantástica, e a sonarpen oferece uma precisão magnífica. Eu que não sou designer fiquei completamente convencido.

Deixa um comentário