Developer: Ultimate Games
Plataforma: Nintendo Switch, Xbox One
Data de Lançamento: 3 Julho de 2020
São cada vez mais comuns os jogos que procuram simular o enquadramento de determinadas profissões. Seja pela complexidade do próprio trabalho, ou pela severidade das tarefas, a verdade é que, para muitos de nós, o mais perto que estaremos de viver a experiência dessas profissões será apenas por meio de simuladores como Farming Simulator, e agora Demolish & Build.
Apesar de Demolish & Build não chegar com o sufixo “Simulator”, é um jogo que pertence essencialmente a esse género. Um título que foi lançado em 2018 pelo estúdio Noble Muffins no PC e teve depois um port para a Nintendo Switch, e agora outro para a Xbox One, ambos da autoria do estúdio Ultimate Games, que é também conhecido por outros simuladores (no mínimo bizarros).
O nome não podia ser mais claro relativamente ao que oferece. É um simulador que transporta o jogador para uma carreira no ramo da construção e das demolições, tentando ser uma fiel representação dos desafios e das dificuldades que especialistas encontram neste negócio.

Devo começar por dizer que não será pelo seu visual que Demolish & Build irá atrair jogadores. É um jogo algo modesto nesse departamento, mesmo para um jogo indie de baixo orçamento. Onde o jogo do estúdio Ultimate Games nos tenta convencer é na jogabilidade em si, ou seja, através dos contratos, no manejamento das ferramentas, ou na condução de maquinaria pesada.
Na verdade, ao contrário da grande maioria dos jogos de construção, há um foco muito maior na demolição das estruturas e dos edifícios, do que na construção em si. É bom ter essa alternativa, porque muitas vezes, é tão prazeroso destruir, como construir.
O primeiro contrato apresenta-nos a demolição de um casino e funciona como tutorial e introdução à profissão. As indicações são dadas por um capataz que aparentemente não tem grande simpatia pela nossa inexperiência, mas são simples o suficiente para irmos aprendendo as mecânicas do jogo.
A perspectiva é na primeira pessoa, excluindo quando conduzimos veículos, o que nesse caso nos coloca na terceira pessoa. A transição de uma perspectiva para a outra provoca alguma atrapalhação visual, já que é tudo menos ligeira, porém, nada que nos incomode verdadeiramente. Mesmo o uso de ferramentas para partir parede, nomeadamente o martelo, funciona muitíssimo bem, e chega até a oferecer uma estranha e inesperada satisfação.
A progressão é básica, mas no bom sentido, uma vez que nos mantém entretidos entre os objectivos e tarefas que nos vão sendo atribuídos, principalmente quando começamos o nosso próprio negócio. Como é de esperar, começaremos por baixo e todos os contratos são bem-vindos para podermos, aos poucos, aumentar o nosso orçamento e posteriormente na parte mais divertida do jogo, como os explosivos, ou a maquinaria pesada, como Buldozzers.
Se esquecermos alguns bugs relacionados com a física do jogo, toda a maquinaria pesada é facilmente manobrável e deveras agradável de conduzir. É um dos pontos altos do jogo e há de tudo um pouco, desde gruas, retroescavadoras, cilindros, betoneiras, e claro, o mais desejado de todos, o guindaste equipado com uma bola de demolição.

Cada um dos veículos será mais adequado para determinadas tarefas, mas rapidamente percebemos que serão a nossa prioridade, porque tudo fica mais facilitado a partir do momento em que adquirimos e desbloqueamos as primeiras máquinas, já que também os trabalhos irão pagar mais.
Os efeitos sonoros que acompanham as demolições podiam ter usufruído de outra atenção, mas são razoáveis, pelo menos. E voltando ao aspecto gráfico, é aqui que Demolish & Build mais peca. Além de um mundo bastante vazio e solitário, se todos os outros problemas são de uma maneira ou outra toleráveis, é difícil compreender como em 2020 temos um jogo com uma qualidade baixa visual tão baixa a chegar à Xbox One.
No entanto, se esquecermos a parte gráfica, é possível desfrutarmos de um jogo que tem uma proposta praticamente única. A oportunidade de manobrarmos algumas das máquinas que podemos encontrar neste jogo proporciona momentos realmente divertidos e que só é possível experienciar em Demolish & Build.



