Developer: Petroglyph e Electronic Arts
Plataforma: PC
Data de Lançamento: 5 Junho de 2020
Poucos videojogos existem que sejam tão significantes para o género RTS como Command & Conquer. Se é um estilo que hoje está cada vez mais em extinção, nos anos 90 tiveram a sua verdadeira idade de ouro, com clássicos como o Age of Empires, Warcraft, Total Annihilation, Myth: The Fallen Lords, Dune, Homeworld e Starcraft.
Command & Conquer não só foi um dos franchises mais importantes dos videojogos dessa década, como também foi fundamental para impulsionar o estilo RTS. Definindo vários parâmetros para os jogos de estratégia, onde procurou sempre inovar através de mecânicas e funcionalidades.
Para termos noção da dimensão da saga, foram mais de vinte títulos criados a partir do nome Command & Conquer, no entanto, além do jogo que deu início à série, houve outro que marcou especialmente a época e começou outra trilogia de sucesso: o Command & Conquer: Red Alert.
Command & Conquer Remastered Collection traz precisamente os dois jogos mais emblemáticos de toda a franquia, ou seja, Command & Conquer: Tiberian Dawn e Command & Conquer: Red Alert. E a escolha faz todo o sentido, uma vez que exploram narrativas, períodos e contextos completamente diferentes.
Command & Conquer: Tiberian Dawn opõe as forças sombrias do NOD à última linha de defesa das Nações Unidas: a Global Defensive Initiave, ou GDI, como são popularmente conhecidos. A razão deste conflito é muito simples e tem como ponto de partida uma nova substância que chegou ao planeta através de um meteorito encontrado perto do rio italiano Tiber e que acabou mesmo por dar o nome a este valioso recurso: o Tiberium. A disputa será feroz e temos a possibilidade de jogar as campanhas tanto da perspectiva do GDI, como do NOD.
Já Command & Conquer: Red Alert parte de uma realidade alternativa, onde Albert Einstein, depois de construir uma máquina do tempo, viaja até 20 de dezembro de 1924 com o objectivo de encontrar e eliminar um jovem Adolf Hitler logo após este ser libertado da prisão de Landsberg. A missão revela-se um sucesso, porém, o resultado foi a criação de um problema ainda maior, porque o vazio criado por uma Alemanha nazi que nunca chegou a existir, foi preenchido por uma poderosa União Soviética, que cresceu anexando a China e alguns países do leste da Europa. Como resposta, é criada uma aliança entre os Estados Unidos e os restantes países da Europa, que tentarão contrariar o domínio de Estaline e do seu império comunista. Sendo igualmente possível jogar ambas as campanhas.
Além do conteúdo original, vão poder contar com todas as expansões, e no caso do Tiberian Dawn, até as missões das consolas (PlayStation e Nintendo 64) poderão ser jogadas pela primeira vez no PC. Foi criado um menu de selecção das missões especialmente para esse propósito, onde tudo está detalhado e de acesso simples, caso prefiram jogar missões isoladamente.
É um projecto com uma participação fundamental da comunidade, dado que grande parte do feedback foi levado em consideração em vários aspectos destes dois remasters; nomeadamente no multiplayer, que sofreu uma total transformação. Contudo, também vão verificar que várias coisas a nível dos menus estão melhores, e particularmente a barra lateral de construções, que está agora muito mais funcional.
Mas é graficamente que vão notar os maiores avanços. As texturas das unidades e dos objectos estão praticamente irreconhecíveis, com muito melhor definição, e é mesmo possível ver as diferenças carregando na tecla space, onde podemos alternar entre os gráficos antigos e os actuais. Algumas animações também foram melhoradas e fica bem evidente em diversos efeitos visuais, tal como podemos ver pelas explosões.
Também foi dedicada bastante atenção à parte sonora, que foi completamente actualizada na qualidade das faixas e dos efeitos sonoros; e houve até espaço para que uma banda composta por fãs do jogo, os Tiberian Sons, pudessem incluir algumas das suas músicas, de maneira a celebrarem a paixão que têm pela franquia.
Command & Conquer Remastered Collection é o reviver de dois jogos que têm um lugar muito especial na história dos videojogos. Olhando para como os RTS’s são tão raros hoje em dia, fez todo o sentido desenterrarem estes clássicos e dar-lhes nova vida. Uma excelente e divertida dose de nostalgia.