Developer: Success
Plataforma: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC
Data de Lançamento: 20 de maio de 2022

Depois de termos visto serem relançados diversos jogos da franquia Cotton para a Nintendo Switch e para a PlayStation 4, finalmente foi lançado um novo titulo, Cotton Fantasy. Chega 30 anos depois, com uma jogabilidade aprimorada, um grafismo de alta definição, e melhor que tudo, com o mesmo espirito e conceitos que fizeram desta franquia algo inesquecível.

Para quem não está familiarizado com o género, podemos dizer que é um Shoot’em Up, ou, simplesmente como é bem conhecido em Portugal pelos jogadores mais comuns – um jogo de naves e tiros. É bom lembrar que na época de 80/90, este tipo de jogos era dos que tinham mais sucesso entre os jogadores.

O jogo apresenta o Story Mode e um Training Mode, e em cada um deles podemos escolher o nível de dificuldade que queremos. E aviso já que este não é um jogo fácil, até porque a dificuldade começa no Normal, depois Hard, e por fim Extra. Esta última acho que vale a pena lá irem só para se rirem um pouco com a insanidade que apresenta.

Para quem conhece a franquia, sabe bem que a história apresentada no Story Mode é sempre pouco importante, isto é, é sempre pouco relevante para o jogo, até porque muitas vezes não tem a ver com salvar o mundo de Cotton ou algo do género, mas muitas vezes é porque os famosos doces Willows desapareceram ou foram roubados. Em Cotton Fantasy voltamos ao mesmo, já que alguns Willows desaparecem, e a rainha das fadas preocupada com a situação fala com Silk – a pequena fada que acompanha Cotton –, e esta pede ajuda a Cotton para ajudar a encontrar os Willows desaparecidos. É aqui que começamos a acção com a nossa bruxa montada na sua vassoura. Sim, se queriam uma nave, tirem o cavalinho da chuva, é mesmo uma vassoura!

Publicidade - Continue a ler a seguir

Paga-nos o café hoje!

É nessa altura que começam os níveis, e este ponto está bastante interessante, já que existem muitos mais níveis do que aqueles que temos de fazer para completar o jogo pela primeira vez, ou seja, depois de completarem o nível inicial, aparecerá um mapa com 8 novos níveis, podendo o jogador escolher qualquer um deles para completar, e terão de completá-los para finalmente terem acesso ao “último” nível. Até aqui tudo normal, a parte interessante é que ao concluírem o ultimo nível, irão aparecer novos níveis que podem completar, sendo alguns deles níveis bem conhecidos da franquia, e claro, uma agradável surpresa para o jogador. Dira que é um sistema que funciona muito bem, e que leva o jogador a completar o jogo várias vezes de maneira a conhecer todos os níveis disponíveis.

Para essa repetição também ajuda ser possível jogar com outras personagens, já que existem 6 no total, são elas: Cotton, Luffee, Fine, Ria, Kawase e Appli. Cada uma tem tipos de disparo diferentes, assim como o seu especial também varia.

Quanto ao Training Mode está bloqueado em grande parte, exceptuando aqueles níveis que já tiveram a oportunidade de testar no Story Mode. Eu sei que a ideia é estranha, até porque sendo um modo de treino, seria normal conseguirmos testar as coisas antes. Mas é o que é.

Como já referi, a jogabilidade está muito bem conseguida, e consegue transportar-nos para a época de ouro de Cotton, mas com uma jogabilidade mais refinada, tornando também tudo mais atraente para os olhos. Qualquer uma das personagens tem uma jogabilidade excelente, sendo o movimento bastante rápido, e os disparos também, apresentado uma boa diferença de inimigos que nos aparecem no ecrã. Além disso, os Bosses são divertidos, cada um com as suas mecânicas, em que é necessário perceber as suas movimentações e até a maneira de atacarem, para estarmos preparados para cada um dos seus ataques e movimentos.

Graficamente tudo está bem detalhado, com excelentes texturas, com muita cor e acção, chamando facilmente a atenção dos jogadores. E mais uma vez, nunca fugindo ao habitual da franquia, a diferença é que tudo está graficamente melhorado. Algo que não posso deixar de referir são as cutscenes, que estão incríveis, embora deva ressalvar que tudo está visto do ponto de vista de Cotton, e isso é informado logo no inicio do jogo, mesmo que estejam a jogar com outros personagens.

Quanto à banda sonora, não foge em nada das músicas da franquia, até porque grande parte delas são as mesmas musicas, mas melhoradas, isto é, foram remasterizadas.

Cotton Fantasy é um jogo divertido, com uma dificuldade acima da média, mas que fará as delícias dos fãs de Shoot’em Up. É caso para dizer, bem-vinda de volta Cotton

REVER GERAL
Geral
Artigo anteriorConheçam as edições especiais de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge
Próximo artigoTour de France 2022 já está disponível
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.
analise-cotton-fantasy<h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #339966;">SIM</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Jogabilidade simples e intuitiva</li> <li style="text-align: justify;">Boa quantidade de níveis </li> <li style="text-align: justify;">Vários personagens jogáveis</li> <li style="text-align: justify;">Graficamente apelativo</li> </ul> <h4 style="text-align: justify;"><strong><span style="color: #ff0000;">NÃO</span></strong></h4> <ul> <li style="text-align: justify;">Cutscenes serem todas focadas em Cotton</li> <li style="text-align: justify;">Por vezes extremamente caótico</li> </ul>