Developer: T4 Interactive
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 4 de Outubro de 2019

Jogos de simulação e estratégia são muitas vezes aqueles que nos proporcionam aquela sensação de superação. Digo isto porque muitas são as vezes em que temos primeiro de perceber as mecânicas e as estratégias para conseguir atingir os objectivos propostos. Além disso, quando esses jogos são bons, a verdade é que a vontade de evoluir e melhorar, também nos motiva a continuar, e isso verifica-se facilmente no enorme sucesso, por exemplo, nos jogos em que temos de construir civilizações ou cidades.

Community Inc é um jogo que tenta oferecer ao jogador algumas dessas sensações. Desenvolvido pela T4 Interactive, um estúdio brasileiro que começou a dar os seus primeiros passos em 2016, com uma primeira versão deste jogo para PC (via Steam) e agora chegando à Nintendo Switch por via da TinyBuild Games.

É um jogo onde temos de gerir uma comunidade de trabalhadores, mas ao mesmo tempo, a partir da diplomacia, ter comércio e contratos com outras tribos ou raças. Para além disso, algumas guerras e combates, por força dessa diplomacia politica, não vão estar sempre do agrado de todos. Como é fácil perceber, não é um jogo simples, longe disso, é um jogo que diria que é para uma minoria de jogadores, já que é daqueles jogos que, ou se gosta muito, ou se odeia.

A melhor maneira de começar este jogo é com o seu tutorial, e acreditem que têm mesmo de o fazer. São muitos botões, muitas opções, muita confusão. A partir do tutorial vão conseguir perceber a mecânica de criar trabalhadores (ou Ling), atribuir-lhes profissões, fazer construções, entre outras coisas. Infelizmente achei o tutorial bastante curto para tudo o que o jogo permite fazer. Faltam algumas explicações, que apenas com a vossa exploração e também com a persistência vocês vão conseguir perceber.

Depois de todas as mecânicas e ideias assimiladas é que será possível começar a usufruir do jogo, e digo isto porque se vos acontecer como aconteceu comigo, nos dois primeiros jogos que fiz, falhei diversos contratos devido ao tempo que perdi a tentar perceber como fazer e apanhar certas coisas e o que cada profissão fazia exactamente. No entanto, com as estatísticas de cada trabalhador vocês vão perceber qual será a sua melhor profissão, onde trabalhará mais rápido e como fará melhor o seu trabalho.

Como qualquer jogo de estratégia existem objectivos, coisas simples como criar um determinado número de edifícios, completar um determinado número de tarefas, ou mesmo derrotar algumas criaturas. Além disso, vão ter também os contratos que já vos falei que se os completarem recebem recompensas, desde dinheiro, objectos, ou mesmo itens.

Saltando agora para os trabalhadores, além das suas estatísticas como já referi, também terão a sua barra de vida, de felicidade, frio ou calor, humor e estudo. Ter sempre os Lings minimamente felizes, bem-humorados e com o mínimo de condições, é essencial para ter sucesso neste jogo, isto porque caso contrário eles começam a revoltar-se, a roubar, a matarem-se, a criar conflitos e até a fugirem da comunidade. É importante além dos trabalhos pesados ter trabalhadores que criem roupas, tratem da comida, casas para os trabalhadores viverem, tudo aquilo que é necessário para ter o mínimo de condições.

Lembram-se quando eu falei em diplomacia? É aqui que entram as restantes “comunidades” do jogo. Não que seja possível ver as suas cidades – nada disso – mas existem 8 comunidades diferentes que estarão representadas como animais. Infelizmente têm conflitos entre elas, logo, quando vocês ajudam uma delas, ou fazem um contrato de mercadoria com alguma, a sua rival não gostará e ficará zangada convosco. É preciso gerir muito bem esses egos e ter cuidado. Até porque se isso não acontecer, levará a zangas e a lutas entre a nossa comunidade e outras.

Graficamente o jogo está engraçado; não é uma obra de arte, mas oferece-nos uma perspectiva 3D que sem impressionar consegue ser bastante competente. O jogo tem dia e noite, e durante a noite, por vezes, fica complicado ver se não tivermos itens que iluminem o locais onde os Lings estão. Existem diversos itens para construir além de edifícios, como cadeiras, mesas, caminhos entre muitas outras coisas. Acreditem que tudo está bastante engraçado.

Community Inc consegue ter uma componente bastante engraçada de diplomacia, estratégia, construção e até de guerra que poucos jogos conseguem oferecer. Não é um jogo fácil, muitas opções, por vezes bastante complicado de perceber como tudo funciona, e quase se pode dizer que são opções a mais principalmente para a Nintendo Switch, já que num PC com o rato tudo é mais simples de se fazer. Seja como for, é um indie diferente e que agradará aos fãs deste género de jogo.