Developer: Terror Dog Studio
Plataforma: Nintendo Switch
Data de Lançamento: 06 de março de 2024
Diamond Hands e Hellstuck são dois jogos desenhados pelo mesmo developer e que têm os dois as mesmas premissas, apesar de apresentarem temáticas diferentes. Ambos são jogos que nos levam de volta a tempos mais simples do universo gaming onde não havia muitos jogos extremamente complexos e onde se preferia jogos que nos pudessem dar um bom desafio, que nos prendessem por horas e horas a fio e que nos deixassem sempre com a vontade de jogar regressar ao jogo “só mais uma vez”.
Tanto Diamond Hands como Hellstuck apresentam um design muito retro e charmoso que fica sempre bem no género de plataforma, que é exatamente o que eles são. Nestes jogos, os jogadores apenas têm de saltar estrategicamente de plataforma em plataforma para conseguirem subir no mapa.
Em Diamond Hands: To The Moon: o objetivo do jogo é, como o próprio nome indica, conseguirmos chegar à lua com a nossa personagem, tendo como ponto de partida a cidade onde aparentemente habitamos. Hellstuck: Rage With Your Friends: por sua vez, vê a nossa personagem a tentar fugir ao inferno onde está preso, tendo que passar pelos 9 círculos do inferno até atingir a superfície terrestre. Talvez possamos dizer que os dois jogos juntos apresentam uma jornada épica.
As dinâmicas dos jogos são bastante óbvias e diretas. Neles a nossa personagem é controlada de maneira muito simples que não deixa muita margem para erro. Basicamente podemos usar as setas para movimentar de um lado para o outro e fora isso temos apenas um botão para saltar.
Apesar de tudo, estes jogos apresentam um grande elemento estratégico, sendo que o sucesso ou insucesso destes depende da forma e direção dos saltos que damos. Assim sendo, podemos fazer saltos baixos ou altos e curtos ou longos. E caso os saltos não sejam bem executados ou não tenham o efeito que queremos, corremos o risco de cair e de regredir bastante nos jogos.
Assim sendo e, apesar de, não parecer à primeira vista, tanto Diamond Hands como Hellstuck são jogos que apresentam um nível de dificuldade elevado. Ambos apresentam uma grande desvantagem que é o facto de não podermos ajustar a dificuldade deles, o que, para pessoas que gostam de sentar e relaxar com um jogo, este pode não ser o cenário ideal. No entanto, esta dificuldade não é má de todo, ambos viciam por completo o jogador e há uma motivação constante para nos erguemos quando caímos e de tentar estratégias de salto diferentes. Aliás, posso dizer que estou há dias de volta da mesma secção num dos jogos e, no entanto, todos os dias tenho voltado a entrar no jogo para tentar subir mais uma vez.
Estes jogos apresentam, para além do modo single player, um modo multiplayer completamente caótico. Apesar de, não ter tido oportunidade de experienciar este modo, o que eu vi de outras pessoas a jogar é que, efetivamente, aumenta o desafio e introduz uma festa garantida para quem está a participar, porque se sozinho já é difícil subir, imaginem então com 2, 3, ou até 10 pessoas a aparecerem no ecrã.
Terror Dog Studios soube criar dois jogos iguais que requerem muita atenção, precisão e, acima de tudo, pensamento estratégico para conseguir perceber os melhores pontos de movimento e a melhor maneira de evitar os obstáculos.
Estes não são jogos que vão agradar a toda a gente, no entanto, pessoas que gostam de bons desafios têm aqui horas e horas de diversão garantidas, independentemente de preferirem sonhar com a lua ou, por outro lado, serem mais aliciados a descobrirem o underworld enquanto tentam escapar ao Inferno.