Developer: Pugstorms
Plataforma: Nintendo Switch, PS4, Xbox One e PC
Data de Lançamento: 17 de outubro de 2024
Core Keeper é um jogo que prima pela diferença a partir do primeiro momento em que abrimos o jogo. Este é um jogo em que muitas vezes te vais questionar “porquê?” , “como?” e talvez até usar expressões como “que raios…” e isto da melhor maneira possível. Este é um jogo baseado em jogos de sobrevivência, com pequenas nuances de farming games como o stardew valley e de algo no género de minecraft, uma mistura no mínimo interessante.
O jogo começa muito violentamente com a nossa personagem a aparecer no meio de uma cava sem qualquer tipo de iluminação e, sem nenhuma explicação, nenhum aviso nem nenhuma introdução ao que está a acontecer, cabe-nos a nós começar a explorar o mundo. Logo nos apercebemos que esta cave está repleta de construções e tecnologias antigas que rapidamente começamos a adquirir e desenvolver. Em adição a isto, apercebemo-nos também que estamos perante uma Core muito antiga que precisa de ser recarregada e para tal precisamos de encontrar uma fonte de energia que nos permita fazê-lo.
O que ao inicio parece um lugar escuro e pequeno rapidamente se transforma num mundo infinito a ser explorado, e para tal pegamos nas nossas ferramentas (recentemente construídas graças a estas tecnologias antigas) e começamos a cavar terra à procura de mais materiais, a destruir paredes para avançarmos mais no mapa e a construir novas ferramentas e armas para nos podermos defender e consequentemente melhorá-las.
Cada novo canto que encontramos está repleto de algo excitante e várias zonas vão ser completamente diferentes umas das outras. Temos vários biomas para explorar e usufruir. Dependendo da direção que tomamos na nossa exploração tanto podemos ir a uma zona desértica ou quem sabe a um imenso oceano cheio de mistérios.
Como em qualquer jogo de survival, encontrar recursos para evoluir as ferramentas é, como já foi mencionado, uma parte fundamental do jogo. numa fase inicial encontramos materiais mais fracos, mas à medida que escavamos mais fundo ou que exploramos mais longe novos materiais são encontrados e novas tecnologias são desbloqueadas. E para que consigamos usufruir dessas mesmas melhorias teremos que desenvolver linhas de produção de materiais com recurso a máquinas específicas. Temos que decidir em que máquinas apostar e em que recursos vamos apostar para a progressão do jogo.
Como navegamos pelo mapa de maneira livre é possível que encontremos ao acaso uma área em que os recursos sejam mais difíceis de conseguir ou que ainda não tenhamos as tecnologias necessárias para o fazer. Caso isto aconteça o jogo dá-nos a possibilidade de marcarmos a zona no mapa para mais tarde podermos lá voltar e explorar devidamente.
Como em todo o bom jogo de survival temos, também, um pequeno foco no combate, apesar de sentir que este não é a essência do jogo. Em Core Keeper defendemo-nos dos inimigos com um ataque do tipo hack and slash em que basicamente arremessamos algo contra o inimigo para o derrotar e, também para o combate, a exploração de novos materiais vai permitir o desenvolvimento de armas cada vez mais eficazes para derrotar os inimigos que também poderão ser mais difíceis consoante as zonas.
Para quando nos aventuramos para longe da nossa Core temos a opção de cozinhar refeições para levar connosco. Esta é uma parte do jogo muito simples em que adicionamos dois ingredientes e certamente acabaremos com um bom prato de comida na mão. Ao cozinhar os dois ingredientes as suas qualidades vão ser combinadas nesse prato e terão efeitos adicionais quando ingeridos.
Para progredir em Core Keeper teremos de derrotar determinados Bosses e, estes, ou se encontram a deambular pelo mapa ou, podem ser chamados através da construção de determinados objetos para o efeito. Estes poderão ser muito mais fortes do que os inimigos comuns que encontramos pelo mapa, aumentando a dificuldade do jogo e o próprio desafio em si. Ao derrotar estes bosses somos presenteados com itens que nos permitem avançar no jogo.
Os gráficos pixelados de Core Keeper poderiam ser um grande ponto fraco do jogo, no entanto esse não é o caso. Core Keeper tem gráficos lindíssimos e apresenta um mapa e um mundo que, apesar de começarem pequenos, se podem expandir para cenários fascinantes. Um mundo que começa na escuridão e acaba com um mundo cheio e radiante.
Um ponto que gostava de salientar é que, apesar de não haver um tutorial inicial ou um começo de mundo mais óbvio, a verdade é que não senti a falta dessas ferramentas. É muito fácil começar a explorar o submundo de Core Keeper e todas as ferramentas e mecânicas vão surgindo de forma muito fluida, o que me surpreendeu bastante (após o pequeno pânico inicial e os cinco minutos de carregar botões ao calhas para perceber o que estava a fazer).
Este é um jogo muito envolvente e que garanto que vai tirar muitas horas do dia a muitos jogadores.