Developer: Ultimate Games
Plataforma: Nintendo Switch, Xbox One
Data de Lançamento: 21 de janeiro de 2023
Os simuladores continuam a ter um lugar firme no mercado de videojogos, como evidenciado pela quantidade de jogos desse género que são lançados anualmente, embora muitos sejam apenas revisões de versões anteriores lançadas para impulsionar as vendas. Esses jogos são bem-sucedidos porque oferecem aos jogadores a oportunidade de experimentar coisas que normalmente não teriam a oportunidade, ou que não teriam coragem de tentar na vida real.
É aqui que entra Demolish & Build Classic, um jogo que simula trabalhos pesados que nem todos teriam disposição para realizar na vida real. Mas sentado numa cadeira ou sofá, com as mãos num comando, a história já é diferente. Além disso, mesmo que o jogo não possa replicar totalmente a experiência vivida na realidade, ele mostra e ensina sempre algo que muitas vezes não sabíamos sobre como realizar um trabalho específico, ou quais as ferramentas, ou máquinas necessárias.
No início do jogo, começamos como um humilde trabalhador e realizamos diversas tarefas para progredir até termos a oportunidade de abrir a nossa própria empresa. À medida que avançamos no jogo, adquirimos ferramentas cada vez mais sofisticadas e poderosas, desde simples marretas e martelos, ou até grandes máquinas como escavadoras, entre outros equipamentos.
Como acontece com a maioria dos jogos de simulação da Ultimate Games, mais uma vez a nossa vista é na primeira pessoa, oferecendo um melhor olhar sobre todas as ferramentas, as máquinas, e até o que está à nossa volta. Já quando usamos uma máquina, guiamos um carro, ou outro tipo de veículo, a prespectiva passa para a terceira pessoa. E bem!
O jogo oferece um mundo aberto para explorar, com vários locais para visitar e uma grande parte da exploração é feita dentro da nossa carrinha. Embora o mundo não seja vasto, o jogo oferece tanto a oportunidade de demolir quanto de construir, sendo que a parte da demolição costuma ser a mais prazerosa, apesar de às vezes ser mesquinha.
Tanto na construção quanto na demolição, podemos realizar as tarefas manualmente ou delegá-las a um trabalhador. As tarefas estão espalhadas pelo mundo do jogo e podemos identificar onde a nossa mão de obra é necessária. Além disso, podemos adquirir terrenos, nos quais vamos precisar de demolir árvores ou prédios antigos para construir novos e ganhar mais dinheiro.
Como não se trata de um simulador de negócios como os tycoons, é vantajoso investir o dinheiro em novas máquinas que facilitarão trabalhos futuros. O jogo gira em torno de demolir, construir, ganhar dinheiro, melhorar a empresa com novos equipamentos e repetir o processo novamente.
Embora pareça interessante em teoria, o jogo perde muito ao apresentar gráficos datados e de baixa qualidade. Fiquei desiludido com a falta de atenção aos detalhes gráficos, especialmente considerando que até jogos mais antigos da Nintendo 3DS apresentam melhores texturas. As estradas são extremamente serrilhadas e a impressão é de que o jogo não foi otimizado para a plataforma. Embora não possa ser descartada a possibilidade de que a qualidade dos gráficos possa melhorar com um hardware mais poderoso – mas não parece ser esse o caso.
Por outro lado, a parte sonora do jogo é aceitável, apresentando música ambiente e efeitos sonoros satisfatórios que ajudam a tornar a experiência mais imersiva, tanto na parte de demolição como na de construção.
Infelizmente, o pior aspecto do jogo é o seu desempenho. Por vezes, o jogo fica completamente bloqueado e os frames por segundo caem para menos de 10 FPS, tornando a experiência muito desagradável. Talvez se o jogo fosse melhorado com gráficos mais atuais, poderia ser mais divertido, mas, como está, é uma experiência decepcionante.
Demolish & Build Classic poderia ter sido um jogo aceitável, mas o mau grafismo e a péssima otimização tornam a experiência extremamente desagradável. Pode ser que, com alguma atualização, o jogo melhore, mas, infelizmente, por enquanto, é um jogo a evitar.
Atualização Xbox One
Autor: Élio Salsinha
Tal como já foi dito, o propósito do jogo mantém-se idêntico. Demolir, construir, ganhar dinheiro e melhorar a nossa empresa. À medida que vamos ganhando mais dinheiro, vamos ficando mais apetrechados de equipamentos e máquinas mais robustas e mais eficazes, quer para a destruição, quer depois para a própria construção. A vista em primeira pessoa mantém-se, ou não fosse essa a imagem de marca dos jogos da Ultimate Games e assim que passamos para os veículos, vemos em terceira pessoa.
No geral, a ideia é boa, tal como já era na edição da Nintendo Switch, mas o desejo de poder ver um jogo com um melhor desempenho e gráficos melhorados noutra plataforma mais potente era real. Porém, isso não aconteceu. Demolish & Build Classic corre na Xbox One (eu joguei através de uma Xbox Series S) como um jogo de geração muito anterior, quase a lembrar tempos da primeira Xbox ou PS2. Arrisco dizer que já vi melhores desempenhos de jogos saídos nessa altura.
É por isso que por muito boa vontade e ideia que o jogo apresente, acaba por deitar tudo por água abaixo. O que no papel é interessante e uma boa forma de retirar o stress diário, pode funcionar como oposto e irritar ainda mais. Oxalá possa ainda ter melhorias, nem que seja num segundo jogo de Demolish & Build Classic. Até lá, é melhor esperar.